sábado, 21 de maio de 2011

Com pole de Webber na Espanha, Red Bull mantém domínio

Quando finalmente apareceu alguém para tirar de Sebastian Vettel a exclusividade na conquista de poles, esse alguém foi seu companheiro de equipe Mark Webber, como era de se esperar. Webber cravou a volta mais rápida do Q3 no treino classificatório para o GP da Espanha e ambos baixaram o antigo recorde da pista, que era 1min21seg670 com certa facilidade.




[caption id="" align="aligncenter" width="500" caption="Desta vez o pole não foi Vettel, mas a posição de honra segue sob o domínio da Red Bull"][/caption]

Há muitos anos que a pista da Catalunha convive com a fama de priorizar carros com maior eficiência aerodinâmica. Por isso a dobradinha da Red Bull na primeira fila era imensamente provável, e aconteceu de forma tranquila. A pista espanhola também convive com as reclamações sobre a dificuldade de ultrapassar no traçado com curvas de raio longo, que dificultam a aproximação dos carros. Será a prova de fogo para as novas regras fazer com que a corrida de amanhã seja tão movimentada como foram as outras até aqui.



A anti-classificação

Webber e Vettel se garantiram na ponta com a facilidade de sempre, e novamente humilharam as rivais. Ainda quando restava Q3 pela frente, a Red Bull se deu por satisfeita e os dois pilotos do time retiraram os volantes de seus carros, saltaram e começaram a ser cumprimentados pelos mecânicos. Superioridade avassaladora é isso.


Também é digno de nota o desempenho de Fernando Alonso. Correndo em casa, o espanhol extraiu o que deve ser a capacidade máxima da Ferrari e festejou a posição com uma alegria acima do usual para uma segunda fila. Certamente porque o bicampeão tem noção da grande volta que fez, ficando a míseros três milésimos do terceiro lugar de Lewis Hamilton. Enquanto isso, Felipe Massa conseguiu um oitavo tempo que não seria bom em nenhuma circunstância, sobretudo se comparado ao desempenho de seu companheiro de equipe.




[caption id="" align="aligncenter" width="500" caption="Mais uma vez andando mais do que o carro, Alonso ficou muito próximo do terceiro lugar na Catalunha"][/caption]

O desempenho da McLaren foi ofuscado pelo rendimento de Alonso. O normal para o time britânico era dominar a segunda fila, mas o espanhol se colocou entre Hamilton e Button. E a outra grande surpresa do dia foi a presença da Williams no Q3, não com Rubens Barrichello - que largará da 19ª depois de ter enfrentado problemas de câmbio - mas com o venezuelano Pastor Maldonado, que largará do nono lugar.


Mas algo que vem chamando a atenção nos treinos classificatórios de 2011 é a ausência de carros na pista durante um período longo do Q3. A regra que determina a limitação do uso dos jogos de pneus durante os fins de semana junto da grande diferença de rendimento entre compostos diferentes está produzindo como efeito colateral um Q3 monótono. Equipes e pilotos optam por tentar economizar os pneus macios para a corrida, mas abdicam de dar giros rápidos no momento de definição do grid. Resultado: o Q3, que deveria ser o clímax da sessão classificatória, está ficando enfadado - em parte porque o domínio da Red Bull já retira boa parte da emoção, é verdade.


Para as 66 voltas da corrida é difícil não imaginar que Webber e Vettel vão discutir a vitória entre si, a não ser que se envolvam em acidentes ou que o RB7 apresente problemas. A chuva, que poderia embaralhar um pouco as cartas, não deve aparecer: segundo o Weather Channel, as chances de precipitação na hora da corrida em Barcelona são de apenas 20%.



Grid de largada para o Grande Prêmio da Espanha:



Deixe seu comentário

3 comentários:

Marcelonso disse...

O vencedor desta corrida veste azul, resta saber qual deles!


abs

williams disse...

F1 nao tem acertado a mao nessas regras. Bem que poderiam aplicar essas regras na GP2 antes de levar pra F1 - avaliar... revisar e etc. Categorias escola serviria perfeitamente pra isso.

William disse...

Vettel vence!