domingo, 4 de outubro de 2009

Vettel vence seu 1º GP em Suzuka

Sebastian Vettel largou na pole e não permitiu a ninguém mais sonhar com a vitória no tradicional autódromo de Suzuka. Só faltou fazer a melhor volta da corrida, mas deixou o feito para Mark Webber, que viveu um péssimo final de semana. O australiano largou dos boxes e realizou três pit stops nas cinco primeiras voltas. Portanto não teve como aproveitar o incontestável rendimento da Red Bull no Japão.
Jarno Trulli largou em 2º, foi superado pelo KERS de Lewis Hamilton, mas fez uma grande corrida sem deixar a McLaren se distanciar em momento algum. Na última rodada de reabastecimento, o italiano pisou fundo após a parada do atual campeão para reassumir o posto de largada, para a felicidade dos japoneses. Estava definido o pódio da corrida.
Kimi Raikkonen trouxe a Ferrari como pôde, conquistando uma boa 4ª posição, suficiente para manter a equipe em 3ª no Mundial de Construtores. Ao menos por enquanto. Nico Rosberg largou de 7º e tirou bom proveito da estratégia para avançar no grid e faturar o 5º lugar. Nick Heidfeld não teve uma corrida tão tranquila, terminando em 6º após largar de 4º lugar.
Um dos grandes destaques do GP ficou por conta do duelo entre Adrian Sutil e Heikki Kovalainen, que se posicionavam à frente de Jenson Button. O alemão, mais leve, pressionava o finlandês, até que resolveu atacar na chicane. Completaria a ultrapassagem quando foi tocado na traseira pela McLaren e rodou, enquanto Heikki espalhou para a grama. Melhor para o líder do Mundial, que deixou ambos para trás.
Rubens Barrichello perdeu velocidade na segunda perna do GP, para não perder o costume. Button foi se aproximando, sobretudo após o pit final, quando a diferença já era no visual, mas a entrada do safety car ajudou a manter a posição.
A interferência foi provocada pela batida de Jaime Alguersuari. O espanhol perdeu o controle na 130-R e atingiu fortemente a barreira de pneus. Num fim de semana em que o carro da Toro tinha um potencial acima da própria média, tudo o que se viu foi seus pilotos batendo, batendo e batendo.
O grande vencedor dessa prova foi Jenson Button, que tem 14 pontos de sobra em cima de Rubens Barrichello nas duas corridas que restam. O inglês está sendo burocrático, mas voltou a mostrar arrojo quando descreveu um X na freada da variante para ultrapassar Robert Kubica e recuperar uma posição perdida na largada.
Outra passagem curiosa da prova foi a saída do pit lane. Giancarllo Fisichella dormiu no ponto e deixou Heikki Kovalainen fazer ultrapassagem num local um tanto fora do comum. Mesmo que o italiano tenha esquecido de usar o KERS, é difícil compreender. Parece que tomou a linha de fora como se quisesse abrir passagem. E depois ainda tentou fechar na marra, quase provocando um acidente.
A Fórmula 1 se despede de Suzuka com Jenson Button-85, Rubens Barrichello-71 e Sebastian Vettel-69. Pelo andar da carruagem, a vice-liderança do Rubinho está mais ameaçada que a liderança da companheiro.
Muito provavelmente, a Brawn será campeã de construtores na próxima corrida. A única forma de a RBR ficar com o título será fazer duas dobradinhas e a Brawn GP não pontuar. Superaria o time marca-texto em 0,5 ponto. Já a Ferrari tende a cair na tabela, já que Fisichella não ajuda. Dois pontos separam Maranello de Woking.
Duas semanas, e é GP do Brasil. Se Button marcar 4 pontos a menos que Rubens, se sagra campeão. Um pódio basta para o britânico.
Pois é, a temporada já está terminando. 18 de outubro e 1º de novembro serão as paradas finais do circo no ano. Até a etapa de Interlagos, é bom ficar ligado na dança das cadeiras que promete ter mais definições.

6 comentários:

Thiago Guadalupe disse...

Bela análise como sempre... postada tb no blog "no ninho da coruja" (com os devidos créditos)

Grande abraço!

Ridson de Araújo disse...

Sinceramente Felipe...Button vem sendo burocrático faz muito tempo.
Realmente Rubens foi muito lento no segundo stint, mas não acho que Button arriscaria ultrapassa-lo na pista.

Tá com a mão na taça e provavelmente vai vencer...só espero que Rubens fature ou Interlagos, ou Abu dabhi

Speeder disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Felipe Maciel disse...

Todos têm o direiro de manifestar sua opinião, mas é bom que assine o próprio comentário.
Pior do que não assinar é usar o nome/apelido de outra pessoa.
Isso é muito feio, para não dizer outra coisa...

Atitudes assim não serão toleradas por aqui.
Deletado.

Speeder disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Felipe Maciel disse...

De novo: o problema não é a crítica, é o fato de assinar usando a identificação de alguém renomado no meio. Não se diz o que pensa assinando como outra pessoa. É uma atitude ilegal.
Se não tem coragem de usar o próprio nome, não manifeste opinião.
Quanto às visitas, o contador sempre esteve disponível na página. O chilique não me atinge.
Quando preferir se identificar e usar palavras num tom aceitável, seu ponto de vista terá relevância para nós.
Tem gente que acha que internet é a casa da mão Joana. Não é. Existem condutas aceitas e outras inadmissíveis. Eduque-se primeiro, e terei o prazer de divergir de maneira construtiva.