segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dupla de Equipe - GP da Turquia

Sebastian Vettel



Tudo contribuiu para que Sebastian Vettel transformasse o favoritismo que possuía antes da corrida em vitória após ela. A equipe fez um ótimo trabalho depois da batida do alemão na sexta-feira e deixou o RB7 tão fantástico quanto antes. Foi a primeira vez que a equipe pôde utilizar o KERS definitivamente e isso só contribuiu para vitória a dobradinha da equipe.


Vettel foi dominante do começo ao fim, inclusive na largada onde não sofreu ameaças de ninguém, nem de seu companheiro Mark Webber, nem de Nico Rosberg que fez uma ótima largada. Com um carro superior e um vantagem larga na liderança foi fácil para o atual campeão poupar equipamento e garantir a terceira vitória no ano.


A diferença na pontuação do campeonato para o segundo colocado Lewis Hamilton já é grande e se ninguém se mexer rapidamente o bi vai se encaminhando confortavelmente para o colo de Vettel.



Anderson Nascimento




Tem o melhor dos 12 carros do grid. Aparentemente também está na equipe que trabalha de forma mais eficiente. Tem um projetista que é um gênio conhecido de longa data e já produziu outras joias na F-1. E está pilotando num grau de excelência incrível.


O bicampeonato se aproxima velozmente de Vettel. É difícil não enxergar o alemãozinho como o campeão de 2011. E pelo andar dos bólidos, o título deve ser confirmado com algumas corridas de antecedência.



Fábio Andrade



Ferrari



Com Felipe Massa, a Ferrari foi a mesma equipe estabanada. Errou muito nos boxes e comprometeu o resultado do piloto brasileiro. Depois de tantas lições tiradas nos últimos anos devido ao péssimo desempenho nos pit stops, a Ferrari segue errando e comprometendo um duro trabalho de todo o final de semana.


Já com Fernando Alonso as coisas enfim deram certo para a equipe italiana. O primeiro pódio da escuderia no ano deve-se muito ao trabalho de Alonso, que voltou a andar mais que o carro. Porém, vale colocar muito crédito na evolução que a Ferrari teve da China para a Turquia. O que ainda falta é uma melhora significativa na classificação.



Anderson Nascimento




Alonso teve uma condução surpreendente. Teve sorte, como é característico, porque logo na largada um rival forte como Hamilton ficou para trás. Mas não se pode subestimar esse piloto.


O espanhol deu para a Ferrari a melhor performance do F-150th Itália (!) até aqui. Enquanto isso, Massa não fazia uma corrida ruim, até conseguia se recuperar das presepadas da equipe no pits. Mas depois que o próprio Massa cometeu um erro na Oito a corrida foi pro beleléu de vez.


Se começarem a andar forte na classificação e mantiverem o ritmo de corrida, os italianos podem ser uma pedra no sapato da Red Bull.



Fábio Andrade



Michael Schumacher



Quantas foram as ultrapassagens que Michael Schumacher sofreu durante a corrida? Eu perdi a conta. Por diversas vezes a TV mostrou o alemão mais lento que os demais e em vários pontos da pista, com ou sem o uso da asa traseira móvel, ele ficou indefeso vendo seus adversários o superarem.


Hoje foi mais uma daquelas provas claras de que o desempenho do multicampeão está muito abaixo do que ele realmente rendia nos anos em que se consagrou campeão. Reflexos lentos e a exigência extrema que a F-1 trás aos pilotos fazem com que Schumacher precise ser lento para conseguir guiar nessa atual F-1, do contrário ele cometerá inúmeras besteiras, como já cometeu por imaginar estar nos tempos de jovem na Ferrari.



Anderson Nascimento




Blablablá, mas não tem jeito: Schumacher é um aposentado em atividade.


Mas do isso, no entanto, o heptacampeão, além de não render como os pilotos mais jovens, parece não medir corretamente a licitude de suas manobras de defesa de posição. O alemão joga o carro pra cima dos rivais de uma forma um tanto quanto inconsequente. Mas enfim, isso já nem é novidade...



Fábio Andrade



Button X Hamilton



No ano passado, Jenson Button e Lewis Hamilton travaram uma bela briga leal também na etapa da Turquia e quem havia se dado melhor fora Hamilton. Dessa vez, a cautela e a precisão de Button o deixou em melhor posição que seu companheiro de equipe, mesmo que ao final da corrida ele tenha ficado bem atrás de Hamilton. A verdade é que o ímpeto que fez com que Hamilton se saísse melhor no ano passado atrapalhou dessa vez. Melhor para Button.



