sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Não custa pedir

Em 2002 a Ferrari alterou o resultado de dois GPs após a curva da vitória. Como forma de repressão ao anti-espetáculo, a FIA prometeu punir o jogo de equipe na F-1.
Dali em diante, todas as trocas de posição foram feitas pela sombra, embora todos soubessem o que se passava. Demorou mas Montezemolo enfim pediu o fim do disfarce.
''Precisamos falar com o presidente da FIA e acabar com essa hipocrisia", exclamou. "O importante é que você não prejudique os outros. Mas, se for apenas para o interesse da equipe, é algo lindo de se ver num esporte coletivo''.
Luca usou o velho exemplo do Galvão: ''É só lembrar do ciclismo. São os companheiros que levam o corredor principal à liderança do pelotão''.
Existem casos e casos. Em plena fase decisiva, quando há um título em jogo, "hipocrisia" é a palavra certa. Por outro lado, se voltassem a liberar, o livre troca-troca poderia ressurgir, ao menos na teoria, considerando que certas escuderias não tenham aprendido a lição.
O fato é que nesse momento a Federação já tem regrinha demais para se preocupar. O pedido é válido mas dificilmente despertará a atenção de Max Mosley.

6 comentários:

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Felipe:

Jogo de equipe é um pé no saco para aqueles que amam espetáculo como eu. Mas em termos de disputa de título é a ÚNICA oportunidade em que pode ser aceito.

F1 NA GERAL disse...

Todos nós vimos o quão lindo foi o desfecho do GP da Austria 2002; sem esquecer 2001.

Ron Groo disse...

Imagina a cena:
Gp Brasil 2008, a três voltas do final. Kimi em 2º na frente de Massa por apenas 2 segundos. O lider é Alonso.
Hamilton erra no miolo do circuito e bate o carro. Só precisa então que Massa ultrapasse Raikkonen e seja campeão, mas a regra não permite a troca acintosa. Então se ouve no rádio da equipe:
"-Sr. Kimi, por obséquio, faria o senhor o favor de ceder gentilmente a posição de numero dois para o Sr. Massa que vem logo atrás de si? Para que assim possa ele comemorar o titulo de campeão mundial de pilotos do ano da graça de nosso senhor 2008? Ficariamos todos gratos e garanto-lhe que o Sr. Felipe Massa ficaria muito feliz, sendo capaz até de dar-lhe seu champange no pódio antes de estoura-la! Pois não?"
Até terminar este pedido formal para uma ultrapassagem a corrida já teria terminado...

Anônimo disse...

só tem um detalhe q o presidente da ferrari esqueceu. Nas corridas de ciclismo há o sprint final onde TODOS concorrem, no caso da F1 seria o mesmo que um time de futebol amigo do outro, perdesse para evitar o rebaixamento de outro.

Isso é jeitinho, adulteração de resultado.

ACho um jogo justo seria entre os próprios pilotos, travando adversário quem vem atrás, ou coisa do gênero

Marcos Antonio disse...

Bem acredito que o jogo de equipe valha pro final do campeonato,e se tive roportunidade esse jogo de equipe vai acontecer em Interlagos não tenha dúvida.Que seja de um maneira "discreta",digamos.

Anônimo disse...

O piloto é um funcionário de da equipe que busca o título.

Para isso, tem dois pilotos. Os dois na mesma equipe.

A equipe investe milhões na busca deste título e é claro que irá fazer seu jogo.

Se o piloto não colaborar com o companheiro que está em condições de vencer, estaria ganhando para atrapalhar e não ajudar a equipe.

Mandaram o Barrichello embora por não entender isso.