segunda-feira, 23 de maio de 2011

A frustração na Ferrari continua

Mais uma etapa do campeonato de Fórmula 1 já se foi e a Ferrari segue perdida e tentando encontrar explicações para seu fraco desempenho na temporada até aqui, ou melhor, mais do que procurar os problemas, a equipe italiana vem tendo mais dificuldade em arranjar soluções para um carro tão lento em relação aos seus principais adversários.

Muitos podem pensar que a boa largada de Fernando Alonso e a sua permanência por várias voltas na liderança andando na mesma balada de Sebastian Vettel no GP da Espanha deste último domingo mostra que a situação ferrarista não está tão ruim assim. Mas como o próprio piloto espanhol declarou, aquilo foi irreal e não reflete o atual momento da equipe, o verdadeiro potencial dos carros vermelhos.

[caption id="attachment_7230" align="aligncenter" width="600" caption="Tanto Alonso como Massa seguem decepcionados com o carro que possuem, mas o espanhol é o único que parece não ter jogado a toalha"][/caption]

Por falar em Alonso, uma coisa vem me chamando a atenção e isso com certeza é um dos graves problemas que a escuderia de Maranello precisa resolver caso queira se aproximar de McLaren e principalmente da Red Bull: Alonso parece ser o único a trabalhar com competência no time italiano. O espanhol consegue encobrir ainda mais defeitos que a Ferrari apresenta com sua performance além do que o carro pode render. Engenheiros e mecânicos fazem um trabalho que se reflete negativamente durante as corridas. Os primeiros não conseguiram criar um carro vencedor e ainda não conseguem fazê-lo evoluir pelo menos a ponto de assegurar a equipe de vez como a terceira força do grid. Já os mecânicos desperdiçam segundos precisos em cada pit stop realizado nas etapas desde o GP da Austrália. E olha que não foram poucas as paradas frustradas do time vermelho.

Felipe Massa continua sem demonstrar algo a mais que alguns ainda teimam em acreditar que ele tem. Está mais do que nunca provado nesse início de temporada somado ao péssimo ano de 2010 que Massa é um piloto mediano e compará-lo a Alonso é somente um exercício de patriotismo exacerbado. E as desculpas pelo mau desempenho são diversas. Talvez uma mudança de equipe fosse a melhor saída para a carreira do piloto brasileiro.

Voltando a falar de Alonso, vale lembrar que o único que demonstra grande motivação em continuar a trabalhar em busca de uma melhoria significativa no carro é o espanhol. As declarações de confiança, apesar das várias frustrantes apresentações até aqui, seguem a mesma linha do início do campeonato de 2010, quando Alonso afirmou ter 50% de chances de título quando todos acreditavam que a Ferrari era carta fora do baralho. Acho muito difícil que isso se repita, mas tratando-se de um bicampeão mundial é bom ficar com um pé atrás.

Deixe seu comentário

3 comentários:

Wagner disse...

Felipe Massa nunca foi um piloto de ponta. Já com a ida de Alonso para a Ferrari ele desmoronou. Fica claro que além de ser fraco não tem condições psicológicas de se manter à frente de Alonso. Cogita-se de uma transferência de Massa para a Red Bull. Azar deles que terão apenas Vettel para garantir pontos. Massa só é melhor que o Rubinho porque está numa equipe melhor. Pena de nós brasileiros que não temos mais para quem torcer. Saudades do Senna.

Marcelonso disse...

Anderson,

Não tem jeito, nesse ano a Ferrari no máximo vai tentar amenizar o prejuizo. Tomar volta de Red Bull e McLaren foi demais para os italianos, Aldo Costa foi transferido para auxiliar na cozinha!


abs

Ron Groo disse...

Trocando em miudos... Só Alonso salva.

O braço dos espanhol marrento e safado que fez a diferença no gp de domingo.

E não esperemos nada mais que isto, o carro é mal nascido demais.