Duramente vitimada pela crise, a equipe Honda se vê diante da trágica realidade: dar adeus à Fórmula 1.
Em meio à calmaria do início do mês de dezembro, o site Grand Prix revela a bomba prestes a explodir. A queda dos negócios não combina com a posição de quarta escuderia mais gastadora do grid. No importante mercado americano, por exemplo, as vendas sofreram uma baixa de 32%. As ações da empresa na Bolsa de Tóquio declinaram em 5%. Esta é a maior queda livre vivida pela Honda nos últimos 27 anos. A instituição retoma um contexto semelhante ao de 2000, o que implica em jogar oito anos de crescimento pela janela.
Os funcionários do time deram início a um tiroteio de currículos, buscando ocupação em alguma outra equipe da Fórmula 1.
É insustentável. Pode esquecer o showzinho dos testes, todas as circunstâncias apontam para o fechamento das portas na categoria, ou então para a venda da escuderia.
Logicamente, põe-se em cheque, neste momento, a situação de Barrichello, Senna, di Grassi, Petrobrás e tudo o mais que se relaciona com a (ex)equipe. Até mesmo a rival Toyota acendeu a luz vermelha, mas suas dificuldades podem sugerir uma retirada mais tardia, possivelmente em 2010.
A crise está aí, e talvez estejamos diante apenas da ponta do iceberg. A era das montadoras pode estar vivendo seus últimos momentos. A cada instante que passa, a Fórmula 1 corre risco de sofrer mudanças cada vez mais surpreendentes.
7 comentários:
É, tocou num ponto durissímo.
E os contratos vigentes com a Petrobras?
E a situação dos pilotos brasileiros?
A saída da Honda se for confirmada será a maior bomba sobre a categoria.
Vamos acabar com um grid menor que o da F2 sulamericana tinha
Mas era só o que faltava. Essa notícia pegou a todos de surpresa. Se a retirada de várias pistas que gostávamos já era um desastre, imagine a retirada de equipes do grid sem reposição...
A Petrobras parece já ter feito sinal de que o contrato dela é com Honda e ela poderia facilmente pular fora se a equipe for vendida.
Eu acho que Bruno é quem mais perde com a venda da equipe. Se o possivel comprador da equipe não estiver interessado em pay drivers é bem provavel que prefira o Barrichello. Curiosamente o Di Grassi talvez tenha até ganho uma sobrevida já que um dos compradores especulados é o Adrian Campos.
O pior da situação toda é que dois anos atrás ela seria bem simples de contornar já que a Honda parece estar disposta a praticamente doar a estrutura toda que ela tem para quem quiser assumir a conta. Para um comprador a Honda é muito mais atraente do que a Toro Rosso (seria mais barata com instalações muito melhores e um chassis próprio para 2009 já bem desenvolvido), o duro é alguém conseguir levantar uns 150 milhões de dolares para operar a equipe.
É mais uma equipe que deixa a Fórmula 1 de forma melancolica. Este fato acaba vetando as esperanças de termos mais um brasileiro na categoria. Fora a Petrobras que trocou a Williams pela Honda e agora acaba ficando sem nada tmb.
Espero que as coisas melhorem logo para o mundo e para a Fórmula 1.
Abraços!
Leandro Montianele
O negocio tá serio.
Agora foi a Audi que anunciou sua saida da Le Mans Series e da ALMS.
Quem será a proxima?
Só mais uma coisa. Acho que a crise foi apenas um dos fatores da saida da honda. Afinal o mercado alvo da Honda são os EUA, muito mais que a Europa. E como sabemos os Eua não estão nem ai para a F1, logo, pra que investir dinheiro numa propaganda que não dá retorno?
Logo não terão carros pra formar o grid...
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