domingo, 2 de novembro de 2008

LEWIS HAMILTON CAMPEÃO

Ele iniciou o ano com o peso de ter perdido o campeonato anterior por pura afobação. Começando tudo do zero novamente, seria colocado à prova sua capacidade de liderar uma equipe sem a companhia de um piloto experiente para comandar a evolução do carro.
No princípio, tudo pendia a favor da Ferrari. Muitos acreditaram que o duelo da temporada não passaria de uma batalha interna da escuderia italiana. Mas a McLaren cresceu, Lewis trabalhou bem junto ao time e o jogo virou de lado.
Hamilton dominou a tabela por mais tempo do que qualquer outro piloto. Cometeu erros, alguns até bizarros. Muitas vezes abusou devido à própria personalidade agressiva dentro do cockpit. Mas esse é Lewis Hamilton, um competidor que costumeiramente pensa na vitória de cada batalha, e raramente na vitória da guerra.
Na corrida da decisão, ostentava sete pontos de folga com relação ao adversário, que por sua vez corria em casa, contando com o apoio da torcida mais calorosa da F-1. A sombra da final de 2007 pairava sobre ele. Era uma prova diferente. Chegou a hora da batalha decisiva, é momento para se pensar na guerra.
A McLaren preparou o inglês excepcionalmente bem para o GP do Brasil. Guiando com a cabeça, Lewis aceitou ocupar as posições intermediárias que bastavam para a conquista do campeonato. Nas voltas finais, o teste mais rigoroso: Sebastian Vettel deixa Hamilton para trás e abre uma contagem regressiva que exige que o britânico recupere a colocação em nome do título. Imagina o que se passa na mente de um piloto sob tais circunstâncias...
Sem arriscar mais do que deveria, perseguiu o alemão sob alta adrenalina, protagonizando a cena da definição, um episódio épico que entra automaticamente na história da categoria. Mas o pivô acabou se tornando Timo Glock, o único piloto com pneus de pista seca posicionado mais à frente, que sofreu com o aperto da chuva e viu seu desempenho ruir.
A temporada como a de 2008 não poderia ser encerrada sem a interferência de São Pedro. Os céus promoveram uma série de emoções durante todo o ano. E, no último instante, deu Lewis Hamilton.
É, sem dúvida, um piloto fantástico. Vice na estréia e campeão logo em seguida. Líder de uma das escuderias mais tradicionais da F-1. O título foi merecido, o troféu está em boas mãos. Possivelmente, este será o primeiro de muitos.

13 comentários:

Felipão disse...

Foi a coisa mis fantástica que já vi, Felipão

De tirar lágrimas dos olhos...

Marcos Antonio disse...

O Final foi excepcional,de bate rno peito e dizer: eu presenciei um dos maiores moentos da história da F1! Hamilton mereceu,mas 20% de seu titulo foi feito das cagadas da Ferrari.Espero que a arrogância não o domine pois ele tem um futuro radiante na sua frente

Speeder76 disse...

O Hamilton é, sem dúvida, o melhor piloto deste pelotão, neste momento. Cometeu menos erros do que Massa e Raikonnen, e só não ganhou mais cedo porque a FIA não deixou...


Nâo recriminem o Glock, somente fez uma aposta do qual saiu a perder. Se tivesse ganho, tavam todos a comemorar no Brasil...


Foi um final digno de um filme de Alfred Hitchcock. Nunca, em mais de 25 anos de Formula 1, fiquei tão nervoso ao ver uma corrida.

Anônimo disse...

Vou te contar um fato. Eu moro em um morro de Copacabana. Dessa localizacão, é muito fácil escutar quando ao pessoas nas ruas, ou em suas casas vibram. Isso é mais comum nas partidas de futebol, quando o Flamenfo faz um gol, você fica sabendo pelos gritos que vem da rua.

E não é que no momento que o Sebastian Vettel ultrapassou o Hamilton, foi absurda a vibração dos espectadores que assistiam a corrida. Desde que eu me lembre, isso nunca aconteceu com corridas de fórmula 1.

