quinta-feira, 5 de maio de 2011

Já começaram as especulações para 2012

A temporada 2011 mal começou e as especulações para a temporada seguinte ganham força e notoriedade um tanto exagerada. Muito exagerada, aliás. Foram apenas três corridas e muita gente anda discutindo o próximo companheiro de Sebastian Vettel na Red Bull, que herdaria a vaga de Mark Webber, qual será o piloto que estará no lugar de Felipe Massa no ano que vem e se Paul Di Resta estaria mesmo com um pé na Mercedes de Ross Brawn.

[caption id="" align="aligncenter" width="540" caption="Nico Rosberg vem sendo um dos nomes mais cotados nas especulações para 2012"]Nico Rosberg Mercedes[/caption]

Antes de comentar sobre tais especulações é válido lembrar que será apenas um exercício de opinião e não de alguém que está lá dentro dos paddocks e que possui todos os conhecimentos sobre a vida profissional de cada piloto da Fórmula 1. Tudo só passa de especulação e nada mais.

Bem, começaremos pela saída de Mark Webber da Red Bull e a possível ida de Felipe Massa para lá. Parece que a cada dia que passa, as chances do piloto australiano continuar como companheiro de Sebastian Vettel na próxima temporada diminuem, por isso, não acredito que uma renovação de contrato entre ambas as partes irá acontecer. Do mesmo modo, desacredito na possibilidade de Massa chegar à melhor equipe da Fórmula 1 e por vários motivos. Primeiro, Massa não é mais aquele piloto bom, um tanto ousado e rápido como há tempos atrás. Hoje ele não passa de um companheiro de Fernando Alonso, que atrai toda a atenção necessária dentro da Ferrari para ele. Segundo, Helmut Marko, que tem bastante influência nas decisões da Red Bull dentro da principal categoria de automobilismo do mundo, não gosta muito de pilotos brasileiros como pude ler em algum blog nesta vasta internet.

Parece que um nome mais jovem e de potencial maior a ser explorado seja o piloto certo para assumir o lugar de Webber no ano que vem. Nico Rosberg é o meu preferido, mas não descartaria algum piloto da Toro Rosso, incluindo Daniel Ricciardo, como possível substituto do veterano australiano.

Na vaga que se abrirá na Ferrari caso Massa não termine bem o campeonato e assim tenha seu contrato rasgado pela diretoria da escuderia italiana, há grandes chances de Nico Rosberg subir na carreira e conquistar uma vaga tão cobiçada no automobilismo mundial. Talvez só ali mesmo para o jovem alemão desencantar e conquistar sua primeira vitória na categoria e deixar enfim de ser somente uma promessa de grande piloto.

[caption id="" align="aligncenter" width="540" caption="Já Mark Webber é o principal nome a perder o emprego em 2012"]Mark Webber Sebastian Vettel[/caption]

Pelo que vimos até então, as especulações apontam que a Mercedes deverá ficar com poucas opções de pilotos para correr em 2012. Nico Rosberg é cotado para cada vaga aberta em alguma equipe de ponta e Michael Schumacher dificilmente não pendurará de vez as luvas no término deste ano. Assim, Paul Di Resta, a grande promessa da Mercedes que hoje atua pela Force India e tem demonstrado um ótimo trabalho nas corridas de estreia na F-1, deverá fazer parte da equipe de Ross Brawn.

Seria muito bom ver o escocês em uma equipe de melhor calibre que se evoluir como se espera pode até fazer um carro que brigue por vitórias no ano que vem. Di Resta não é apenas um piloto novato, visto que já possui alguma experiência em guiar monopostos, mesmo que tenha se dado bem mesmo em uma categoria de turismo. Se não fosse a super proteção da Mercedes sobre o escocês eu apostaria que a Red Bull não mediria esforços para traze-lo ao seu lado, ou mesmo a Ferrari.

Especulações a parte, a verdade é que ainda há um longo caminho até a dança das cadeiras em 2012. Pilotos ainda podem decepcionar muito e também podem demonstram algum valor que ainda não vimos até aqui. Ainda está muito cedo para fazer prognósticos, mas não há dúvidas de que essa tarefa de colocar pilotos dentro de cockpits é bem divertida.

Deixe seu comentário

5 comentários:

Williams disse...

A RedBull tentou disfarçar que não tinha primeiro piloto, etc ... mas no final das contas não tem como disfarçar... toda equipe tem primeiro e segundo piloto. E na Williams heim? será que não vão ter mudanças não? Será que não sobra algum piloto melhor pra la nao?

Alain disse...

O que raios tem a ver essa histório do Helmut Marko não gostar de piloto Brasileiro???

Anderson Nascimento disse...

Alain, tem a ver com a possibilidade que se levantou de Felipe Massa ir correr na Red Bull no ano que vem. Vi essa informação no Blog do Victor Martins e resolvi falar sobre isso, porque isso meio que acaba um pouco com essa possibilidade, se é que ela existe.
Da mesma forma que a opinião de Helmut Marko pesa contra a permanência de Mark Webber na equipe taurina, Massa teria sua chegada negada por alguém que tem bastante influência dentro das decisões da equie.
Abraços!

Anderson Nascimento disse...

Eu também bem que queria ver alguém de bom pilotando na Williams. Mas o problema não é nem quanto aos pilotos eu acho, o problema é esse carro ruim desse ano. Isso vai espantar um pouco a moçada de correr por lá. Mas quem sabe apareça alguém sobrando aí e que esteja fácil no mercado. Abraços!

Kiko Santini disse...

MINHAS OPINIÕES
Revistas apontam Sergio Perez para o lugar de Felipe Massa.
Na Red Bull, podem figurar pilotos como Nico Rosberg, Adrian Sutil e Paul di Resta, além do próprio Felipe Massa. Acredito que o brasileiro com um bom carro não desperdiçará a chance.

Finalmente, Barrichello sai da Williams e pega uma das vagas da Force India, se estiver no grid em 2012.

Bruno Senna deve ficar mesmo com a sua própria vaga na Renault, caso Kubica não retorne. Se não, pode ir para a Force India, pois está mais motivado do que Rubens Barrichello.