sábado, 5 de julho de 2008

Kovalainen passeia em Silverstone

Andando forte desde o início da sessão, Heikki Kovalainen tinha tudo para cravar a primeira pole da carreira. E o fez. Com uma sobra de mais de meio segundo, o finlandês garantiu a posição de honra e parte em busca da primeira vitória amanhã. Em Silverstone, porém, largar na frente não é sinônimo de vitória.
O segundo posto do grid foi assumido pelo leão de treinos da Red Bull. Mark Webber surpreendeu a todos, Coulthard (11º) que o diga. O provável substituto do escocês para 2009, Sebastian Vettel, fechou a classificação como 8º mais rápido.
Num dia apagado para as Ferraris, Kimi Raikkonen não foi além da terceira posição e terá ao seu lado o piloto da casa, Lewis Hamilton, que poderia ter andado melhor se não tivesse inventado outra barbeiragem para a coleção.
Nick Heidfeld conquistou um bom quinto lugar, à frente das Renaults de Fernando Alonso e Nelsinho Piquet. O brasileiro tem que aproveitar a oportunidade, já que conhece bem cada centímetro da pista inglesa. Não por acaso obteve hoje sua melhor posição de largada.
Agora chegou a vez de Massa sofrer com a mesma lambança que a equipe aprontou em Mônaco para cima do Raikkonen. Com a demora na fixação da roda traseira direita, Felipe foi liberado à pista tarde demais. Sem chance de cravar a volta mais importante do treino, resta lamentar a nona posição de largada e pensar na corrida de recuperação de amanhã.
Nesta temporada 2008, a Ferrari está errando acima da média.
Mas as falhas também acontecem no box ao lado. Um problema na parte traseira do F1.08 de Robert Kubica provocou a agitação dos mecânicos, que em vão tentaram devolver o piloto à pista. O polonês deixou o cockpit sem poder disputar a super pole.
O carro da Toyota rendeu pouco e não teve super-herói que desse jeito. Sobrou ao Glock o 12º lugar contra o 14º de Jarno Trulli. Sebastian Bourdais larga entre eles.
A primeira Williams aparece em 15º, com Kazuki Nakajima. Nico Rosberg, reclamando da suspensão e sofrendo para guiar o FW30, sairá apenas de 18º. Assim como o alemão, Rubens Barrichello e Jenson Button ficaram no Q1, juntamente com a dupla da Force India na ordem Sutil-Fisichella. O italiano bem que tentou buscar tempo, mas não conseguiu nada melhor que um passeio na grama e uma rodada indiscreta.
Com todos esse décimos sobrando, há de se supor que Kovalainen larga leve no domingo. Mark Webber, idem. Kimi Raikkonen nem tanto. Felipe Massa precisará de mais uma grande exibição para se garantir na liderança do mundial por pelo menos mais um GP, e é bom Lewis Hamilton evitar a afobação diante da torcida.
Para amanhã, expectativa de chuva, pegas, ultrapassagens, safety car e o que vier. Corrida em Silverstone é corrida boa. Pena que seja a penúltima.

1 comentários:

Marcos Antonio disse...

Será que chove?É raro ter chuva em Silverstone,mas quem sabe,a corrida vai virar uma loteria.é umapena mesmo que Silverstone se vá,mas também gosto muito de Donington,aliás quem não gosta?Senna fez aquela volta fantástica nessa pista...


abraços!