terça-feira, 3 de novembro de 2009

Oscar F-1 2009

É declarada aberta a votação para o Oscar F-1 2009!
Nossa tradicional seleção de fim de ano deixará você escolher, mais uma vez, os melhores da temporada através das seguintes categorias: melhor piloto, melhor diretor, melhor grande prêmio, melhor piloto coadjuvante, melhor figurino, melhor roteiro, melhores efeitos visuais, melhor curta-metragem de animação.
Todos poderão votar no canto direito da página até o dia 1º de dezembro. O segredo do resultado será guardado a sete chaves pela academia e revelado no dia 3 de dezembro, dia da festa do Oscar, sob o camando do blogueiro Ron Groo.
Seguem os indicados:
Melhor piloto
Categoria disputada entre os principais pilotos do ano.
Jenson Button
Sebastian Vettel
Rubens Barrichello
Lewis Hamilton
Melhor diretor
Concorrem os diretores de equipe que mais se destacaram no ano.
Ross Brawn
Christian Horner
Martin Whitmarsh
Vijay Mallya
Melhor Grande Prêmio
Candidatas a melhor corrida da temporada.
Austrália
Malásia
Bélgica
Brasil
Melhor piloto coadjuvante
Disputam os pilotos de equipes média e pequena que se destacaram em 2009.
Kimi Raikkonen
Fernando Alonso
Nico Rosberg
Jarno Trulli
Melhor figurino
Concorrem os carros com as mais belas pinturas do grid.
Brawn
McLaren
Ferrari
Williams
Melhor roteiro
Fórmula 1: No início foi a ameaça das medalhas, caso da mentira e polêmica do difusor derivado de uma brecha no regulamento. Mais tarde, o público se depara com um acidente quase fatal, além do grande escândalo de Cingapura. O momento mais tenso, no entanto, veio com a rixa FIA-Fota que provocou a chance de um racha quando os times ameaçaram abandonar a F-1, o que parecia decretar o fim da categoria máxima. Numa renegociação salvadora, Mosley cedeu e a Fórmula 1 manteve-se viva. A vinda do novo presidente da FIA estabiliza o ambiente e torna o clima mais amigável. A Fórmula 1 respira aliviada.
Felipe Massa: Um azar sem igual. Inexplicavelmente atingido na cabeça por uma mola de 12 cm a 280 km/h, Felipe Massa apaga na hora, bate contra a barreira de pneus e a não mexe a cabeça. Ele apenas se lembra de acordar dois dias depois, no hospital, com uma série de complicações. Lesão, coma induzido, olho esquerdo, cirurgia, exames são os termos mais empregados pela imprensa, que a todo tempo nos atualizava sobre a situação do piloto. Felipe se recuperou, voltou ao simulador da equipe, fez treino em pista, reapareceu nos boxes da Ferrari, deu a bandeirada do título. E estará no GP do Bahrein mais preparado do que nunca para acelerar em busca de mais vitórias na carreira que tem pela frente.
Luca Badoer: Desde 1998, o italiano Luca Badoer mantém ligação com o time de Maranello. São 10 anos de serviços prestados sem nunca ter tido a chance de guiar o carro vermelho em um GP. O piloto que mais correu na história sem marcar um único pontinho ganhou a eufórica proposta de assumir o cobiçado cockpit titular até o fim da temporada. Porém, uma década sem disputar corridas e há meses sem guiar o F60 pesou demais em seu desempenho, que virou motivo de piada em todo o mundo. Sua Ferrari virou abóbora e ele não passou de 2 GPs. O substituto acabou substituído, privado de realizar outro sonho: pilotar a rossa no templo de Monza. Que era justamente o GP seguinte.
Brawn GP: A 3 meses da abertura do Mundial, a Honda anunciou retirada da F-1, dando início a uma correria para obter um novo comprador. O tempo passava e Nick Fry não dava um rumo certo à equipe. Ross Brawn, por sua vez, manteve a motivação do grupo que não parou de trabalhar no carro. Faltando 1 mês para Melbourne, os japoneses se prontificaram a ajudar financeiramente e Ross realizou o management buyout. O motor Mercedes adquirido de última hora casou de forma perfeita com o carro. Nascia ali a primeira equipe estreante a conquistar título de pilotos e construtores. 172 pontos, 8 vitórias, 5 poles e 4 voltas mais rápidas. O grid teve de se curvar ao desempenho incomparável da Brawn GP.
Melhores efeitos visuais
Concorrem os pilotos que protagonizaram os acidentes plasticamente mais impressionantes.
Vettel/Kubica (Austrália) Vídeo
Kubica/Trulli (China) Vídeo
Trulli/Buemi/Bourdais/Sutil (Espanha) Vídeo
Hamilton (Itália) Vídeo
Alguersuari (Japão) Vídeo
Trulli/Sutil (Brasil) Vídeo
Raikkonen (Brasil) Vídeo
Melhor curta-metragem de animação
Prêmio para os pilotos que, em poucos metros, animaram o público e levantaram a torcida com manobras altamente empolgantes.
Webber/Alonso (Espanha) Vídeo
Piquet/Hamilton (Turquia) [não encontrado - tente ver em 1min do vídeo da Turquia]
Kobayashi/Button (Brasil) Vídeo
Kobayashi/Nakajima (Brasil) Vídeo
Além de mim, outros dois amigos formaram a academia para debater minuciosamente a seleção de candidatos por categoria. Foram eles Ron Groo e Fábio Campos.
Repetindo, portanto: todos poderão votar até o 1º de dezembro e a festa do Oscar acontecerá no dia 3 de dezembro, com todo o humor do grande Ron Groo.
Para encerrar, vale relembrar os vencedores dos anos anteriores, nesta histórica lista do Oscar F-1:

