A matéria da revista Auto Motor und Sport caiu como uma bomba no circo da Fórmula 1, provocando, inclusive, a rápida reação de Max Mosley.
A publicação denunciou a possibilidade de boicote dos pilotos ao GP da Inglaterra como forma de retaliar as taxas abusivas da superlicença. Até o ano passado, a FIA cobrava o valor fixo de € 1.690 mais € 447 por ponto conquistado. Em janeiro deste ano, a Federação, por livre e espontânea vontade, resolveu elevar o roubo a € 10 mil mais € 2 mil por ponto obtido.
De acordo com a revista alemã, um certo piloto - não identificado na matéria - que pretende participar do boicote exemplificou a situação analisando a posição de Robert Kubica: "Ele não está ganhando muito, mas sua licença custa 10% do que ele recebe".
Em Magny-Cours, a imprensa investiu no assunto, e os pilotos aproveitaram para reclamar dos altos custos, porém não houve ninguém que reconhecesse abertamente a idéia da greve em Silverstone, pelo contrário, os comentários tendiam mais para o lado da diplomacia.
A chance de resolução diplomática não tardou a aparecer. Max Mosley logo emitiu uma carta demonstrando interesse em realizar uma reunião com os membros da GPDA, mas não marcou data nem hora nem lugar.
O risco de boicote parece ser a pressão necessária para que as regras sejam alteradas, porém não passa de um risco. A união e a disposição dos pilotos para tal manobra não chega a ser tão elevada assim.
É bom o Mosley aceitar os protestos e baixar logo o preço, afinal ele já tem problemas demais para se preocupar. Sem contar que não há uma justificativa suficientemente plausível para cobrar mais de quem faz mais pontos. Não parece ser uma questão difícil de se resolver, pena que o presidente seja tão talentoso para complicar as coisas sempre que possível.
7 comentários:
Não haverá nenhuma greve, até porque a classe de pilotos da F1 é extremamente desunida. Se fosse na Indy ou Nascar ainda vá...Além do mais eles ganham o suficiente pra pagar essas taxas. Pior aconteceu com o saudoso Ayrton, ameaçado de não receber a super licença pra temporada de 1990, pelas declarações feitas devido a sua desclassificação numa corrida vencida no ano anterior, que lhe custou o título em favor de Prost. Licença por grana é uma coisa e eles podem pagar. Licença por política é outra bem diferente.
já foi dito pela GPDA que não vai haver boicote.
Mas que é estranho é. Afinal quem faz mais pontos tem que pagar mais... Ridiculo.
Realmente é melhor o Mosley baixar esse preço, porque a sua batata já está bem assadinha.
Acho muito difícil acontecer uma greve, envolve muito dinheiro tudo isso.
Abração!
Leandro Montianele
deixar de correr eles não vão deixar,e Mosley não vai estar muito a fim de baixar...Talvez seja parte da sua "vingança" contra o circo da F1 que praticament eo excecrou.ele está atingido o lado mais fraco(o dos pilotos)depois quem sabe ele vai atacar o lado mais forte...
abraços
Ola, faz algum tempo que não comento, mas sempre passo por aqui. COm relação ao boicote, eu duvido muito que isto ocorra. Atualizei o blog e espero ter mais em breve.
ABraços
Keep in touch!!!!Fleetmaster
Será que é por isso que o Barrichelo não pontua muito?
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