domingo, 18 de abril de 2010

Dupla de equipe: GP da China



McLaren


É gozado porque depois de classificação considerei que a McLaren estava definitivamente fora da briga e que os tais dutos estavam sendo superestimados. Na verdade ainda acho que os dutos estão recebendo um tratamento um pouco exagerado pela imprensa e pelos próprios personagens do circo, afinal, velocidade máxima final não é o único fator determinante para fazer um carro competitivo.

Mas fora da briga a McLaren não esteve e a equipe é a única que venceu duas até aqui em 2010. Foram vitórias circunstanciais? Prefiro não entrar nesse mérito. O que acontece é que a McLaren (Button, sobretudo) soube aproveitar melhor as chances que apareceram.

Fábio Andrade



Desde a sexta-feira até o Q2 no sábado, a ameaça da McLaren era perceptível. Mas o fracasso na super pole foi inacreditável. Enquanto a Red Bull respirava aliviada com a pole, soltou uma ironia para cima dos ingleses. Acabaríamos descobrindo que era cedo para isso...

Mais uma vez, sob chuva, Hamilton e Button partiram para estratégias diferentes. E Button de novo levou a melhor. Mas o show do Lewis não pode ser menosprezado, pena que seu estilo empolgante de guiar esteja sendo prejudicado pelo reabastecimento proibido. Se vencesse, seria merecido. Assim como a vitória do Button também foi. Dobradinha merecida, pois.

Felipe Maciel



Vitaly Petrov


A F-1 não parece muito carente de homens-show, mas o Petrov veio pra engordar as fileiras desse tipo de piloto. Ultrapassou, rodou, ultrapassou de novo. Eu ainda vou esperar um pouco mais pra dizer se gosto ou não dele, do estilo dele, mas por ora não tá fazendo feio.

Tô gostando mesmo é da Renault. As corridas têm sido um pouco estranhas, talvez por isso o desempenho do carro esteja sendo avaliado precipitadamente, mas parece que a equipe foi muito subestimada durante a pré-temporada.

Fábio Andrade



O russo está evoluindo bem... Com um final de corrida em grande estilo, marcou os primeiros pontos na Fórmula 1. Foi um dos bons destaque da China, sem dúvida. O presidente da Rússia já pode comunicar ao seu povo: "Nunca na história desse país um russo ultrapassou o Schumacher!".

Felipe Maciel



Massa x Alonso


Na China o Alonso engoliu o Felipe. Ponto.

Felipe vai ser segundão na Ferrari? Vai ser substituído no fim do ano? Vai passar o ano sem ganhar uma? Bem, não sou nem quero ser profeta de nada, e acho que ainda é muito cedo para responder a todas essas perguntas.

O incidente na entrada dos boxes: não é usual ver na Ferrari, mas também não vejo o drama que tentaram construir. Se o piloto da frente está mais lento o normal é ultrapassá-lo, certo?

Fábio Andrade



Antes de mais nada, o Massa errou. Não se conserta o erro batendo no companheiro, sobrou-lhe portanto aceitar a perda de posição. Mas será que não tinha um momento pior para ele dar uma balançada do que na exata hora de entrar nos boxes?!

Bem, lucro para a Ferrari que o Alonso tenha passado o Massa. Porque o espanhol tinha muito mais ritmo para galgar posições e o fez. Quanto ao incidente, não vejo por que discutir: O Fernando já tinha passado! Se não fossem para os boxes, ele superava o Felipe na curva da vitória. Parceiro de equipe é antes de mais nada piloto, isto é, ele não está lá para tirar o pé e dar apoio moral quando o outro erra, e sim para ultrapassar e ir embora.

Felipe Maciel



Michael Schumacher


Está enfrentando grandes apuros. É complicado falar porque o Schumi desperta muitas paixões. O que é seguro dizer é que ele concordou em se expor dessa forma. Depois de 4 corridas os fatos são: Schumacher foi sistematicamente mais lento do que o companheiro e ainda não se adaptou a essa F-1 tão diferente de quando ele parou há 3 anos. Idade influencia? Pode ser. Mas é óbvio que todos vamos avaliá-lo não só pelo que ele fez até 2006, mas também por agora em 2010, e com uma cobrança até maior, já que se trata do maior recordista da história. E o que Schumacher conta até aqui em 2010 não faz justiça a um homem com o currículo dele.

Se Schumi não se adaptou ao carro, aos pneus ou ao novo estilo que a F-1 adquiriu é um problema que ele terá de resolver. Estava tudo no pacote.

Fábio Andrade



Já não entendi o que o Schumacher pretendia quando anunciou que retornaria, e a cada dia entendo menos. Voltou para quê? Para ser octa? Ser octa pra quê? Ninguém até hoje foi nem hexa. Ah, sim, ele voltou para se divertir. Sei, mas vale a pena o risco?

O retorno do alemão pode se transformar na pior decisão já tomada em sua carreira. Justo ele, que nunca enfrentou um período de decadência, já que se afastou em grande forma... É triste ver cenas como essas exibidas durante o GP da China.

A diferença em relação ao Rosberg, ao invés de diminuir, parece que está crescendo. A única coisa que deve está se reduzindo é sua motivação. Possui um dos 4 melhores carros do grid mas é apenas o 10° da tabela. Já duvido que volte a ser reconhecível, pelo menos nesta temporada.

Felipe Maciel



Tabela classificatória


Cabem poucas observações, a meu ver. A tabela reflete com boa margem de acerto, se é que o termo existe e é justo usá-lo, o que a temporada está apresentando até aqui.

Fábio Andrade



É estranho dizer isso, mas poucos acreditavam que o atual campeão fosse liderar a tabela do campeonato com relativo conforto. O Nico Rosberg em segundo nem se fala!

Ferrari e Red Bull, supostamente os melhores carros do princípio da temporada, estão fora da ponta. A Ferrari já foi alcançada por McLaren e Mercedes. A RBR ainda tem uma pequena folga e apresenta maior potencial de recuperação. De qualquer forma, as quebras nas 2 primeiras corridas, e este GP da China - uma das piores exibições sob chuva da equipe - lhe privaram de conquistar os pontos correspondentes ao que o carro tem para dar.

Felipe Maciel



Troféu Santander


Huuuummm. Pra mim ficou bonito. Eu sempre acho troféus bonitos. Sei lá, entendo pouco sobre desenhos, tradição, e essas coisas. Se é ou não o logo de uma marca acho que pouco importa.

Fábio Andrade



Deram uma bela melhorada no desenho, não? O chamado cocozinho do Santander evoluiu para um troféu de verdade. Se divulgam a marca sem estragar o símbolo de um trabalho bem feito, está ótimo.

Felipe Maciel

4 comentários:

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Fernando Alonso ultrapassa Felipe Massa na entrada dos boxes do GP da China e gera um certo mal-estar entre os pilotos da Ferrari. Jenson Button vence e assume a liderança do Mundial.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Ron Groo disse...

Eu concordo... Massa errou e Alonso se aproveitou para dar o pulo do gato. Se foi no caminho para os boxes paciência...

Agora eu queria saber... Se fosse o contrário? Alonso não estaria chorando igualzinho fez na mclata?

Lukas Prado disse...

Muito boa a análise sobre o desempenho do Petrov...e o que dizer do Adrian Sutil, com seu Force India?Acho ele muito bom piloto, agressivo, rápido e muito habilidoso...Gostaria de ve-lo numa equipe melhor

Luiz Sergio disse...

Fábio e Felipe, vocês deveriam ter analisado também o Rosberg, que estava liderando folgado e perdeu o controle do carro, essa seria a primeira vitória da Mercedes GP.