sábado, 21 de junho de 2008

Raikkonen e a pole 200

Num duelo decidido nos centésimos, Kimi Raikkonen bateu Felipe Massa na disputa pela posição de honra para a largada do GP da França. De quebra, o finlandês escreveu seu nome na história da Ferrari ao cravar a pole número 200 da equipe.
Se na pista o campeão é rápido, fora dela talvez seja um tanto quanto destraído. Raikkonen recebeu uma multa de €5 mil (cerca de R$ 12,5 mil) por chegar atrasado na coletiva de imprensa.
Felipe Massa parte da segunda posição após uma volta agressiva, marcada por pequenos erros, forçando o carro ao limite. Seu companheiro, em contrapartida, pôde se dar ao luxo de abortar a última volta para economizar combustível para amanhã. Pode ser que o Kimi esteja ligeiramente mais leve.
Mais uma vez, Fernando Alonso fez uma excelente classificação, por isso largará em terceiro, logo à frente de Jarno Trulli.
Ao contrário desses dois, Heikki Kovalainen não brilhou e larga apenas em quinto. Lewis Hamilton havia conquistado o terceiro posto, mas cai dez posições em virtude da patacoada que inventou nos boxes do Canadá.
A BMW enfrenta sérias dificuldades na pista francesa. Robert Kubica levou seu F1.08 à 6ª colocação, enquanto Nick Heidfeld sequer chegou a disputar a super pole.
A dupla da Red Bull larga nas posições 7 e 8, com Webber e Coulthard, respectivamente. Já os Sebastiões da Toro Rosso ficaram no Q2. Correndo em casa, Bourdais é 14º; já Vettel, 12º.
Nelsinho Piquet quase passou para o Q3. O desempenho não surpreendeu mas foi melhor do que de costume. Parte de 10º neste domingo, dividindo a quinta fila com Timo Glock.
Kazuki Nakajima foi atrapalhado por Kovalainen no início do treino, de qualquer forma não passaria muito da 15ª colocação que obteve. Melhor do que largar em último, como é o caso de Nico Rosberg, punido em dez posições por ter imitado a barbeiragem do Hamilton há duas semanas.
Numa pista incompatível, a Honda só superou a Force India. Entre os pilotos da Williams, aparecem Button, Barrichello, Fisichella e Sutil nessa ordem.
A largada, marcada para às 9h, será uma parte importante da corrida. Raikkonen e Massa começam a disputar a vitória na primeira curva, e sem espaço para qualquer outro adversário. Neste domingo, é Ferrari contra Ferrari.
Heikki Kovalainen, mais do que marcar pontos, precisa provar que tem capacidade de brigar pelo pódio a bordo de um carro capaz de brigar pelo pódio. Enquanto isso, o Hamilton se diverte buscando posições na raça, é sem dúvida um forte candidato a showman da corrida.

3 comentários:

kimi_cris disse...

Qualificação com os pilotos a marcarem tempos muito perto uns dos outros apesar da pole do Kimi aposto acho que o felipe Massa deve vencer.

Marcos Antonio disse...

Essa dobradinha da Ferrari está garantida.Hamilton show man?Acho difícil,Magny Cours é muito travado,se ele pontuar já é lucro!

abraços!

Leandrus disse...

Multa por chegar atrasado em coletiva? Putz...

Alonso conseguiu ótimo resultado nos treinos. Vamos ver se dessa vez ele não joga tudo pela janela como fez em Monaco e no Canadá...

Ateh!