quinta-feira, 18 de março de 2010

Motor Ferrari é o elo fraco do F10



FELIPE MACIEL



A Ferrari e a Shell trabalharam arduamente nessa transição de campeonato para ampliar a eficiência do consumo, até mesmo testes com o F2008 foram realizados, nem que tivessem de usar o Valentino Rossi como desculpa para treinar. Circula por aí que a petrolífera está usando um componente especial no combustível fornecido à escuderia italiana, derivado de palha de cereal não comestível, que faz um milagre de emitir 90% menos de CO2 - será?

Bem, em termos competitivos isso não importa muito. Se é verdade, utilizam porque acreditam que a tal fórmula proporciona o ganho de rendimento necessário nas corridas. Mas pelo visto ainda não ganharam o suficiente. O diretor da Williams, Sam Michael, comentou que o motor ainda é o grande beberrão do grid. Segundo ele, Massa e Alonso precisaram largar com 10kg a mais que os rivais da Red Bull no Bahrein.

Claro que podemos entender essa situação sob outro ângulo. Essa dezena de quilos extras poderiam ser motivados por uma espécie de margem de segurança calculada pelos preocupados engenheiros, que deram a ordem para a troca dos propulsores entre treino e corrida.



Mesmo com motor zerado, Felipe Massa passou metade da prova economizando gasolina para lidar com o problema de superaquecimento. O incômodo está para resolvido até o próximo GP, quando a equipe já deverá ter reformulado sua aerodinâmica para enfim controlar a temperatura do motor, e ainda inserir o novo difusor duplo, desenvolvido por Giuseppe Azzolini, contratado desde o adeus da equipe Toyota no ano passado.

Consta que o extrator em questão não pôde se adequar ao chassi atual, exigindo a construção da versão B que estreará logo na 2ª prova da temporada. O propulsor talvez seja confirmado como o menos econômico da F-1, mas nada é tão importante quanto sua durabilidade, que realmente precisa ser sanada até o GP seguinte, antes que o time comece a se comprometer com um regulamento punitivo que prevê uma quantidade máxima de motores a serem usados em todo o campeonato.

7 comentários:

Luiz Sergio disse...

Não da para compreender, falar que um carro de f1 630kg sem combustível vai ser afetado por carregar 10kg de combustível a mais, é dizer que esse mundo da f1 está ridículo.

Anderson Nascimento disse...

Acredito que a versão B do carro da Ferrari terá muitas melhorias em relação ao carro que disputou o Gp do Bahrein. No entanto, a versão B não influenciará de forma relevante o desempenho da Ferrari nas corridas.

Luiz Sergio disse...

No próximo grande premio, a Ferrari tem uma chance muito maior de fazer a pole e vencer novamente, os técnicos e engenheiros da equipe, para ventilação vão fazer uma abertura maior, para diminuir peso em um Formula Um tão, mais tão sensível, tanto o Alonso quanto o Felipe, serão proibidos de usarem cuecas, o ganho é quase de 20gramas.

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Com a preocupação de que o carro tenha superaquecimento, a Ferrari decide fazer uma nova versão do F10.
Médico de Massa não quer mais falar sobre o acidente e diz que a última corrida provou que ele é o mesmo.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Ron Groo disse...

Esta tal palha de cereal que a Ferrari e a Shell usaram é alfafa...
Só assim pra explicar o fato de fazer um carro que bebe e superaquece para um temporada em que não haveria reabastecimento e que os testes seriam poucos...

Coisa de italiano.

Ps> Este Pinherinho é um porre heim?

Aderson Pereira disse...

Apesar de que desde 2006, o campeão do ano é tambem o vencedor da primeira corrida da temporada. Sinceramente não acho que a Ferrari leve o titulo.
Pra mim o campeão desta temporada estará usando motor Mercedes. Não falo só de Schumacher mas tambem de Hamilton, Button ou até Nico Rosberg.
Force India, por motivos obvios, não está inclusa nesse grupo.
Tivesse a Mclarem liberado os motores Mercedes para a RBR e hoje eu já diria o campeão da temporada: Sebastian Vettel.

A Ferrari apesar de ter um bom carro, é notorio que o F10 tem algo de frágil.
Não há uma forte confiança como havia antes. A proibição do reabastecimento deixou a Ferrari no fio da navalha.
Tenho a impressão que Alonso e Massa vão ter desgostos durante o mundial 2010.

BJ disse...

Os F1 da Ferrari bateram no fundo.
São motores fraquinhos.