domingo, 24 de agosto de 2008

Hat trick e hang loose

A Ferrari fez força mas não foi capaz de estragar o domínio de Felipe Massa neste domingo.
Mais uma série de falhas da escuderia italiana marcaram o primeiro Grande Prêmio em Valência, que prometia muitos pegas, entrada de safety car, algumas adversidades, porém acabou se revelando uma prova normal na temporada.
Com isso, Felipe não enfrentou grandes problemas para conquistar a vitória em seu 100º GP na Fórmula 1.
Na largada, Kimi Raikkonen perdeu a posição para Heikki Kovalainen e teve de passar a corrida atrás do conterrâneo da McLaren.
Um choque entre Kazuki Nakajima e Fernando Alonso provocou o primeiro abandono, para o desânimo dos espanhóis. A Williams providenciou um novo bico para manter o japonês na pista.
A outra batida aconteceria mais tarde, graças a David Coulthard, que fez mais uma vítima. Apenas por esporte...
Nelsinho Piquet sofreu um dano na asa-ponte de seu R28 e preferiu não perder tempo para trocar o bico. Levou assim até o final e cruzou a linha em 11º. Melhor para a concorrente Toyota, que pontuou com Jarno Trulli e Timo Glock, numa boa exibição da dupla.
As patacoadas da Ferrari tiveram início no segundo pit stop. A equipe liberou Felipe no instante em que Adrian Sutil saía pelo pit lane. Massa evitou o choque, mas depois da prova recebeu a multa de € 10 mil.
Posteriormente, foi a vez de Kimi Raikkonen. Neste caso, foi culpa da afobação do piloto, que acelerou sem o consentimento do time. Arrastou a mangueira de combustível, atropelou o mecânico e perdeu de vez a briga contra o finlandês da McLaren.
Para a o grupo vermelho fechar a conta, só estava faltando repetir a explosão do motor de segunda corrida, semelhante ao ocorrido com Felipe na Hungria. Na volta 45, não faltava mais nada, porque Kimi Raikkonen abandonou com pane no propulsor.
Sebastian Vettel conquistou um excelente resultado, somando três pontos na tabela. Nico Rosberg, 8º, cumpriu a expectativa da Williams para este GP levando o FW30 à zona de pontuação.
O tão esperado safety car não entrou na pista. O incidente mais ameaçador foi o leve toque de Sutil na barreira de pneus, que o forçou a banadonar. Mas ficou só na ameaça, não houve necessidade de acionar o carro de segurança.
Ao Nick Heidfeld, sobrou o lugar dos bobos. No caso da Honda, foi um fim de semana para esquecer. Rubens Barrichello, largando dos boxes, que o diga.
Abrindo vantagem a cada volta, Felipe Massa bateu Lewis Hamilton de maneira incontestável. Robert Kubica de volta ao pódio, num merecido terceiro lugar. Heikki Kovalainen fechou em quarto.
O campenato tem Hamilton líder com 6 pontos de sobre para Massa, que carrega uma diferença de 7 em relação a Raikkonen.
Dentro de duas semanas, o finlandês terá uma valiosa chance de recuperar sua moral, guiando no circuito onde costuma se destacar: Spa-Francorchamps.
Felipe usará propulsor de segunda corrida. Pelo visto, precisará de um santo forte para completar a prova.
E a Ferrari? Escolhe ou não escolhe o primeiro piloto? A equipe anda perdidinha...

7 comentários:

Anônimo disse...

Exato, foi uma corrida normal. Tirando o acidente com o mecânico.
Teve tudo que um GP nas pistas Tilke podem ter.
Culthard fazendo besteira, bico quebrado da Williams, Ferrari estragando a corrida de pelo menos um de seus pilotos, e olha que tentou estragar dos dois...
E no fim uma vitória do piloto que esta em melhor fase no campeonato.
E sem contar a beleza do lugar.
Ah e teve também a falta de disputas e ultrapassagens como também é normal nos Tilkes...

Felipão disse...

ah sim...

por falar em centenários, parece que o Brasil tá próximo da vitória número 100

Leandrus disse...

Do jeito que são essas pistas novas, toda vez que falarem que uma nova pista entrará no calendário da F-1, teremos que fazer protestos homéricos por todo o mundo. Se não conseguirmos banir esses circuitos novos desse jeito, só matando o Ecclestone mesmo.

Corrida chata. Emoção mesmo só com as trapalhadas da Ferrari. Muito, mas muito pouco...

Ateh!

kimi_cris disse...

Acho que o Tilke não devia fazer nem mais um Circuito, deve parar já antes que a situação piore, nós queremos ver corrida animadas, não corridas monotonas, raikkonen assumiu culpa do acidente, estava a ver que não.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

kimi_cris disse...

Acho que o Tilke não devia fazer nem mais um Circuito, deve parar já antes que a situação piore, nós queremos ver corrida animadas, não corridas monotonas, raikkonen assumiu culpa do acidente, estava a ver que não.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Anônimo disse...

mmmmmm...desculpem, mas eu não tô entendendo o lance a respeito das pistas feitas pelo Tilke.

Por exemplo: na Alemanha, a pista foi remodelada pelo Tilke, e tivemos uma corrida emocionante, com ultrapassagens no final.

Na Turquia, outra pista feita pelo Tilke, aliás inteirinha, de novo, tivemos ultrapassagens, incluindo a ultrapassagem do Lewis no Massa, algo dificil se considerarmos com os carros estavam parelhos naquela corrida...

Ontem na etapa de Valência da GP2, tivemos ultrpassagens e uma corrida relativamente combativa entre os carros, algo bem diferente da corrida chata de hoje na mesma pista!

A culpa, na verdade, é da aerodinâmica que deixa os carros nervosos e não das pistas que são largas e com retas quilometricas para os pilotos pegarem o vácuo.

No ano que vem, com os carros mais limpos de sujeira aerodinâmica, com certeza teremos mais ultrapassagens e emoçoes como na Alemanha e Turquia.

Abs.

Anônimo disse...

Olha eu esperava mais desse GP.
A corrida nao fez jus ao circuito e à festa.Talvez pela sujeira em pista,talvez pela falta de ousadia dos pilotos...sei lá...

Espero que ano que vem melhore.

O maior "stress" da corrida esteve no box da Ferrari...rs