domingo, 1 de novembro de 2009

Button se junta a Hill e Villeneuve?

Será que o Button acabará reconhecido como um campeão cerebral ou apenas alguém que levou o título porque o carro andava demais?
O fato de não ter mantido o alto nível de pilotagem ao longo do campeonato seria indicativo de que se trata de um campeão menos expressivo ou um piloto consciente do jogo com o controle da situação?
Talvez a história se encarregue de responder levando em conta sua performance futura, a começar pelo que Button mostrará em 2010, ano posterior à conquista. Se voltará a ser apático como antes ou consolidará as qualidades vencedoras.
Infezlimente é possível que se junte ao rol dos campeões esquecidos, dando sequência à escrita abandonada desde a década de 90, quando Damon Hill e Jacques Villeneuve apareceram como os mais contemporâneos vencedores razoáveis da F-1.
Curioso notar que a história deu ao filho do Gilles uma moral um pouco superior à do filho de Graham. Pode ser que de fato fosse mais piloto. Ou vai ver que Jacques Villeneuve é um Damon Hill com um troféu das 500 Milhas.
Comparar dois pilotos é uma tarefa difícil, até mesmo quando guiam pela mesma equipe. Ainda assim, vale lembrar que Villeneuve também dividiu as atenções de uma escuderia com Jenson Button.
Foi em 2003, pela BAR. A temporada sequer tinha começado, era janeiro quando o canandense resolveu disparar: "Button ainda não mostrou nada na F-1. Se eu não batê-lo, é melhor ficar em casa. Eu não serviria para a Fórmula 1".
Naquela temporada, Jacques não marcou nem a metade dos pontos de Jenson, e foi mandado embora um corrida antes de terminar o Mundial.

7 comentários:

Unknown disse...

visto o caso, até parece interesante aquela idéia louca que o Bernie teve em 2008 de fazer rodízio dos pilotos por todos os carros... até que sería interesante

Anônimo disse...

... e M.C. escreve: Não seria o caso de comparar os pilotos nos campeonatos em que foram campeões ? BAR.... Williams 1997 e Brauwm GP 2009, por favor ! Jacques ganhou no inicio da temporada e no final... Um adversário de peso apesar de desqualificado do campeonato: Schumacher.

Guilherme (RJ) disse...

Existem os geniais como Senna, Fangio, Clark, Prost, Piquet e mais uns 4 ou 5 nessa lista.

Da mesma forma existem os fracos como Keke Rosberg, Hill, Villeneuve, Hunt, Jones e mais uns 4 ou 5 nessa lista.

E o Button entra no meio desses acompanhado de Mansell, Hakkinen, Raikkonen, Andretti e mais uns 4 ou 5 nessa lista.

Abraços!!!

Ron Groo disse...

Siiiiiim!

SE ele não ganhar mais campeonatos será um campeão sem sal como Jaques Deusmelivre e Damon Hill...

E como tá dificil dele ganhar outro....

Anônimo disse...

Acredtio que na "disputa" entre o Jacques Villeneuve e o Damon Hill, o que mais impacta, inicialmente, é o... vamos chamar de "histórico recente".... Eu explico:

Damon Hill disputou dois campeonatos contra o Michael Schumacher, 1994 e 1995. Perdeu os dois! O Schumacher foi para a Ferrari ("recomeçar" a Scuderia!). Damon Hill, num ótimo Williams, reinaria sozinho, não fosse a chegada de Jacques, em 1996, para pilotar o mesmo carro. Como o carro era bom, ele se destacou, contra aquele piloto que perdera 2 títulos, e já foi vice de cara...
No ano seguinte, Hill sai da Williams - ainda um ótimo carro, a Ferrari com Schumacher começa a mostrar serviço e o canadense acaba por vencer o título...

É um comentário longo, eu sei, mas é só para dizer que o Hill pode não ser tão ruim/bom como a gente pensa... o mesmo raciocínio serve para o Jacques... No fim, acho que eles se equivalem e o mais importante, sobretudo para eles mesmos: são CAMPEÕES de Formula 1!!

abraço,
Renato

Daniel Médici disse...

Particularmente, penso que a história da F1, como qualquer outra história, se escreve a faca: alguns fatos se fixam, outros são descartados. Nem sempre é um corte justo, mas, por outro lado, é continuamente moldado.

Olhamdo os números, obviamente a carreira de Button destoa dos "gênios" e "meninos-prodígio". Demorou para decolar, foi pontuada pela inconstância...

Por outro lado, algumas vozes de autoridade, como a de Gil de Ferran, se apressam em dizer que Button sempre foi acima da média. No caso do brasileiro, chefe dele em 2006, declarou que Button tem uma sensibilidade rara.

O corte da história nem sempre é preciso, mas quase sempre é o único em que podemos confiar...

Anônimo disse...

....e M.C, pede: .... Por favor, um título é importante. E, como se ganha este título também. E outra coisa: os adversários contam. Alan Jones foi um bom piloto e grande campeão. O ano de 1980 foi cheio de quebras mas, pelo menos, vimos o campeão do ano ganhar as 2 últimas corridas.... HA ! Já, o Damon Hill foi bem. Preciso lembrar os anos de 1994 e 1995 para a Williams ? Villeneuve, depois de campeão subiu nos saltos, deslumbrou-se e deu uma de menino maluquinho roqueiro( pintou até cabelo de rosa ). Hunt é que teve, graças ao sério acidente de Lauda, no colo o campeonato. O austríaco ainda voltou mas, vindo de extrema-unção, uma verdadeira fênix, não foi o mesmo do inicio da temporada. Terminou, em 1976, ano que chegou a levar extrema-unção no hospital, 1 ponto atrás de James Batida. Foi sendo campeão em 1977 e depois, em 1984. Se não fosse o sério acindente, 1976 era dele e seria tetracampeão mundial. Sem dúvida, entre o melhores. Butão, quais os adversários diretos dele mesmo? Piquet pai ? Schumacher ? Mika Hakkinen ? Segundinho e o jovem vencedor da última corrida da temporada mais canalha de F1 que o mundo presenciou. O butão venceu, pela última vez, no cãopeonato em que se consagrou cãopeão, na Turquia. das 17 corridas, a 7ª ! E, para os que "entendem", jogou com os pontos até o final. Data do GP ? 7 de junho de 2009 ! Hoje, 1 novembro. Quase 4 meses... 2010 ? Fim das operações do teatro da F1 e volta do "circo". Tomara !