terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Patrocínio é bom

A crise crescendo aos poucos e a Honda abrindo mão de patrocínio para fazer cena ecológica. A postura da escuderia, que já despertava boas críticas antes, estimula ainda mais críticas agora.
"O principal problema quando há uma mensagem verde é saber se é autêntica. O carro ecológico da Honda foi feito mais para chamar a atenção do público do que por reais objetivos", afirmou o chefão da McLaren Ron Dennis.
Uma declaração anterior de Norbert Haug serve de apoio ao comentário do Ron, pois mostra exatamente a maneira que uma equipe deve tratar seu investimento: "Nosso envolvimento com a Fórmula 1 está sobre fundamentos financeiros sólidos, e é em grande parte financiado por nossos patrocinadores".
Falando nisso, rola por aí a informação de que o McLaren tirou da Williams o patrocínio da Lenovo. A multinacional de informática muda de time já em 2009, e assim agrava ainda mais a situação do time de Grove, que não sabe se continuará contando com o banco RBS e o grupo Icelandic Baugur, em virtude da crise financeira.
A Red Bull, que não é de fazer campanha ecológica nem de exibir patrocínios, fechou acordo com a Trust, empresa de hardware com a qual já mantinha relações em ambientes exteriores à F-1. O logo promete ser exposto na altura do queixos dos cascos de Vettel e Webber, e também aparecerá nos tantos eventos promocionais da escuderia.
Mais do que nunca, é tempo de correr atrás de bons patrocínios na Fórmula 1.

9 comentários:

Henry disse...

Felipe,
A RED BULL já é um patrocínio sobre 4 rodas, a LENOVO demonstra a importância da F1 como vitrine para qualquer ramo de atividade à procura de destaque para seus produtos.
Oris SA da Suiça renovou hoje com a Williams.

A HONDA, auto-suficiente, resolveu fazer um harakiri...

1abraço

Unknown disse...

eu achava que era ao contrário, que a pintura ecológica era para esconder a falta de patrocinio

tio frank sefú, felipe, o 2009 pode ser o último ano do cavaleiro de cadeira de rodas. ja tava sem grana em 2008, agora sem a petrobrás e sem a LENOVO...
parrafaseando a Roger Waters:

i want to go home...
take off this uniform, and leave the show...

Ron Groo disse...

Henry tem razão... A Red Bul e a Toro Rosso estão mais para outdoors sobre rodas que para carros de corridas...
Mas e dai né? busines!

Felipão disse...

Opa...

Sem contar a Petrobras, que já saiu da Williams...

Daniel Médici disse...

O Nizan Guanaes e outro figurinha da publicidade daqui da Terra de Santa Cruz quebraram um pau sobre o futuro da publiidade nessa época de crise.

Se acompanhassem a F1, teriam algo a aprender.

E será que a Honda algum dia enganou alguém com esse discursinho batido de earthdream??

Aderson disse...

O dificil é buscar patrocinios num momento de crise economica.

Será que se aquela campanha contra o patrocinio de cigarros na F1 não existesse, a coisa não estaria tão seria?

O mundo pode estar em crise, mas nunca se deixa de comprar cigarros.

Henry disse...

Groo,
O importante foi a Toro Rosso ter um time de mecânicos/Minardi, que Alonso fez questão de cumprimentar após a vitória em Monza, e Gehard Berger na direção.

Se só dinheiro resolvesse, o orçamento de FERRARI da HONDA a teria levado a resultados melhores.

O momento de todas as partes envolvidas é de botar a massa encefálica para funcionar, sentar, discutir.

Corte puro e simples é uma afronta a capacidade humana de superar dificuldades.

Marcos Antonio disse...

Lenovo é uma patrocínio importante,mas se o patrocínio da Saudia vier,será mto bom pra Williams.E essa baboseira de carro ecológico da Honda foi algo patético.Ron Dennis tem toda a razão.

Anônimo disse...

Tomara msm q a Saudi venha para a Williams, talvez reeditar akela grande parceria no fim dos anos 70, Marcos?
Red Bull eh msm um patrocínio e não um carro sobre rodas.
E eu tb sempre achei ridícula a campanha da earthdream.