segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Lotus, Renault e Sauber lançam seus carros



FÁBIO ANDRADE


O fim do mês janeiro tradicionalmente é marcado pelos lançamentos dos carros dos times da Fórmula-1. Para não fugir à regra, só hoje três equipes revelaram os carros que disputarão o mundial de 2011 na categoria: o Team Lotus, a Lotus Renault (é mole?) e a Sauber.



Team Lotus

O Team Lotus, o time que disputou a temporada passada sendo chamado apenas de Lotus, revelou seu T128 via web. Foram poucas e tímidas imagens em formato 3D. O real T128, o carro com a frente mais baixa entre os já lançados, poderá ser visto na terça-feira, quando o time participa dos testes em Valência.






Foi confirmada também a presença do piloto brasileiro Luiz Razia no Team Lotus. O baiano, de 22 anos, já foi campeão da F-3 Sulamericana e será o terceiro piloto da equipe malaia. Ao mesmo tempo, Razia continuará participando da GP2 Ásia, campeonato que terá a primeira etapa disputada nos próximos dias 11 e 12 em Abu Dhabi.



Lotus Renault

O insólito lançamento de dois carros diferentes de equipes com o mesmo nome no mesmo dia aconteceu hoje. Enquanto o Team Lotus apresentou seu monoposto pra 2011 pela internet, a Lotus Renault, que disputou o campeonato passado chamando-se apenas de Renault, desvendou as linhas do R31 em Valência. Além de lançar o carro, a Renault anunciou ainda a pequena multidão de pilotos-reserva que estarão ligados ao time em 2011.






O tcheco Jan Charouz, o chinês Ho-Ping Tung e o malaio Fairuz Fauzy serão pilotos-reserva da equipe. Já Bruno Senna e Romain Grosjean serão os chamados terceiros pilotos, os substitutos imediatos dos titulares Robert Kubica e Vitaly Petrov. Toda essa variedade de pilotos estará presente dentro de uma única equipe numa categoria que praticamente aboliu os testes durante a temporada.






A equipe havia anunciado a pretensa intenção se homenagear a clássica pintura preta e dourada da época da Lotus John Player Special. Se a intenção era realmente essa, faltou delicadeza na hora de planejar o layout do carro.



Sauber

Já a Sauber, que não está envolvida em nenhuma confusão a respeito de sua nomenclatura, também exibiu hoje o novo carro. O C30, como é tradicional na equipe suíça, será empurrado por motores - e agora também pelo KERS - da Ferrari.










A Sauber também apostou no bico alto, tendência desse início de pré-temporada. Mas o que mais capturou a atenção no novo carro de Kamui Kobayashi e Sérgio Perez foi a multiplicação dos patrocínios na equipe. Enquanto o C29, carro do time na temporada passada, correu quase “pelado” o C30 já surge com mais marcas estampadas em sua carenagem logo na apresentação. Segundo Peter Sauber, a equipe já entra em 2011 com as finanças estabilizadas.

3 comentários:

Ron Groo disse...

Por partes e apenas como apartes pessoais.
A Lotus preta não me agradou, talvez a má impressão suma nas pistas, mas a princípio não gostei.

A Lotus verde é muito bonita, é classuda remetendo ao passado sem ser apelativa.

Já a Sauber é simples, mas fico feliz que ao menos tenha patrocínios nela.

Ester disse...

É realmente muito engraçado como a Lotus Renault tem um pelotão de pilotos reserva numa época em que os testes na F1 estão quase que extinto, rs!!! Mas vamos ver no que vai dar, espero que o Bruno tenha preferência em relação ao Romain para testar na equipe. Estou aqui na torcida!
Quanto ao carro da Sauber, é excelente saber que está com mais patrocínios. Espero que esse avanço também se traduza nas pistas. É maravilhoso ver o fortalecimento de garagistas na F1, pena que a Willian, por enquanto, não mostrou a mesma sorte!
Deus abençoe a todos!!!

Marcelonso disse...

A Lotus Renault passou da conta, o carro ficou muito poluido, sem contar aquele vermelhão da Total!

Já o Team Lotus, concordo com o Groo. Ficou bacana a pintura, e o modelo tem belas linhas.

A Sauber apesar de muito branco, achei simpática!

abs