Após a reunião FIA-Fota, a Federação lançou enfim a série de mudanças que pretende implementar nos próximos anos.
Pensando sempre no lado financeiro, muitas alterações técnicas acabaram sendo adotadas. No campo esportivo, algumas medidas foram aprovadas, enquanto outras dependerão da opinião popular. Sinal de que a entidade reconhece o valor dos fãs da categoria.
Comecemos com 2009.
Acredita-se que as seguintes medidas permitirão uma economia de 30% no orçamento das escuderias. Para os times pequenos, a porcentagem deve ser ainda maior.
-Fim dos testes durante a temporada, com exceção dos treinos oficiais de GP.
-Motores precisam durar 3 provas, com limite de giros em 18 mil rpm.
-A cada piloto, poderão ser disponibilizados 8 propulsores por temporada mais 4 para testes
-Orçamento de motores de equipes independentes deve ser cortado pela metade
-Sistema de Recuperação de Energia Cinética não obrigatório
-Após 1º de janeiro, túneis de vento não podem exceder a escala de 60% e 50 m/s de vento
-Fábricas terão de fechar por seis semanas anuais, segundo leis locais
-Redução do número de empregados por meio de medidas, como o compartilhamento de informações sobre combustível e pneus, eliminando os spotters ("espiões")
Muitas alterações foram discutidas também para 2010.
A proposta de motor-padrão para todo o grid foi recusada, portanto as montadoras poderão fabricar suas próprias usinas. No entanto, pensando nos pequenos, a possibilidade de compra das unidades standard - os Cosworth - segue válida para os times interessados num custo inferior a € 5 milhões.
-A transmissão deverá ser padronizada. Ainda não há confirmação
-A FIA formulará uma lista de algumas partes-padrão a serem usadas no chassis
-Sistema de rádio e telemetria padronizados. Reabastecimento proibido durante as provas. Cobertores de pneus banidos.
-Nas fábricas, ocorrerão mais restrições no setor aerodinâmico, bem como limite de instalações após as devidas análises
-Há chance de padronização do KERS. Assunto a ser discutido
A Federação prometeu para 2013 um conjunto motor/câmbio de alta eficiência energética. Ou seja, um power train capaz de realizar mais trabalho consumindo menos. Trata-se de um novo sistema desenvolvido pela Fórmula 1 que deve ganhar as ruas.
Com relação às idéias mais bobas com as quais a entidade se vê envolvida, ela tomou uma atitude atípica: jogar para a torcida.
Através de uma pesquisa de mercado, o público poderá julgar as seguintes mudanças esportivas:
-Ponto extra para o líder do Q2
-Prêmio em dinheiro para o pole position
-Novo sistema de qualifying: todos os carros vão à pista com a mesma quantidade de combustível. A cada volta, o piloto mais lento é eliminado. Os seis remanescentes trocam pneus e disputam a pole com o mesmo nível de gasolina.
-Redução do tempo de corrida
-Adoção do quadro olímpico de pontuação
Como se dará a pesquisa, ninguém sabe. Só sei que preciso meter o bedelho nessa votação para negar todos os tópicos.
2 comentários:
Sistema de rádio e telemetria padronizados. Reabastecimento proibido durante as provas. Cobertores de pneus banidos.
COMO ASSIM?
Os pilotos de teste dançaram!
Tem muito mais coisas que podem ser cortadas até o salário de pilotos.
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