O site Tazio lançou um furo bastante positivo para o automobilismo brasileiro: em 2009, dois novos campeonatos estão para nascer: a F-3 Light e a F-Universitária.
Para conferir a matéria na íntegra, é só clicar.
As lacunas existentes entre o kart e a categoria sul-americana serão preenchidos. A idéia é construir degraus na seguinte ordem crescente: kart, F-U, F-3 Light, F-3 sul-americana.
O responsável pelas novas categorias, Dilson Motta, contou detalhes de ambas.
A Fórmula Universitária receberá os pilotos que acabam de deixar o kart, que jamais tiveram experiência com monopostos. Das características do bólido, destacam-se a baixa carga aerodinâmica e o câmbio simples, em 'H', para valorizar o braço dos jovens competidores em sua evolução nas pistas. Os modelos deverão apresentar fatores ecologicamente corretos, como o uso do etanol e a carenagem de fibra vegetal. Os pilotos não podem exceder a faixa dos 17 anos, os carros das escuderias serão todos iguais e a organização fornecerá subsídios para as instituições.
O grid será formato por dez equipes - lê-se universidades -, cada uma provida de dois carros e dois pilotos. Uma comissão executará o processo seletivo, estudando os estados de RS, SC, PR, DF, SP, RJ.
Consta que a F-U estimulará 14 cursos de cada universidade. Nas palavras do Tazio: "Quem cursa engenharia mecânica, por exemplo, será engenheiro de carro; quem faz educação física dará atenção à preparação dos pilotos; um estudante de psicologia cuidará da parte psicológica dos competidores de sua escuderia. Além disso, os pilotos ganharão um curso de inglês com a intenção de que cheguem fluentes nesse idioma à Europa".
Subindo para o patamar posterior, chegamos à Fórmula 3 Light sul-americana. O objetivo da F-Universitária é servir de impulso do kart para a F-3. E o campeão daquela recebe desconto para participar desta.
A Light, evidentemente, é mais barata que a sul-americana principal. Para disputar uma temporada, o piloto precisará de algo em torno de R$ 350 mil. Os chassis Dallara estarão presente nas duas categorias, porém a incipiente divisão inferior usará modelos de 2008 e propulsores limitados.
A categoria Light acompanhará a F-3 matriz em todas as etapas, inclusive nas poucas rodadas exteriores ao Brasil. Já os monopostos da Universitária circularão apenas em território nacional, em pelo menos seis corridas duplas.
A iniciativa é de se tirar o chapéu. Carente de campeonatos intermediários desde a extinção da F-Renault, o surgimento dessas duas novas categorias era justamente o que o automobilismo brasileiro precisava.
Antes que perguntem, as imaginárias F-Fiat e Copa Linea não passaram de boato emitido por um outro site brasileiro. Felipe Massa afirmou que tem de se preocupar com sua carreira de piloto e dificilmente teria tempo para financias novas categorias por aqui. Mas que futuramente gostaria sim de cooperar de alguma forma com o automobilismo nacional.
Essas últimas duas parecem bastante longe da realidade, porém a F-U e a F-3 Light dão pinta de que estream logo em 2009. Que assim seja.
4 comentários:
São iniciativas sensacionais.
E o Tazio quando solta um furo, não é? Ninguém tem de sair correndo atrás, Pode ir que é firme.
Fenomenal!!!Finalmente alguém resolveu pôr a "mao na massa" e valorizar o nosso automobilismo.
Se nao temos mais pilotos brasileiros nas categorias máximas do automobilismo é pq ninguém antes havia dado a atençao devida.
CLAP!CLAP!CLAP! Tomara que dê muito certo!
Muito boa notícia Felipe. Tomara que isso dê certo e tenhamos bons resultados logo.
Grande abraço.
SAVIOMACHADO
Bem que o Tazio poderia ter dito: "Quem cursa engenharia mecânica, por exemplo, será engenheiro de carro; QUEM ESTUDA JORNALISMO VAI COBRIR AS CORRIDAS"
Enfim, uma senhora iniciativa. Necessária e muito sonhada. Um país com a tradição do Brasil precisa formar pilotos dentro de casa.
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