sexta-feira, 14 de novembro de 2008

B wins

39 a 29. Esse foi o placar da disputa entre Toro Rosso e Red Bull em 2008. A equipe A se viu obrigada a amargar um derrota para sua filial.
Uma das primeiras providências para virar o jogo no próximo ano foi promover Sebastian Vettel ao cargo de piloto titular da RBR. Mantido no cockpit, Mark Webber avaliou a mudança interna como um fator de pressão sobre a escuderia.
"Com a vinda de Vettel, acho que o time vai sofrer com a pressão e, principalmente, porque terá de melhorar muito por causa dele. Afinal, a equipe terá de dar a ele, no mínimo, aquilo que a Toro Rosso proporcionou neste ano", e ainda completou: "Penso que, na verdade, isso será bom para o time, pois é importante ter alguém que andou rápido com o mesmo carro, mas em outra equipe. É ótimo ter alguém com esse tipo de experiência. Sempre fui fã de novas idéias. Às vezes, isso ajuda bastante".
"Não se pode simplesmente colocar a culpa na falta de sorte, mas também não podemos ignorar o fato de que Bourdais e Vettel foram sempre mais rápidos que nós em diversas ocasiões. Por outro lado, não sei dizer a razão dessa diferença de performance. E não é apenas por causa de Bourdais ou Sebastian. O fato é que não conseguimos somar pontos o bastante, e isso ficou bem claro", encerrou.
Uma das hipóteses que foram levantadas diz respeito ao motor Renault, que não estava em sua melhor forma quando se deu o congelamento dos propulsores. Por isso é bom frisar que, a partir de 2009, os construtores poderão mexer nos motores, que por sua vez precisarão durar 3 GPs em sequência.
A Red Bull nem pode pensar em perder para a Toro Rosso por dois anos consecutivos. Vettel é um piloto cobiçado e não será fácil mantê-lo até 2010 sem um carro convincente. Mais do que começar bem o ano, também será fundamental desenvolver bem ao longo da temporada para não perder mais terreno no grid. Num ano repleto de mudanças, resta a confiança na mente brilhante de Adrian Newey para alavancar a evolução de um time que, de certo, possui potencial para ir além.

4 comentários:

Paula Mosqueira disse...

seu blog é muito completo.
gostei bastante!

Aderson disse...

Tomara que esse webber tome de lavada do Vettel.
Eu não porque esse cara ainda continua na F1.
Doi ver que piloto como Di Grassi pode ficar sem assento em 2009 e esse bos.. continua ae.

Henry disse...

Caro Felipe Maciel,
Vi seus comentários lá no Lima (F1 Around), conferi seus textos aqui, então vai para a minha lista de leitura diária.

Parabéns e 1 abraço,
Henry

Ron Groo disse...

Acho que é exemplo unico na categoria. B vencendo A...
Ano que vem a coisa inverte... Vettel não estará mais na Toro.