domingo, 20 de julho de 2008

O primeiro pódio de Nelsinho Piquet

Corrida boa, marcada por muitos pegas na pista do começo até o final.
Lewis Hamilton manteve a posição na largada e deixou a briga para os demais. Massa segurou Kovalainen, enquanto Trulli, Kubica, Raikkonen e Alonso se embolavam a cada curva.
O italiano da Toyota fez uma boa primeira perna de corrida, fechando quem vinha atrás. O Alonso bem que tentou passar o piloto osso duro de roer, mas acabou perdendo a posição para o Raikkonen.
Na ponta, Hamilton imprimia o forte ritmo da McLaren e fez sua primeira parada com bastante sobra para o Massa. Retornou atrás do Trulli, que defendeu bem sua posição, mas logo entrou nos boxes. Ainda assim, Lewis se manteve à frente da Ferrari, que parou poucas voltas depois.
Na 36ª passagem o clima esquentou. O safety car foi acionado após a pancada provocada pela quebra de suspensão de Timo Glock, que deixou o carro tonto, com o auxílio dos fiscais.
Nelsinho Piquet havia feito sua parada única antes do carro de segurança adentrar à pista, certamente foi o mais beneficiado.
Quando os boxes foram abertos, boa parte do grid aproveitou para reabastecer. A Ferrari, inclusive, chamou seus dois pilotos e conseguiu realizar o trabalho com sucesso. Estranhamente, a McLaren manteve Hamilton na pista, apenas o Kovalainen entrou para trocar pneus.
No momento da relargada, alguns competidores que parariam mais tarde se posicionavam entre Hamilton e Massa. Lewis deveria aproveitar a presença deles para abrir vantagem suficiente até o momento de seu segundo pit stop.
Enquanto isso, Alonso ia sofrendo com as experiências de um dia ruim, tomando uma ultrapassagem atrás da outra e rodando na pista. Outro desastre ambulante se chama David Coulthard, que desta vez jogou o Barrichello para fora da pista. Enfrentando problemas, o companheiro de equipe do escocês, Mark Webber, deu algumas voltas com a traseira fumando, até que finalmente resolveu encostar.
Heidfeld era líder quando entrou nos boxes. Melhor para Piquet, que liderou suas primeiras voltas na F-1. Já a Ferrari do Massa apresentava uma nítida queda de desempenho graças a um indesejado problema nos freios.
A estratégia da McLaren não funcionou. Hamilton precisou recuperar posições na pista, mas com o carro sobrando, o trabalho foi apenas divertido. Lewis passou o Massa - que tentou, em vão, ensaiar uma reação na curva seguinte - e logo depois o Piquet.
Nelsinho não teve apenas estrela, mostrou também ter braço para aproveitar o ritmo da Renault no final da prova e virar parecido com Ferrari e BMW. Salvou o dia do Briatore, atordoado com os acontecimento da corrida do espanhol.
Nick Heidfeld pressionou Felipe Massa nas últimas voltas, porém não deu para o alemão.
Com míseros 28 pontos na tabela, Kovalainen, a bordo dessa McLaren, deveria ter achado algo melhor que a 5ª colocação. Kimi Raikkonen foi 6º, num fim de semana apagado. Robert Kubica ficou com o razoável 7º lugar, e Sebastian Vettel faturou mais um pontinho valioso. Jarno Trulli, sem muita sorte, pegou a vaga dos bobos ao terminar em nono.
Vettel foi autor de uma manobra arriscada na saída do pit lane. Jogando-se sobre o Alonso, obrigou o espanhol a passar sobre a linha branca. Se os comissários no GP da Alemanha não puniram o alemão por atrapalhar o Piquet no treino, não seria na corrida que iriam punir.
Vitória incontestável de Lewis Hamilton. Pódio glorioso de Nelsinho Piquet. Terceiro lugar pouco convincente do Massa.
A Ferrari não está levando a melhor nem quando a McLaren erra a estratégia. Agora o carro prateado demonstra superioridade em relação ao vermelho, mesmo numa pista de alta velocidade como Hockenheim.
Dentro de duas semana, em condições muito diferentes, eles estarão no travado traçado de Hungaroring para disputar um GP de poucas ultrapassagens. Hamilton chega na Hungria com 58 pontos contra 54 do Felipe e 51 do Kimi Raikkonen.

4 comentários:

Anônimo disse...

Grande estratégia e sorte, e o Hamilton sobrou hoje..... !!!

--> http://netesporte.blogspot.com/

Anônimo disse...

Foi uma corrida muito boa mesmo, e do jeito que eu queria, seca!
Lógico, a estratégia da Ferrari de nada valeu pois hoje o Lewis estava com a macaca, andando muito mais que o carro e que ele proprio.
Agora vamos para a Hungria. E lá sim é bom que chova. Se não chover geralmente é uma chatisse.

Marcos Antonio disse...

A corrida foi boa depois da batida do Glock.Hamilton correu mto e Nelsinho teve a cagada da sua vida.O segundo lugar veio em ótima hora,assim ele se livra de pressões.

abraços!

kimi_cris disse...

Grande corrida depois do Safety-Car, que quase ia estragando o fim-de-semana a hamilton, grande corrida de nelsinho excelente segundo lugar