sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Jean Todt assume a presidência da FIA

E se o Jean Todt fosse presidente da FIA já neste ano? Ele motivaria Nelsinho a fazer a denúncia ou tentaria abafar o caso? Afinal de contas, ele também já foi um Flavio Briatore, fazendo de tudo para vencer. Será que não rolaria uma certa empatia com o italiano?
Bem, o fato é que Jean Todt bateu Ari Vatanen por 135 votos a 49. Em 2010, o francês inicia uma nova fase profissional, onde terá de pôr a ética à frente da ambição; zelar pela segurança, não pelo bloqueio ao oponente na pista; investigar atos ilícitos, ao invés de cometê-los.
Jean Todt sempre foi competente para atuar como executivo. Mas se meteu na brincadeira do legislativo, buscando a presidência da FIA. E levou e melhor. Seu concorrente não formulou propostas consistentes, preferiu atacar o rival e lançar acusações sobre a conduta da entidade. A manjada estratégia, como sempre, não deu certo.
Queira ou não, Todt é o novo presidente da FIA. Então o negócio é torcer para que nossas restrições em relação a ele sejam enganosas. Embora tenha sido o candidato da situação, mudanças ocorrem quando um nome novo chega ao trono. É sentar e esperar que pelo menos nos próximos 4 anos ele mude para melhor...

8 comentários:

Leandro Almeida - Blitz F1 disse...

Ja era mais que provavel, talvez Bernie ja havia passado toda a relação de esquemas para Jean Todt manter.
Imagino que funciono mais ou menos assim... Bernie convida para uma Jean para comer uma porpeta na casa dele.. por la havia umas garotas de várias regiões do mundo, dando a eles um cardapio muito variado, depois de apreciar os aperitivos Bernie começa a falar que quer mais tempo livre mas não podia deixar os negocios que ele investiu a anos ficasse nas mãos de um "desconhecido" então oferece uma parte do bolo e uma posição de prestigio para Jean. Ele como ja não estava fazendo nada de tão importante topo, e Bermie trato de mecher seus pauzinhos para colocar Jean no lugar dele. Claro que não deve ter feito tanta coisa, ja que o canditato da oposição só quiz fazer oposição mesmo, ação que seria bom num fez. Então partimos assim para 2010, 3 carros no grid, sem teto orçamentário e jogos de equipe sem punições.
ahuishuihauishuihuaishuihauisha

imagino???

Unknown disse...

Blah. Jean Todt situação e Ferrari controladora da FOTA... até prefiro que o nanico tenha vencido, as coisas ficam menos dissimuladas. tutto farinha do mismo saco.

Unknown disse...

passada a eleição, vai sr importante pra todt não deixar Briatore voltar, pois na guerra FIA-FOTA demostrou ter muito peso politico no paddock. Briatore e um concorrente natural de todt no ecosistema da F1.

infelizmente vattanen não teve uma plataforma convincente, mais teria sido um presidente mais competente. fazer o que, topo gigio está de volta

Ron Groo disse...

Isto só mostra que tudo que fizeram apenas feriram os leões, mas estão muito longe de matá-los.

Bernie e Max Fusarca mostrando que ainda tem muita força e cartas na manga...

Willian disse...

Realmente será um desafio diferente para Todt, de fazer tudo diferente do que fez até hoje...

Anônimo disse...

... e Moleque Chatto, diz : Muito bom.

Anônimo disse...

Só uma pequena correção... Cargo presidencial é cargo executivo; aqui e até na China!

Felipe Maciel disse...

Sim, claro. Me referia à natureza da atividade de legislar, dizer o que pessoas de fora podem ou não fazer.
Todt não está acostumado a controlar grupos externos ao seu. Não é mais como ser CEO da Ferrari, por exemplo.