quarta-feira, 18 de maio de 2011

Buscando melhorar

O GP da Espanha será um palco onde as expectativas estarão em alta por parte de dirigentes, pilotos e equipes. Todas prometeram alguma espécie de evolução visando alcançar passos importantes à frente na disputa do campeonato. Porém, a verdade é que poucas realmente deverão mostrar alguma atualização significativa, que realmente reflitam em ganho de posições até porque todas farão alguma alteração e a coisa pode ficar no pé que está.

Difícil imaginar quem serão essas felizardas, mas em um exercício de adivinhação levando em conta as notícias sabidas até aqui, alguns palpites podem ser dados, os mais expressivos, digamos.

A McLaren dificilmente não apresentará algo que a deixe mais próxima da principal rival, a Red Bull. A escuderia inglesa tem sido a que mais andou próxima dos taurinos e até mesmo acabou com a hegemonia de Sebastian Vettel nesse início de temporada quando venceu com Lewis Hamilton na China. Por isso, alguma modificação acertada pode corresponder a outra vitória na temporada e a uma recuperação necessária para quem quer impedir mais um título da Red Bull no final do ano.

[caption id="attachment_7167" align="aligncenter" width="600" caption="McLaren e Ferrari buscam atualizações significativas para não deixar Red Bull escapar"][/caption]

A Ferrari pretende continuar a avançar com o desempenho mais ou menos que demonstrou no GP da Turquia que a grande maioria definiu como uma ótima evolução da equipe italiana. A verdade é que Fernando Alonso andou mais que o carro novamente e que o carro vermelho não melhorou tanto assim das primeiras corridas até o GP turco. Na Ferrari é difícil saber onde se encontra o real desempenho do carro, visto que Alonso tira leite de pedra e Felipe Massa anda menos do que o carro pode render. Mas é de se esperar mudanças que levem o time alguns passos à frente.

Ali no meio mais alto e no meio mais baixo, temos Renault e Lotus prometendo evoluções em segundos. A primeira pretende melhorar até 10 segundos em ritmo de corrida. Nick Heidfeld disse que por conhecerem bem o circuito catalão as equipes que possuem simulador acabam não tendo uma vantagem tão grande quanto nos demais GPs. Argumento que faz bastante sentido já que todos estão “calejados” de andar no circuito da Espanha, onde treinaram por duas vezes nos testes de pré-temporada. As melhoras deverão vir de partes novas, especialmente na traseira do carro.

Já a Lotus quer abaixar em 1 segundo o rendimento de seu bólido. Novidades baseadas no carro vitorioso da Red Bull serão utilizadas na etapa espanhola. O diretor-técnico do time mostrou o otimismo de sempre ao dizer que elas trarão o resultado esperado e que poderão render mais que 1 segundo ao carro depois que os engenheiros e mecânicos entenderem melhor seus resultados iniciais. É conhecido o quanto a Lotus evoluiu do ano de estreia até aqui na Fórmula 1, deixando as demais estreantes do ano passado bem para trás, porém muitas das constantes tentativas em alcançar o pelotão intermediário e conseguir os primeiros pontos tem frustrado aqueles que esperam uma evolução mais rápida do time de Tony Fernandes, inclusive a mim.

No restante do grid, as evoluções talvez não sejam algo que demonstre uma melhoria significativa, talvez estas comentadas acima também não signifiquem muito, mas serão importantes para que não se crie um abismo entre alguma que acertar a mão no crescimento de seu carro.

Deixe seu comentário

4 comentários:

Ron Groo disse...

Esta é a corrida no quintal de casa... Todo mundo trás novidades... É capaz de não ter nenhum abandono.

Marcelonso disse...

Anderson,


Será o teste de fogo para as novas regras, se fizeram dessa corrida boa, valeram a pena!

abs

williams disse...

Acho que ja podemos esperar as polemicas passagens com o uso da asa no retao... creio q seja o unico ponto em que se possa fazer isso, e o farao. Minha espectativa mesmo é sobre as atualizacoes das equipes que podem tentar ressucitar a viúva. Mas acredito que a fatura ja esteja mesmo liquidada - bicampeonato do vettel. Tomara, pelo menos, que seja com alguma dificuldade.

Marsue disse...

Holy cncosie data batman. Lol!