sexta-feira, 5 de março de 2010

Ferrari Favorita?



FÁBIO ANDRADE



Depois dos resultados consistentes durante os testes na pré-temporada, recai sobre a Ferrari (e também sobre a Red Bull, notadamente) o título de favorita para o GP do Bahrein segundo uma boa parte dos jornalistas da área.

E no autódromo do Sakhir, Felipe Massa tem certa dose de favoritismo, em razão dos bons desempenhos apresentados em 2007 e 2008, quando venceu com propriedade no circuito do oriente médio. O GP do Bahrein está para Felipe Massa quase como o GP da Turquia, onde o brasileiro é soberano, com 3 vitórias consecutivas (2006, 2007 e 2008).

Mas nem sempre Felipe Massa foi uma obviedade na pista barenita:

 

O episódio é hoje pouco lembrado, ofuscado pelas boas apresentações de Massa nos anos seguintes. Mas não só o infortúnio do brasileiro como o próprio GP do Bahrein de 2006 ilustram com perfeição que apenas favoritismo não vence corrida e que bons rendimentos na pré-temporada podem não garantem um início de campeonato tranquilo.

 

Depois de um 2005 de resultados pífios, a Ferrari começava 2006 pressionada. Operando uma rara mudança na dupla de pilotos, Rubens Barrichello deu lugar a Felipe Massa. A temporada de testes ferraristas no inverno de 2006 causou boa impressão, reforçada pela sessão classificatória da dupla da Ferrari, que fez 1-2, com Schumacher a liderar. Aparentemente, era o prenúncio de um feliz 2006 para o time de Maranello.

A impressão seria reforçada nas primeiras voltas. Massa foi ultrapassado por Alonso, mas permaneceu na cola do espanhol. A frente, Schumacher imprimia um ritmo forte, abrindo vantagem com certa facilidade.

O até então feliz GP do Bahrein para o time italiano começou a ruir na 8ª volta. Em sua primeira corrida pela Ferrari, Felipe Massa rodou sozinho no final da reta principal e quase atingiu Alonso. Em seguida foi aos boxes e teve a corrida comprometida por erros de equipe que lhe custaram mais de 40 segundos parado.

No terço final da prova o desempenho impressionante de Schumacher começou a se esgotar a medida que os pneus se desgastavam. Com a perda de rendimento e a aproximação de Alonso, o alemão partiu para seu 2ª visita aos boxes. Usando a tática consagrada pelo heptacampeão, Alonso imprimiu voltas voadoras até fazer seu pit stop e, por uma questão de décimos de segundo, ultrapassou Schumacher na estratégia de parada, não abandonando a 1ª posição até o fim da corrida.

Lembrete de que desempenho sólido nos testes de inverno estão longe de ser garantia de vitória na primeira corrida do ano.

3 comentários:

marcos disse...

é Favoritismo em testes não quer dizer nada...ve só a Williams, meteu a volta mais rápida no bahrein 2006 e depois foi um vexame total!

Anderson Nascimento disse...

Prova é prova, teste é teste. O favoritismo da Ferrari baseada apenas nos testes é um erro, no entanto a equipe italiana, por contar com um grande investimento, tradição e bons pilotos é uma candidata interessante ao título, mas não como favorita, acima das demais equipes grandes da categoria.

Leandro Montianele disse...

Na verdade a primeira corrida sempre é uma incógnita. Mas acredito que Red Bull, Ferrari e McLaren estão a frente das demais equipes. A vitória deve sair para uma delas. Não aponto um favorito em específico, é difícil fazer esse tipo de previsão.

Abraço!