segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Um treino diferente

Além da FIA, agora temos uma outra entidade engajada em lançar idéias geniais para "melhorar" a Fórmula 1: É Fota...
A última diz respeito ao treino classificatório. O sistema atual é bom, só tem como defeito a questão do combustível, que por vezes entrega a pole àquele piloto que optou por largar mais leve, enquanto competidores potencialmente mais rápidos perdem o direito de sair da posição de honra em virtude da estratégia adotada para a corrida.
Solução óbvia para isso: libera a gasolina na super pole. Mas não... Eles têm que complicar.
O site Autosport contou que o novo formato em estudo consiste em soltar à pista todos os vinte pilotos com a mesma quantidade de combustível. A cada volta o mais lento é eliminado. Após 14 giros, os seis sobreviventes buscam um novo jogo de pneus e novamente igualam o tanque.
A infeliz proposta também visa definir o campeonato no sábado, dando um ponto ao pole position, além de uma quantia em dinheiro.
Ridículo. Péssimo. Um lixo.
Não preciso ficar aqui enumerando os pontos negativos nem prevendo os problemas que a suposta novidade traria ao circo. Essa é uma daquelas idéias na qual você bate o olho e já sabe que não pode dar certo.
Tomara que haja ao menos uma criatura sensata na mesa de reunião da Fota no dia 4 dezembro para que a unanimidade não aprove a idéia e, consequentemente, que ela jamais passe perto da mesa de Max Mosley.
É por essas e outras que as escuderias jamais criarão uma categoria independente. Quando o assunto é regulamento, suas pérolas podem superar as da FIA.

4 comentários:

Fábio Andrade disse...

Eu tenho uma teoria (sempre sonhei poder dizer isso):

Na tentativa de melhorar o espetáculo a qualquer custo, esses gênios vão conseguir fazer cagada onde não precisa. Eu também não concordo com o treino classificatório do jeito que está, mas não acho tão problemático. Ainda é aceitável.

F*da mesmo são essas idéias que aparecem vez por outra...

Felipão disse...

Os caras querem reinventar a lâmpada...

um absurdo isso...

Faria como era antigamente, com a sexta feira valendo também...

Ron Groo disse...

Apoiado Maciel... É fota mesmo.
Desculpe a ausência, estava doente ainda.

Anônimo disse...

Pode crer Felipão.

Sou mto mais akele sistema de qualify de sexta e sábado. Eles estão tentando arrumar a c*gada que eles fizeram e vem com essas idéias ridículas.

Abços pra todos.