terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Schumi, o enjoo e a falta de redimento



FÁBIO ANDRADE


O caso é algo insólito, mas tem seu lado curioso. Pipocou na manhã de hoje a história de que uma das razões para o fraco desempenho de Michael Schumacher em seu retorno às corridas de Fórmula-1 seria a incapacidade do heptacampeão de utilizar o simulador de corridas de sua equipe, a Mercedes. Segundo o site “F1 Today”, Schumacher manteve-se longe do simulador da equipe por sentir-se mal nas vezes em que tentou usar o aparelho. O motivo do mal-estar seria um distúrbio chamado de cinetose, popularmente conhecido como enjoo de movimento. Pacientes afetados por esse problema sentem náuseas e tonturas, sobretudo quando estão em movimento. A cinetose teria se manifestado em Schumacher depois do acidente sofrido pelo piloto quando pilotava uma moto em 2009.


O afastamento de Schumacher do simulador ajudaria a explicar a distância entre o rendimento do veterano e a performance de seu companheiro de Mercedes, o também alemão Nico Rosberg. “Nico passava muito tempo no simulador se preparando para os fins de semana de gp’s, enquanto Michael começava a sexta-feira com um acerto básico. Está é uma das razões que explicam a desvantagem de Schumacher em relação a Rosberg” - afirmou uma fonte da Mercedes.




[caption id="" align="aligncenter" width="499" caption="Os enjoos teriam sido decisivos para a diferença de rendimento entre Rosberg e Schumacher"]Os enjoos teriam sido decisivos para a diferença de rendimento entre Rosberg e Schumacher[/caption]

Pesquisando sobre o tema internet a fora, de fato há citações relacionando traumatismos de cabeça e pescoço com quadros de tontura. Entre outros fatores, também o envelhecimento aparece como causa da cinetose. E se Schumacher não é um idoso, tem seus 42 anos, está na chamada meia-idade, e isso certamente interfere numa atividade de alta performance e de forte impacto físico como a Fórmula-1.


Se a hipótese de o heptacampeão sofrer de enjôo de movimento realmente foir real, a grande ironia reside no fato de que o super homem de outrora, soberano dentro de um carro de competição, hoje enjoe como uma mulher grávida ao entrar num simulador de corridas.


Afinal, o tempo passa e esse mundo dá voltas.

6 comentários:

Julio Cezar Kronbauer disse...

Sinto cheiro de desculpa esfarrapada...

SPLASHSPORTSLINE disse...

Entretanto,nesse caso do Schumacher e agora lendo esse relato,acredito que faça todo o sentido.Mesmo os esportistas de alto nível são afetados,muito ou pouco,por algum malfuncionamento corporal.É bom lembrar também que o próprio Michael teve problemas em sua preparação para substituir Felipe Massa depois do GP da Hungria;ao pilotar o carro da Ferrari em Mugello,ou Fiorano,não lembro,nos momentos que o carro passava pelas ondulações ele perdia a visão por uma fração de décimos de segundos.Acabou desistindo.

SPLASHSPORTSLINE disse...

Para quem não viu ainda,apreciem esse emocionante e fantástico vídeo:

Marcelonso disse...

Depois quem leva a fama é o Rosberg...

marcos disse...

E o Rosberg tem uma fama, mas a familia Schumacher olha, é meio esquisita hein...

Ron Groo disse...

Coisa de geração... O Sete Estrelas não é chegado em video game, já a menina louca é.