segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Navegando no extraordinário luxo da Fórmula 1



FELIPE MACIEL


Poucos esportes no mundo são tão associados à riqueza e ao glamour como a Fórmula 1. O ponto alto de sua expressão luxuosa tem endereço bem definido: o Principado de Mônaco.

Com um pouco dinheiro e criatividade, não haverá limites para esbanjar tamanha pompa. Este capricho de arquitetura flutuante é, nada mais, nada menos, que um distinto iate temático que levará gente mais rica que você a passeios inesquecíveis assim que sair do papel.

O "The Streets of Monaco" ergue as charmosas construções de Monte Carlo e proporciona tanto piscina quanto praia artificial, incluindo a pista de kart inspirada nas tradicionais ruas do Grande Prêmio.



São 155 metros de comprimento de inestimável mordomia para o lazer dos milionários. Num período de instabilidade econômica e de uma quase crise de identidade da categoria que pende ao conceito sustentável e menos ostensivo, uma imagem como essa sugere o suspiro da pompa em meio à pressão por redução de gastos simultânea à necessidade de fortes investimentos motivados por um regulamento que não para de se alterar.

O que esperar do futuro da Fórmula 1? A categoria está prestes a recuperar sua clássica função laboratorial, e a recém-terminada era das montadoras pode ganhar uma rápida retomada. A nova década se inicia com uma outra mentalidade, inspirada pelos caminhos de preservação ambiental que inaugura novos desafios tecnológicos aos mestres da indústria automobilística.

Consideráveis novidades são previstas nos anos que se seguem; mas o que não pode mudar são os laços da F-1 com sua essência exibicionista e opulenta que animam o ego dos homens que fazem o esporte e enchem os olhos daqueles que têm o privilégio de assistir.

4 comentários:

marcos disse...

essa replica de Monaco flutuante é o ápice do luxo e da ostentação, pqp! Foi ideia do Bernie? Se bem que ele gosta de ganhar dinheiro, não de gastá-lo!

Tweets that mention Navegando no extraordinário luxo da Fórmula 1 « Blog F-1 -- Topsy.com disse...

[...] This post was mentioned on Twitter by Fórmula 1 Brasil. Fórmula 1 Brasil said: Curiosidade: Navegando no extraordinário luxo da Fórmula 1 http://migre.me/3xUHB #f1 [...]

Ron Groo disse...

Só falta, depois de ver isto, o Tilke querer fazer uma pista em cima de um porta aviões.

Marcelonso disse...

Caraca, é a força de grana que não acaba!


abs