Parabéns ao Hamilton, conseguiu mais pontos que todo mundo nessa temporada. Mas para nós brasileiros, ficou um gosto muito amargo. Nessa hora não dá para não lembrar nas besteiras que a Ferrari cometeu durante toda a temporada. O reabastecimento no Canadá, o motor na Hungria e o pirulito eletrônico em Cingapura.

Mas eu concordo com o Galvão. Temos um grande piloto, que pilota pela Ferrari e que é um dos melhores do mundo.

Parabéns Felipe Massa.

Aderson disse...

Os erros da Ferrari foram fatais pro Felipe Massa.
Com certeza não era o ano dele.
Maior prova foi esse final do GP Brasil.
Esse titulo era pra ser do Hamilton mesmo.
Alias, um premio merecido pra ele esfregar na cara desses racistas FDP que perseguem o piloto.

Anônimo disse...

Gostei do "fato" do Abutre sobre o Morro de Copacabana.

Eu acompanho F1 desde 1972 e nunca vi uma final assim.

Ron Groo disse...

Eu estou de acordo com o Felipão.
Presenciamos um dos maiores fatos da f1 em toda a historia. Sensacional.

Leandrus disse...

Hamilton precisando passar Vettel em 2 voltas para ser campeão daria um bom "Challenge" pro F-1 do Nintendo 64! hehehe

E realmente, vimos um final de campeonato simplesmente espetacular, um dos mais dramáticos da F-1. Quem viu isso, tanto em Interlagos quanto na tv, vai ter história para contar no futuro.

Fábio Andrade disse...

Maciel, Hamilton foi tão disciplinado que quase deixa escapar o título. Mas a sorte lhe sorriu de forma incrível.

Uma consagração épica!

Anônimo disse...

Parabens a todos, principalmente ao guerreiro Massa que lutou até o fim, se nao fosse pela equipe massa teria ganhado, mas o ano que vem ja está prometido ao nosso FElipe, VAMOS EM FRENTE

Anônimo disse...

NADA MAIS JUSTO DO QUE O TITULO PARA HAMILTON, A FERRARI RELUTOU ATÉ O ULTIMO MOMENTO PARA APOIAR MASSA, ATÉ PENSOU EM DISPENSALO NO FINAL DO ANO, POIS É MUITO DIFICIL LIDAR COM O MESMO, O COMPANHEIRO DE MASSA É QUE TEVE MUITO AZAR E OS PONTOS FORAM CAINDO NO COLO DE MASSA, SOMENTE A DUAS CORRIDAS DO FINAL É QUE A FERRARI DECIDIU APOIAR MASSA, NAO POSSO DIZER QUE ELE NAO É UM BOM PILOTO, MAS ELE SE ACHA O REI, QUANDO ELE DISSE QUE (PERDOAVA O MECANICO NAQUELE ABASTECIMENTO) CREDO, FIQUEI INDIGNADO ELE SE ACHA UM DEUS, ACREDITO QUE ELE VAI SER CAMPEAO AINDA, MAS ESSE ANO ELE NAO MERECIA.

Kauê Gouveia Lima disse...

FOi emocionante o final,Quando vi na penultima volta,Vettel passando,um grande corredor,meu coração batia a mil,mas infelizmente timo glock não aguentou com seu peneu duro.

Massa mereceu,se n fosse erros bestas da ferrari.

Anônimo disse...

Salve Felipe.. demorei, mas não vou deixar de comentar essa.

Meu peito doía de tão doido que tava meu coração no final da corrida. QUando o Vettel passou o Lewis, e eu vi que o Hamilton nunca passaria de novo nem que tivesse mais 200 voltas, pensei em todos os palavrões que conhecia. Em como meus colegas tirariam sarro... ehehhe... pra você ver, como eu sou torcedor ferrenho da McLaren.

"Se não for campeão hoje, não vai ser nunca", pensei. Aí apareceu o Glock não se aguentando e foi só alegria.

Genial, sensacional o final. Antológico. Um grande campeonato, grandes pilotos.

E o Vettel ainda vai colocar todos eles no chinelo...