sábado, 31 de outubro de 2009

Estreia de Abu Dhabi tem Hamilton na pole

Parece que o pessoal resolveu marcar presença no GP de Abu Dhabi. De Badoer a Ron Dennis, temos grandes figuras por lá. Inclusive o Jean Todt, que dessa vez não foi por conta da eleição e sim porque já garantiu o trono desejado.
Inclusive bateu um papinho com o ex-patrão Montezemolo, que deve ter sido mais ou menos na base do "oi, como vai?", "melhor agora com você na presidência".
No Mickey Mouse de luxo, como chamei aqui, o máximo que se viu foi piloto errando freada forte e prolongando a trajetória da curva, num circuito tão moderno que permite o direito de errar. Onde o muro é próximo à pista é onde ninguém tende a cometer erros. Junte-se isso a uma penca de curvas travadas, e definitivamente não encontraremos nada de desafiador.
O único desafio talvez seja superar a McLaren de Lewis Hamilton, que pôs quase 0.7s sobre Vettel, 2º colocado do grid. Webber, 3º, separa o companheiro de seu oponente Rubens Barrichello (4º) na briguinha pelo vice-campeonato. Lembrando que Sebastian já possui 2 pontos de vantagem.
Jenson Button larga relaxado da 5ª posição. Jarno Trulli é 6º. Robert Kubica e Nick Heidfeld devem marcar pontos na despedida da BMW. Rosberg parte de 9º amanhã, à frente da boa posição de largada de Sebastien Buemi.
Kimi Raikkonen não passou de 11º, Fisichella não passou de último. A sensação do momento, Kamui Kobayashi, é o 12º mais bem colocado. Kovalainen não conseguiu tirar tudo do MP4 poderoso que tem nas mãos graças a uma quebra no Q2. Ao menos pode aproveitar o bólido veloz para arriscar algumas ultrapassagens vindo de 13º.
Fernando Alonso, de saída da Renault, não fez cerimônia ao afirmar que "sabemos que temos provavelmente o pior carro do grid". O espanhol ficou no Q1, em 16º, 3 posições adiante de Romain Grosjean.
Neste domingo, quando as luzes vermelhas se apagarem, Lewis Hamilton tem tudo para acionar o KERS, sustentar a liderança e conquistar sua terceira vitória no ano. "Provavelmente, esse é o melhor carro que tive nas mãos neste ano e parece que se adaptou muito bem à pista", diz.
A corrida não promete nada melhor do que belas paisagens e surpeendentes imagens arquitetônicas. Será um GP dividido em fases: tem a fase do céu claro, a fase do sol incomodando a vista, o céu parcialmente claro e parcialmente escuro, o céu mais escurecido e por fim a iluminação artificial cuidando de tudo.
Desde que ninguém bata na saída dos boxes e enlouqueça o Charles Whiting, não há nada de muito diferente a se esperar. Disputas na largada sim, depois disso o GP corre o risco de cair na mesmice. Mas tomara que, de algum jeito, as previsões estejam erradas. Senão seria um encerramento de campeonato condizente demais com esta temporada sem graça que tivemos em 2009.

4 comentários:

Willian disse...

Bem, o que dizer? A vitória é do Hamilton, sem discussão...

O jeito é torcer para o Grosjean fazer o que mais sabe: c*g*d*.

Assim, quem sabe, tenhamos alguma emoção amanhã. Senão, fila indiana...

Anônimo disse...

Pô, essa última foto do post parece aquelas imagens psicodélicas de sonho...

Mas Abu Dhabi é só isso, mesmo: bonitinha mas ordinária. É como aquela menina tão linda quanto seus melhores sonhos, mas tão antipática e desinteressante que nem toda a beleza dela é capaz de atraí-lo.

Ainda assim, acho que a primeira corrida nos Emirados será boa, sim. Pista nova, ainda "verde", pilotos ainda sem aquele macete todo da coisa, acho que veremos vários acidentes. Vide Cingapura 2008 (tirando o que foi proposital, claro).

Abraço!

Leandrus disse...

Se o treino, que vinha sendo mais emocionante do que as corridas, já foi uma chatice só - eu mal prestei atenção em metade dele - imagine como vai ser a corrida. Espero que eu esteja enganado ou pensando muito negativamente...

É nessas horas que eu fico me perguntando o que passa na cabeça do Bernie Ecclestone, ganhando uma grana imensa e vendo suas corridas irem para um monte de lugares chatos pra diabo. Mas como ele deve achar que tudo se resolve implantando o sistema de medalhas...

Anônimo disse...

...e M.C. escreve: Lerei com mais calma, depois. Mas, vendo a corrida, O narrador falando que os pilotos não gostam da pista de Abu Dhabi ! A pista é ótima ! O autódromo, no geral, cafona. F1 do futuro. Risonho é colocar Interlagos e tirar Monza entre os mais preferidos... Pelo amor de Deus... e tem gente que acredita nele. Agora está dizendo que os pilotos se adaptam... blábláblá...