domingo, 8 de junho de 2008

BMW em grande estilo

De longe, foi a melhor corrida da atual temporada.
Tudo começou muito tranquilo, com uma largada segura, sem nenhuma batida. Nas primeiras filas, o único que se atrapalhou foi Fernando Alonso, que caiu para quinto.
Até a volta 13 parecia uma corrida normal, até que Sutil encostou com problemas, provocando a intervenção do safety car.
Assim que liberaram a entrada nos boxes, os pilotos que fariam duas paradas resolveram entrar. A Ferrari chamou os dois. Kimi Raikkonen e Robert Kubica disputavam posição após o reabastecimento e pararam um ao lado do outro na saída do pit lane, onde esperavam anciosamente pela luz verde. Distraído, Lewis Hamilton vinha logo atrás e não notou o sinal vermelho, o que culminou em uma das maiores lambanças da carreira do inglês. Ao tentar desviar do polonês, encheu a Ferrari do finlandês e encerrou o fim de semana dos líderes do campeonato.
Depois da prova, os comissários resolveram punir tanto Lewis quanto Rosberg - que bateu de leve na McLaren do inglês logo em sequência - com a perda de dez posições no grid do próximo GP.
O incidente consistiria num grande lucro para o Massa se ele não tivesse enfrentado um problema no reabastecimento. A equipe chamou o brasileiro novamente na volta seguinte, por isso acabou caindo para o fim do grid.
Os nove pilotos que partiriam para uma parada só se posicionaram à frente do Robert Kubica, que se manteve à frente de Fernando Alonso, seguido por Nelsinho Piquet, que havia feito boas ultrapassagens e fora beneficiado com o safety car.
Rubens Barrichello liderou algumas voltas depois que Nick Heidfeld parou. O alemão conseguiu retornar à frente do companheiro, mas lhe cedeu posição numa inteligente manobra da BMW para segurar o ritmo de Alonso.
Nelsinho Piquet, por sua vez, perdeu o controle do R28 e ficou atravessado na pista. Quando voltou, viu o Massa passar pertinho mas felizmente não houve o choque. Mais tarde, o Briatore levaria as mãos à cabeça com os abandonos de seus dois pilotos. Alonso bateu e culpou o câmbio, Piquet teve problema nos freios.
Fisichella raspou o muro voltas antes de girar e bater no mesmo ponto. Nakajima também não completaria a prova.
Enquanto isso, Robert Kubica e Nick Heidfeld batalhavam indiretamente pela vitória. Somente o polonês faria uma nova parada, mas a distância que abriu em relação ao alemão já era segura. Kubica voltou na ponta, de onde não saiu mais. Finalmente chegou a tão esperada primeira vitória dele e da equipe. De quebra, Robert sai do Canadá como líder do campeonato.
Quem também fez uma corrida excepcional foi Felipe Massa. Andando sempre no limite para se recuperar do falho pit stop, o brasileiro foi quem mais completou ultrapassagens na corrida. Na mais empolgante delas, Felipe aproveitou a investida de Heikki Kovalainen sobre Rubens Barrichello no hairpin para jogar por dentro e passar os dois de uma só vez.
Mais tarde, Felipe iria aos boxes para realizar o último pit, e retornar para passar novamente os mesmos adversários que havia superado anteriormente. Por fim, chegou em quinto, entre Timo Glock e Jarno Trulli. As Toyotas conquistaram um grande resultado apesar de todas as dificuldades que o carro enfentou para se adequar à pista canadense.
Outro que se superou foi o Rubens. Dentro de um bólido lento de retas, ele marcou pontos pelo segundo GP seguido, resistindo à forte pressão em muitos momentos da prova. Cruzou a linha de chegada em 7º, à frente de Sebastian Vettel, que também pontuou pela segunda etapa consecutiva.
Heikki Kovalainen tanto brigou, tanto ultrapassou, que terminou em 10º. Estranho o desempenho do finlandês. Ele ainda possui 15 pontos na tabela e sua equipe, a McLaren, tem 53, contra 70 da BMW e 73 da Ferrari. É hora de acordar, Heikki...
Atrás da dobradinha da BMW, David Coulthard recebeu a bandeirada para subir no 62º pódio de sua carreira, deixando o Rubinho para trás nas estatísticas. O escocês começou a disparar em direção ao terceiro lugar com a entrada do safety car e soube manter o bom ritmo até o final. Nada mal para quem vivia uma fase marcada por batidas em quase toda corrida.
A F-1 chegará em Magny-Cours tendo como líder Robert Kubica, que bate o vice-líder Lewis Hamilton por 42 a 38. Felipe Massa está empatado com o britânico, ambos com 3 pontos de vantagem sobre o Raikkonen.
Depois de Mônaco e Canadá, podemos esperar uma etapa mais normal na França. Por isso, a Ferrari, que não venceu nas últimas duas, pode voltar a se sentir favorita. Pelo menos em tese. São duas semanas de intervalo até o dia 22, quando a F-1 corre - possivelmente pela última vez - em Magny-Cours.

9 comentários:

Anônimo disse...

Concordo em numero, genero e grau. Foi a melhor corrida do campeonato até agora. Um tanto estranha, afinal o Couthard chegou em terceiro e nem bateu em ninguém.
E foi outro dia de um Hamilton ter um dia de David Couthard.
No fundo acho que o Lewis fez aquilo em solidariedade ao pai dele. hehehe

Anônimo disse...

Todas as corridas desse ano estão sendo boas, Mônaco e Barcelona foram muito boas quanto essa de hoje no Canadá, com três equipes e pelo menos quatro pilotos na briga fica sensacional o campeonato

http://netesporte.blogspot.com/

Anônimo disse...

O Hamilton não viu o sinal vermelho, ok, mas nem a Ferrari do Kimi??? Inacreditável esse acidente!

Um foi punido em 10 posições pela enorme lambança e o outro por um leve toque!!! Não entendo essa justiça.

Anônimo disse...

Concordo com o NET ESPORTES, as corridas esse ano estão proporcionando muita mais emoção desde "sei lá quando". Faz muito tempo mesmo!!!

Engraçado que a família hamilton conseguiram destruir um porsche, mercedez e uma ferrari em só um fim de semana!

Abraços,

Rodrigo Segura

Anônimo disse...

Vai ver ele é daltônico pra vermelho...

Marcos Antonio disse...

Melhor corrida do campeonato!E pior do campeonatopra Williams...snif

Que cagada do Hamilton,é incrivel como ele consegue ir de bestial à besta em apenas um dia!
o campeonato tá pegando fogo agora!

Loucos por F-1 disse...

Essa corrida foi sensacional!
A vitória do Kubica já estava batendo na trave faz tempo e ele mereceu muito essa conquista no Canadá. Ainda de quebra o polonês é lider do campeonato.

Felipe Massa deu um show de pilotagem e fez grandes ultrapassagens. A barberagem de Hamilton foi ótimo para o Felipe que está a apenas quatro pontos do lider.

Abração!

Leandro Montianele

Leandrus disse...

Finalmente Coulthard esteve longe dos problemas e conseguiu uma boa posição na corrida; e que posição, rs!

E se Hamilton continuar fazendo lambanças, não será mais comparado com Senna, e sim com Mansell. Esses erros estúpidos são coisas de inglês, rs

Ateh!

Unknown disse...

concordo com net esportes, F1+ e Loucos por F1: que ano fantastico
aleluia o fim do TC trouce a F1 de volta!!

a ultrapassagem de Massa foi realmente magistral, no pavimento estragado uma triple ultrapassagem perfeita. me fez pular da poltrona

falou