Anderson Nascimento




Honestamente, é a dupla de pilotos mais bacana do grid. Tenho um imenso prazer em vê-los disputando posição. São brigas duras, mas leais, e em alto nível. E respeito também a postura da McLaren em não interferir de forma grosseira no comportamento de seus dois pilotos. Por mais que seja uma visão marqueteira de "equipe que não faz como a Ferrari", pelo menos Woking faz o automobilismo valer a pena.



Fábio Andrade



Asa móvel



Apesar de protagonizar um verdadeiro show de ultrapassagens, a asa traseira móvel continua deixando a principal atração de qualquer corrida automobilística bem artificial. Se o piloto de trás possui a arma de usar o aparato e se tornar mais rápido do que o piloto que está a frente, o piloto que sofre o revés da ultrapassagem não pode fazer nada senão esperar que esteja na posição contrária na volta seguinte.


Ainda acho que a asa móvel seja algo bastante agradável na categoria por proporcionar esse grande número de emoções durante toda a corrida, mas é inegável que as ultrapassagens com o uso do sistema são um tanto artificiais demais.



Anderson Nascimento




Entre pneus voláteis, KERS e asa móvel, esse último dispositivo parece ser o mais dispensável de todos. A asa móvel está matando as brigas por posições. Ela proporciona a ultrapassagem, mas suprime a disputa.


Trocando em miúdos, a asa móvel é o orgasmo antes mesmo da penetração.



Fábio Andrade


Deixe seu comentário

6 comentários:

Javi disse...

Otimas analisis so tenho algumas duvidas sobre o conceito que Fabio tem de "sorte" .. o Hamilton erra e sorte de Alonso? se for assim essa sorte nao deveria ser dividida com os outros pilotos que tb estavan la? ou alcanzou a ele so esa tal de sorte? se o erro de um piloto e sorte para outro entao o Hamilton tb teve sorte quando o espanhol quebrou a assa tentando ultrapassalo? e a ultima..a sorte como voce fala deijou o Hamilton para atras....apenas ums decimos..como e que ele chegou 30 segundos atras? Ah sim ja sei...a "sorte" tirou a concentraçaon do Hamilton rsrsrs ABS

williams disse...

Legal essas analises. Eu nao curto ver um atleta campeao em decadencia, e o proprio schummacher já admitiu que perdeu a graça de correr. Pelo menos para o ano que vem podemos ter uma cadeira vazia na mercedes. Talvez uma na ferrari e outra quem sabe na willians. E a melhor de todas seria uma na red bull. Falando em Williams... barrica... nao foi ele que falou pro rosberg sair da mercedes por medo do schummi? O cara ta se dando bem la botando tempo no heptacampeao-detentor-de-todos-os-recordes. Ja tao especulando ate ele na ferari. Barrica nao da uma dentro mesmo heim...

williams disse...

Levantei a bola, agora gostaria de sua opiniao - ou ate mesmo pro ROB. Vendo o schummacher levar tanto tempo do rosberg, fica a pergunta. O alemao piorou tanto assim em 3 anos? o rosberg é que é muito bom ou o barrica que é mediano? O rosberg guia mais do que o barrica? Tendo o schummi como comparacao , maslevando os 3 anos em consideracao...

Fábio Andrade disse...

Bem, Javi, se alugém que está na frente erra, dizemos, automaticamente, que é sorte para quem vem atrás. É simples assim.

Williams, eu acho que comparar Schumacher, Rosberg e Barrichello é complicado. Porque o Schumi está vivendo uma fase totalmente diferente de quando ele estava na Ferrari, então o piloto que Barrichello "enfrentou" de 2000 a 2005 é outro piloto totalmente diferente agora. Sem falar na questão política, que era muito forte na época da Ferrari e que o Schumi dominava completamente.

Vou responder a uma de suas perguntas: no conjunto da obra, por tudo o que fez na carreira, acho o Barrichello mais piloto do que o Rosberg.

Javi disse...

Eu nao vi nimguem dizer que o webber tive sorte ou o Hamilton teve sorte quando Alonso quebro a assa...Sorte e quando um rival fica fora por causas alheas asim mesmo(quebra de motor,outro piloto batendo em ele...)mas si e ele que erra...nao tem nada de sorte pos o quiz e esse nao? nao errar. Mesmo sem o erro o Hamilton nao tinha ritmo para acompanhar o webber e o Alonso..pra mim nao tem sorte por lugar nemhum.

Fábio Andrade disse...

Ah, entendi. O problema é o Alonso ter sorte. Porque ele não precisa de acaso, né, sempre conquista tudo de forma auto-suficiente?

Enfim, isso é um recorte minúsculo dentro da ótima corrida que o Alonso fez.