14 comentários:

Willian disse...

Gostei da brincadeira! Cool!

Unknown disse...

pessoal, tenho uma proposta.

do jeito que as coisas estão, o oscarF1 poderia incluir desde 2010 a categoria "mentiroso do ano" que sería realmente disputada. e não smente em 2009, acho que é uma tendencia a ser premiada

DGF disse...

Faltou Mark Webber como opção de melhor piloto coadjuvante. Trulli???

Trulli não fez quase nada esse ano e só vai ser lembrado por seu piti com o Sutil. Até o Glock tem mais história pra contar.

Felipe Maciel disse...

Daniel, é um critério da academia que já foi usado em anos anteriores. Se um piloto tem carro para ser indicado como melhor piloto e não o é, ele não deve ser indicado a piloto coadjuvante. É o caso do Webber.

O Trulli realmente deu muita discussão se merecia mesmo ser indicado, mas como ninguém cedeu em seu ponto de vista, acabamos colocando lá e deixando na mão de todos.

Marcelo, a ideia do Oscar é só indicar os melhores mesmo. Já pintou uma ideia de fazer um evento à parte dos piores. É algo a se pensar mais pra frente...

Abs

Marcos Antonio disse...

pode deixar que os piores eu faço!rsrsrsrs

Anônimo disse...

...e M.C. escreve: HA ! HA ! HA ! Claro, o Cinema, o Oscar, mas poderia ser o Tony. Cairia melhor o Teatro, aí... melhor ator, melhor peça, digo, encenação... melhor ator, ator coadjuvante... Diretor... Daria quase tudo BraumGePê ! Drama, deixa eu ver, BMW ! Com certeza... Pior ! Uma tragédia ! "Drama", ficaria com Zaca, o nosso Massa ! Como ele vai voltar, concorreu na categoria drama. Tragicômico( esse prêmio eu inventei...): Nersinho e Nersão ! Ou seria dupla sertaneja tragicômica ? Iluminação: Cingapura ! Melhor Comédia: Ora, FERRARI ! Pô, não foi engraçado o Luca Badoer ? E o Kimi ? Mas ele ganhou uma, então, melhor ator comediante... Luca Badoer ! Chega...

Felipão disse...

Poxa, mas a de melhor piloto coadjuvante não deveria contar só com o povo de equipes médias ou pequenas, assim como foi especificado ali?

Também não concordo com o Trulli. Colocaria o Kobayashi fácil ali. Em duas corridas, ele empolgou mais do que muita gente no ano todo.

Felipe Maciel disse...

Felipão, está ali exatamente o que foi especificado.

Não se considera equipe grande, média ou pequena o que diz a tradição, mas sim o que vimos no campeonato. Brawn e RBR são os times de ponta. E a McLaren despontou na segunda metade, levando vitórias, poles e fazendo pódios em sequência. Estas são as grandes. Esclarecido?

Abs

Marcelonso disse...

Felipe,

Boas indicações,mas adicionaria mais uma,a de pior piloto da temporada.


abraço

Felipão disse...

sim!

www.f1girls.com.br disse...

Raikkonen equipe média/pequena????


Dea

Ron Groo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ron Groo disse...

Bem Dea, é que este ano a Ferrari foi uma mera equipe média, e Raikkonen como piloto dela não pode ir muito além.

Tiago Wakabayashi disse...

Melhor piloto coadjuvante
Disputam os pilotos de equipes média e pequena que se destacaram em 2009.
Kimi Raikkonen
Fernando Alonso
Nico Rosberg
Jarno Trulli


Ainda bem que o Groo explicou, já ia pular no pescoço de alguem, rsrsrs... Tio Enzo também o/