sexta-feira, 11 de julho de 2008

Meia temporada se foi

A F-1 chegou na metade da temporada, por isso podemos fazer um pequeno balanço do que rolou até o presente momento, em que três pilotos empatam em número de pontos na briga pelo título mundial.
Separemos os quesitos...
Vitória:
1-Lewis Hamilton e Felipe Massa: 3
2-Kimi Raikkonen: 2
3-Robert Kubica:1
Hamilton e Massa foram os que mais venceram, sendo que o inglês só sobe no topo do pódio em corridas conturbadas, desde que não resolva encher a traseira de um na saída do pit stop. Já o Kubica venceu sua primeira na etapa maluca do Canadá.
Em suma, basta que a prova não seja marcada por adversidades para a Ferrari faturar.
Pole position:
1-Felipe Massa: 3
2-Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen: 2
3-Robert Kubica e Heikki Kovalainen: 1
Kubica e Kovalainen conquistaram a posição de honra pela primeira vez na carreira no Bahrein e na Inglaterra, respectivamente. Felipe Massa, que foi quem mais largou na pole em 2007, mantém o ritmo nos treinos oficiais nesta temporada.
Voltas mais rápidas:
1-Kimi Raikkonen: 6
2-Heikki Kovalainen: 2
3-Nick Heidfeld: 1
Dobradinha da Finlândia nesse quesito. O ferrarista vive uma fase boa nas fastest laps, as últimas seis foram dele. As três primeiras do ano foram alternadas entre os outros dois: Heikki na Austrália, Nick na Malásia e Heikki no Bahrein.
Pódio:
1-Lewis Hamilton, Felipe Massa e Kimi Raikkonen: 5
2-Robert Kubica: 4
3-Nick Heidfeld: 3
4-Heikki Kovalainen, Jarno Trulli, Nico Rosberg, David Couthard e Rubens Barrichello: 1
Aqui fica evidente a decepção que está se tornando o Kovalainen. Ele tem meia temporada para provar que merece renovar contrato com a McLaren.
As fotos deste post foram clicadas por Paul-Henri Cahier, filho do mais famoso fotógrafo da história da F-1 , Bernarda Cahier, morto aos 81 anos nesta quinta-feira, vítima de um AVC. O francês trabalhou na categoria desde a década de 50 até a década de 80, quando passou a tarefa para Paul.
Amigo de grandes lendas do grid, Bernard também foi um dos fundadores da entidade de sua classe, a International Racing Press Association (IRPA), que durou entre as décadas de 70 e 80.
Fica aqui, portanto, nossa pequena homenagem ao grande fotógrafo.

5 comentários:

Fábio Mota disse...

Felipe, o que vc disse sobre as vitórias está meio certo pq a Ferrari ganha sem adversidades na corrida, mas o o Hamilton já venceu sem chuva sim. Foi na Austrália, foi confusa a corrida mas não choveu.

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Felipe:
A Ferrari ganha quando não há adversidades...e quando ela mesmo não cria suas próprias adversidades...

Felipe Maciel disse...

É verdade, Fábio, na Austrália não choveu...

Desculpe a confusão, obrigado pela correção. Já adaptei o texto.

Abraço a todos

Marcos Antonio disse...

O campeonato seri amenos equilibrado se a Ferrari não fizesse tanta cagada,mas o equilibrio é bom.e o pódio está mias diversificado do que no ano passado,até o Barrica foi pro pódio nessa temporada!

abraços

Anônimo disse...

É, uma homenagem sigela mesmo. Algumas das imagens mais bonitas do automobilismo e principalmente da f1 são dele...