sexta-feira, 25 de julho de 2008

Enquanto isso, em Jerez...

Teve de tudo nos treinos coletivos em Jerez nesta semana. Na terça-feira, o primeiro dia de testes, ocorreu um acidente com um mecânico da equipe BMW, que levou um choque ao tocar no carro de Christian Klien, que avaliava o KERS. O time alemão acabou suspendendo as atividades daquele dia.
As escuderias testaram as mais variadas opções ao longo da semana. Houve quem andasse com a configuração da atual temporada e quem pensasse na próxima. Atendendo ao regulamento vigente, usaram-se pneus sulcados e carga aerodinâmica normal; porém se viu muita preocupação com o regulamento de 2009, pois testaram pneus slicks, carga aerodinâmica reduzida (com uma agradável limpeza da carenagem), além do sistema KERS já citado.
Por isso mesmo não faz muito sentido comparar os tempos de cada dia.
Se por um lado alguns testaram o bólido com menos pressão aerodinâmica para se adequar às exigências do próximo ano, por outro houve quem corresse atrás de novos apêndices em busca de resultados imediatos.
Ferrari, McLaren e Honda chamaram a atenção nesse quesito. O time de Ron Dennis adotou as "orelhas de elefante" semelhantes às da Honda. A equipe de Ross Brawn aderiu à onda do "bico de tubarão" lançado pela Red Bull. E a Ferrari deixou a pose de lado e resolveu seguir as demais. Agora, somente a BMW não apareceu em público com a tampa de motor do Newey.
Orelha de elefante, barbatana de tubarão... O que antes era uma barata está se tornando uma fauna completa.
Todos sabem que têm até o fim do ano para exibir suas alegorias, não por acaso estão sabendo aproveitar. Uma temporada de menor carga aerodinâmica e maior aderência mecânica vem por aí. A coisa vai melhorar...

1 comentários:

Anônimo disse...

Ao menos ano que vem teremos menos carros alegoricos nas pistas...
E kers dizer então que o kers deu choque no Klien?
Que lastima... deveria dar choque em quem inventou... Que tal os carros voltarem a ser puramente mecanicos novamente?