terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Mudanças e dificuldades da Hispania



ANDERSON NASCIMENTO



A Hispania ganhou novamente as manchetes dos noticiários da Fórmula 1, nestes últimos dias. Dessa vez o que atraiu a atenção da imprensa foram a contratação do indiano Narain Karthikeyan e os velhos problemas financeiros que a equipe vem enfrentando, oriundos desde sua existência.

No entanto, apesar de todas as dificuldades e de uma pré-temporada que promete não ter muito resultado para os espanhóis, visto que utilizarão o carro que correu em 2010, a Hispania deverá participar da temporada 2011, só não se sabe se será por completo ou não.

José Ramón Carabante, dono da equipe espanhola, afirmou nos últimos dias que negocia parte das ações do Grupo Hispania, grupo imobiliário que dá o nome à sua escuderia. Talvez essa fosse a salvação para o time. O Grupo Hispania sofreu um forte prejuízo devido à crise financeira mundial. Com isso, Carabante ficou com um prejuízo de R$ 105 milhões perante seu antigo sócio.



Já a segunda vaga como piloto da escuderia ainda não está decidida, mas existe uma grande probabilidade de que Sakon Yamamoto ou Christian Klien assumam um dos cockpits, o que seria uma ótima decisão para Colin Kolles. Quem trouxer maior quantia em dinheiro leva. Bruno Senna é carta fora do baralho, segundo pronunciamento do próprio time.

Quanto ao carro da próxima temporada, as mudanças que serão feitas são consideráveis, mas não o suficiente para tirar o time do fundo do grid. É claro que não há como fazer previsões detalhadas de como será o desempenho do novo bólido, mas não deve ser muito melhor do que o carro que correu a temporada passada. Seria um carro tão ruim quanto o antecessor, com uma melhora apenas na parte traseira que viria da Williams, já que os espanhóis contarão com a caixa de velocidades do time inglês.

A Hispania é o verdadeiro exemplo de que não se deve entrar na F-1 sem condições financeiras e estruturais. Ela é espelho real de como é difícil seguir na Fórmula 1 sem uma bela fortuna nos cofres.

1 comentários:

Ron Groo disse...

Pois é... A HRT segue firme e forte na intenção de ser o eterno "fecha grid". E agora com dois pilotos indianos, vai ficar fácil.
Para finalizar eles deveriam estampar nos carros o patrocino da Abu store, aquele personagem indiano dos Simpsons.