A FIA divulgou mais um calendário de 2009. A cada nova lista, considera-se automaticamente que se trata de um anúncio provisório, até que se prove o contrário. Desta vez não é diferente.
O Mundial começa tarde, muito tarde. Nos últimos dias do mês de março, quase abril. Em compensação, as quatro provas da primeira fase oriental serão aniquiladas em apenas cinco semanas. Austrália seguida de Malásia, catorze dias de folga, China seguida de Bahrein.
Sim, a China pula do final da tabela para o início, em 2009. O Grande Prêmio do Canadá segue descartado pela entidade, embora o governo tenha anunciado esforços para reaver a posição da tradicional pista no calendário. A França está seguramente fora.
Será vez de Nurburgring sediar na Alemanha, mas devido aos direitos de Hockenheim, o GP deve se chamar Europa, como de costume. Valência passaria a ser Grande Prêmio do Mediterrâneo. No Japão, Suzuka retorna, pena que sob ameaça de receber uma etapa noturna. O GP do Brasil deixa de receber a corrida de encerramento e cede espaço para mais um projeto de Hermann Tilke que sai do papel: Abu Dhabi. Ao menos não é urbano.
A Federação também comunicou que a questão dos comissários sofrerá certas alterações na próxima temporada.
Um novo sistema de replay será implantado para que as decisões sejam tomadas durante a corrida, e não depois.
O processo de seleção de comissários se tornará mais rogoroso, e a atuação dos mesmos, mais transparente. A cada penalty, haverá a explicação por escrito no site da FIA e da F-1, bem como um vídeo divulgado para auxiliar a argumentação. Somente será permitido um comissários local, os outros dois serão obrigatoriamente internacionais.
Assim, espera-se não só melhorar a qualidade das decisões como também diminuir o número de pessoas que vivem perturbando porque pensam que os comissários da FIA são contratados por alguma equipe para punir a rival. Mas gente discordando de punições nunca deixará de existir. Isso é natural, característica própria de qualquer criatura racional. Exigir mais do que transparência, porém, é impossível. A FIA fez a parte dela desta vez.
Edit: Fui checar e parece que o problema com Hockenheim já fora resolvido. Nurburgring receberá mesmo o GP da Alemanha, deixando Valência livre para usar o nome de Europa. Obrigado a quem me alertou nos comentários.
4 comentários:
O homem é um animal político.
Ou seja, os torcedores são.
Assim, sempre teremos quem estará contra alguma decisão de comissário.
As mães dos comissários também merecem receber uns elogios vez enquando.Isso não é privilégio apenas de mães de árbitros de futebol.
E o Canadá hein!! Deixe o lugar dele vago ai na lista.
Na verdade o Grande Prêmio da Europa será mesmo Valência, e o da Alemanha será Nurburgring...
Esse problema com os tais direitos de uso do nome "Grande Prêmio da Alemanha" acabou em 2007, agora Nurburgring pode usar por direito o nome "Grande Prêmio da Alemanha".
Sendo assim, não há necessidade de usarem, ridiculamente diga-se de passagem, o nome "Grande Prêmio do Mediterrâneo".
Ah sim, me esqueci... Concordo com seus comentários sobre os comissários, a FIA mandou bem dessa vez. Só espero que não fiquem reclamando denovo ano que vêm por causa das punições rigorosas, o chororô em Spa foi determinante para que as decisões tomadas no Japão fossem do jeito que foram. Se não tivessem reclamado tanto, talvez aquelas punições rigorosas não ocorressem no GP do Japão.
Nossa...
QUe bagunça esse lance do GP da Alemanha...
Incrível que, em sites de estatísticas, por exemplo, teremos lacunas nas disputas desse tradicional GP...
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