sexta-feira, 30 de março de 2007

Adeus, Magny-Cours

No início da semana, Bernie Ecclestone apareceu falando sobre a possibilidade de se disputar o GP da França nas proximidades da EuroDisney, perto de Paris. Até aí ninguém deu muita bola para o que ele dizia. Agora explodiu a bomba: a Federação Francesa de Automobilismo (FFSA) declarou que a corrida de 2008 em Magny-Cours está suspensa.
Em documento divulgado à mídia, a entidade tentou explicar a situação:
“A Federação, organizadora e promotora do GP da França, se reuniu no dia 21 de março e decidiu, de forma unânime, suspender a inscrição do evento no calendário de 2008, já que todas as condições necessárias para o sucesso deste não foram atingidas”, afirmou a FFSA.
E quais seriam essas tais "condições necessárias", afinal?
Bem, pelo menos existe alguma chance de a medida ser revogada, segundo conta no comunicado:
"O Comitê da FFSA reexaminará a situação durante seu próximo encontro, no mês de julho. A primeira prioridade é realizar a edição de 2007 nas melhores condições possíveis em Magny-Cours".
O tradicionalíssimo GP da França, que existe desde que a fórmula 1 se chama fórmula 1, já recebeu corridas em Paul Ricard, Dijon, Clermont-Ferrand, Reims, Rouen e Le Mans, antes de chegar a Magny-Cours. Passa, agora, a sofrer com os interesses financeiros do chefão Bernie, que vai tirando os GPs da Europa e criando vários na Ásia. "Criando" é modo de dizer porque quem cria é o Tilke, mas isso é outra história.
Daqui a algum tempo, ao invés de falarmos "vai começar a fase européia", vamos dizer "vai começar a fase asiática".
Enquanto isso, o divertido circuito de Hungaroring tem seu lugar garantido no calendário...

1 comentários:

Pall Mall disse...

Acerca da pergunta que tu me fizeste... Está correcto, Filipe. Este ano, estamos a disputar a edição numero 58 do Mundial de Formula 1. Ao contrário de jogos Olímpicos e afins, não tivemos interrupções devido a guerras mundiais...