domingo, 22 de junho de 2008

Estrela Massa

O Grande Prêmio da França de 2008 permitiu que os brasileiros recuperassem o gostinho de liderar o campeonato da F-1, experiência que há 15 anos não se repete. A vitória de Felipe Massa também foi a primeira de um brasileiro no território francês desde 1985, com Nelson Piquet em Paul Ricard.
A largada do GP foi limpa. Os pilotos da Ferrari mantiveram suas posições, enquanto Alonso perdia duas para Trulli e Kubica.
Desde o início, Hamilton demonstrava muito apetite na busca por posições. Na primeira volta, cortou caminho na variante para completar uma ultrapassagem sobre o Vettel, coisa que não se faz. Quando o inglês chegou atrás do companheiro, a equipe ordenou que o Kovalainen abrisse caminho, antes que o Lewis enchesse sua traseira.
O próximo alvo seria Nelsinho Piquet. Mas o brasileiro estava pronto para realizar sua melhor corrida na Fórmula 1 até então, e suportou a pressão durante voltas. A duelo dos ex-GP2 foi encerrado pela direção de prova, que decidiu punir Hamilton em virtude da manobra ilegal sobre a Toro Rosso com um drive-through. Heikki ganhou, assim, a sua chance de atacar Piquet na pista, mas também não foi bem sucedido.
Lewis retornou logo à frente do Alonso e não tardou para ultrapassá-lo após uma espalhada do espanhol. Mais para o final da prova, os dois se encontrariam novamente, com o Hamilton superando o Fernando também nesta segunda oportunidade, o que só aumenta os méritos do Piquet enquanto esteve à frente do britânico.
Kovalainen parou na mesma volta do Nelsinho e o passou quando o piloto da Renault demorou para desligar o limitador de velocidade da saída do pit lane. Assim, Heikki deu sequência à sua escalada até a quarta posição, que ele tiraria do Kubica posteriormente. Já o Hamilton foi desastrado até no instante de tomar volta, o que provocou o protesto de Felipe Massa, que ergueu as mãos para reclamar do inglês.
Um pouco adiante, eis que ocorre uma grande surpresa: O escapamento do carro do Raikkonen se solta e o finlandês começa a perder rendimento. O tempo de volta disparou, logo o Massa chegou para completar a ultrapassagem e assumir ponta da corrida. Alguns minutos bastariam para Kimi se adaptar à queda de potência e desregulagem aerodinâmica. De qualquer forma, o ritmo não seria mais o mesmo.
Nas voltas finais, uma chuva leve ameaçou bagunçar a corrida mas não passou de uma mera ameaça.
Envolvido com a disputa pela sexta posição com Mark Webber, Fernando Alonso errou ao encontrar tráfego na Adelaide. Nelsinho Piquet não desperdiçou a chance de passar o bicampeão, marcando, portanto, seus dois primeiros pontos na carreira.
Completando uma corrida impecável, o osso duro de roer Jarno Trulli fez as pazes com o pódio merecidamente. Com uma faixa preta no braço e outra no carro, o italiano resistiu a todas as pressões dos adversários para homenagear o ex-chefe da Toyota Ove Andersson, morto há poucos dias num acidente da rally.
Mantendo a boa fase, Felipe Massa finalmente conquistou uma vitória fazendo uso da chamada sorte de campeão, comum aos grandes pilotos. Assim ele alcança o topo da classificação, abrindo vantagem de cinco pontos sobre o Raikkonen, terceiro colocado na tabela. Kubica é segundo, mas, para a disputa do título, é a comparação com o Kimi que importa. Hamilton zerou nessa etapa, está dez pontos atrás do líder. Se não tomar jeito o quanto antes, pode ficar de fora da briga muito em breve.
A próxima corrida é justamente na casa dele, Inglaterra, daqui a duas semana. Diante da própria torcida, estará num bom lugar para tentar se redimir, mas num péssimo lugar para se afobar em busca da redenção.

10 comentários:

F1 NA GERAL disse...

O Hamilton tem se mostrado bem afoito esse ano. Sorte do Felipe que está aproveitando e trazendo aos brasileiros o sonho de fazer o Brasil campeão denovo na F1.

Anônimo disse...

O azarento (Raikkonen) voltou! Tomara que o acompanhe mais algumas provas para facilitar um pouco a vida do Massa.

To contente com a boa prova do Nelsinho. finalmente ele desencantou.

*sugestão: Você poderia dar um pouco mais de atenção a GP2. O Di Grassi voltou com tudo. Se ele continuar naquele ritmo termina a temporada na frente do Grosjean.

fui...

Unknown disse...

vc viu alguma Sauber no circuito? acho que estavam na arquibancada comendo crepes.

triste domingo para a minha escuderia!!

E o piloto do dia e sem duvida jarno Trulli, que conquisto a tão disputada terceira posicão.


estou me preguntando se a peerfomance de Nelsinho e suficiente para acalmar os CEO da Renault..

Leandrus disse...

Realmente, boa corrida do Nelsinho. Acho que foi a primeira corrida em que ele não rodou (a única besteira que ele fez foi aquela na saída do pit stop, mas ainda não sei se foi erro dele ou do carro). Sai da França bem mais contente do que Alonso, que largou em 3º e terminou num decepcionante 8º lugar.

Ateh!

Marcos Antonio disse...

O Nelsinho correu bem e Massa finlamente teve a sorte de campeão e o Raikkonen deve ter voltado a ficar com o pé geladinho...O Massa no momento é o mais qualiifcado pra disputar o título,depois dos erros na Austrália e Sepang,ele virou outro piloto,amadureceu muito com os erros e tem tudo pra conseguir o título,é só manter esse ritmo.

sobre a Williams prefiro não comentar...

abraços!

Anônimo disse...

Hamilton está querendo andar mais que o carro.
Trulli finalmente fez uma boa corrida e Nelsinho mostrou serviço finalemente.
E o escapamento do Raikkonen ajudou muito...Não falei que era mole?

Priscilla Bar disse...

Felipe,

Sobre o lance do Hamilton com o Alonso,a briga do Alonso nao era com o inglês e nao servia de nada segurar o Lewis.Ele o segurou por 3 voltas e perdeu 1 segundo em cada uma delas.Somando os 3s com o falho da mangueira os boxes,o Webber passou.
Mas ainda sim,foi um desastre.

Hamilton em casa?!uhmmmm...Tô achando que vai ser 8 ou 80,hein!

Javi disse...

Nao adianta priscila o pessoal so ve o tanuqe do espanhol vazio quando fica em3 ou 4 na pole..mais quando fica com ele cheio por ter saido dos boxes na frente do hamilton e o ingles com ele vazio pois entrou na volta seguinte ahi eles falam nada e isso aconteceu nas duas pasadas do hamilton sobre o alonso...outra coisa que nao lembram e ese papo do dennis de igualdade quando hoje o kovalainen perdeu o podio por ter que deijar pasar o ingles ...e ainda tenhem coragem de falar em objetividade..

Anônimo disse...

Ah... Voltei para lembrar: Eu acertei o palpite do vencedor, de novo!

Maximo disse...

Hamilton está + perdido que cego em tiroteio, mas falou falar do Button, que até poucos dias era a última Coca-Cola do deserto e agora virou pó...