terça-feira, 25 de novembro de 2008

Berger, Toro e Red Bull

Gerhard Berger assumiu metade das ações logo no nascimento da Toro Rosso e, neste ano, vivenciou bons momentos na direção da equipe, tendo como ápice a vitória de Sebastian Vettel em Monza.
Mas a aventura do austríaco se encerra por aqui. A Red Bull anunciou que está retomando os 50% de Berger, que comentou o assunto em tom de missão cumprida: "Sou muito feliz por ter ajudado Didi, que se comprometeu com a F-1 com tanta dedicação, na reorganização do time e neste processo de uso do meu conhecimento".
Ele acredita que a mudança será positiva para o time e explica sua saída: "O apoio à STR já não será feito da mesma forma que tem sido até agora para avançar. Nestas condições, é difícil melhorar o sexto lugar. E andar para trás eu não vou jamais, não combina com a minha natureza".
Didi, ou Dietrich Mateschitz, havia declarado no meio do ano que tinha pretenções de se desfazer da Toro, vendendo sua parte. Com a repentina ascenção da escuderia na segunda fase da temporada, o Mr. Energético se viu em condições de repensar sua posição, e por fim tomou a medida contrária, comprando a outra metade do bolo.
Assim como a parceria McLaren-FI, a consolidação da Red Bull dentro da STR reafirma a lógica de que a FIA está prestes a liberar as equipes-clientes a partir de 2010, embora ameaçasse fazer o oposto há um ano.
Já Gerhard Berger deixa o cargo para entrar na história. Ele se despede com um feito venerável. Comandou o time B que superou a própria matriz. Levou a equipe à sua primeira vitória, enquanto o time A jamais venceu um GP. A dupla com Franz Tost fez da ex-Minardi uma escuderia de respeito.
Ah, sim, claro: Mérito do Vettel também.

6 comentários:

Henry disse...

Felipe,
O que a Toro 'Minardi' fez esse ano contando com o menino VETTEL foi espetacular. Quero ver a nova dupla de pilotos. Parece que o BUEMI está praticamente lá...

Ron Groo disse...

Que pena não...
É sempre bom ver ex-pilotos envolvidos na direção esportiva de equipes. Berger me pareceu ter muito futuro nesta posição.
Uma pena mesmo.

Anônimo disse...

Realmente, Berger parecia ter mto futuro nisso msm. Uma pena ele ter saído, mas fez um ótimo trabalho na STR.
Agora é esperar pelo carro do próximo ano e ver se eles vao ter um piloto tao competitivo qto foi Vettel.

Aderson disse...

Me desculpe mas não é bem assim que eu vejo.
Por mais que o cara seja bilionario, manter duas equipes pesa muito e uma acaba prejudicando a outra.
Tae o caso Honda/Super Aguri.
Era a Honda que bancava parte dos custos da Super Aguri.
Foi só entrar Ross Brawn pra gerenciar a equipe Honda e a brincadeira acabou. Fechou a torneira pra Super Aguri e Caixão/Vela Preta pra eles.
Acho mesmo que 2009 seja o fim de reta pra a Toro Rosso.
Se o Buemi for bem em 2009 e Webber for massacrado pelo Vettel, o Matheschit bota o suiço no lugar do australiano e passa a regua na TR.
Aposto até que ele já tirou o Giorgio Ascanelli da TR pra trabalhar com o Vettel na RBR.

Felipão disse...

Incrível, Berger...

Mas como foi dito, cumpriu sua missão com méritos.;;

Fará falta...

Filipe Furtado disse...

Aderson, se a ideia foi esta o cara não pagaria uma nota para o Berger pela equipe. E a Red Bull pagava qu8ase todas as conrtas da equipe já. Provavelmente o plano é realmente vende-la a media prazo. E provavelmente tio Bernie acenou com algum tipo de incentivo. É bom lembrar existiam fortissimas chances de 2009 ser o ultimo ano da Toro caso não aparece um comprador para a parte da Red Bull. Provavelmente a equipe ganhou mais uma temporada ou duas para arranjar um comprador definitivo.