segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Interlagos dá título a inglês mais uma vez

Corrida quente em Interlagos. A chuva não caiu, mas duelos na pista não faltaram.
A prova começou bem conturbada, com um toque entre Fisichella e Kovalainen no S do Senna. Raikkonen foi fechado por Webber na reta oposta, perdendo o bico no toque.
O finlandês fez a curva 4 por fora, enquanto Sutil teve de vir mais por dentro para superá-lo, abrindo espaço para Trulli tentar a ultrapassagem. Logo em seguida, o italiano perde o controle em cima da zebra e cruza a pista atingindo o muro fortemente, não sem antes bater no alemão da Force India, que perdeu o controle do carro, cruzou o gramado e pegou Alonso na subida do Laranjinha.
Jarno reclamou um monte, parecia que viveria seu momento Piquet, fazendo Adrian de Salazar, mas a revolta felizmente ficou só na verborragia. Para ser sincero, gostaria de ver a câmera on board da Toyota antes do acidente, porque as poucas imagens disponibilizadas não justificaram a chuva de palavrões.
Enquanto o safety car estava na pista, Kovalainen saiu dos boxes com a mangueira grudada, jorrando gasolina sobre a Ferrari de Raikkonen que havia terminado os reparos. Não bastasse o surgimento das chamas, algumas gotas de combustível atingiram os olhos do finlandês. "Até agora meus olhos estão ardendo", disse depois da corrida.
Lewis Hamilton aproveitou para alterar a estratégia e deixar para voltar aos boxes apenas no meio da prova. Vitantonio Liuzzi também teve de parar.
Dada a relargada, Romain Grosjean levou ultrapassagem atrás de ultrapassagem, a começar por Jenson Button, que já estava ficando bem na fita, considerando seu posto de largada. Ele só não contava com a competitividade do jovem Kamui Kobayashi, que vendeu caro a posição, chegando a lhe aplicar um belo X no S do Senna.
Jenson reclamou por rádio e reafirmou a crítica em entrevista após o GP: "Esse cara é louco! Suponho que seja apenas pela inexperiência, mas ele se move muito nas zonas de frenagem, o que torna muito difícil, como Nakajima pôde descobrir". Falou referindo-se à batida do Kazuki no instante em que forçava a ultrapassagem sobre o conterrâneo, levando uma fechada que o levou direto à barreira de pneus.
Ao menos as críticas recebidas foram causadas por sua combatividade, não por um ataque kamikaze. Sem sombra de dúvidas, Kamui é o melhor estreante do ano. Mostrou em uma corrida mais do que o Kazuki fez em dois anos. Kobayashi é bom, rápido, valente, inabalável, guerreiro, determinado. E ainda fez uma ultrapassagem no Fisichella que ele nem viu, deve estar procurando até agora.
Mas o ponto alto do Kamui na prova foi na devolução da ultrapassagem sobre o Nakajima, superando o rival - podemos dizer assim? - por fora na entrada do S do Senna, completando a manobra na curva do Sol. Sensacional...
Já a corrida do Rubinho perdeu o brilho a partir do 1º pit stop. Nesse ano, corrida sim, corrida não, o brasileiro perdia rendimento na segunda perna da corrida. E olha que em Suzuka havia acontecido. Sinal de que já está virando corrida sim, corrida sim.
Mas foi o pneu furado que definitivamente decretou o fim da linha para ele no campeonato. Fez 1 pontinho e ainda perdeu a vice-liderança para Vettel, que veio do fundão para o 4º lugar.
Mark Webber tomou a ponta após o 1º pit e não perdeu mais. Conquistou sua segunda vitória na carreira, chegando à frente de Kubica, com Hamilton fechando o pódio. Jenson Button cruzou em 5º, seguido por Raikkonen e Buemi.
Button faturou o merecido título. Com antecedência ou com atraso? Fica a critério de cada um. E ainda ganhou uma viagem no avião do Barrichello para a Inglaterra. Oi, não entendeu? Explica-se: a aeronave da British Airways teve problemas técnicos e não pôde decolar na noite desse domingo. O campeão parte nesta manhã de segunda, graças a Rubens que gentilmente emprestou seu avião particular. Irá participar de um evento do patrocinador agendado para terça-feira no Shopping Bluewater.
Mais uma linha da tabela dos campeões da F-1 é preenchida. Jenson Button guiou com ferocidade neste domingo, deixando a apatia de lado para voltar a se arriscar, nas desafiadoras curvas de Interlagos.
Próxima parada é em Abu Dhabi. O britânico cumprirá tabela por diversão, correndo sem compromisso. A menos que o Rubens cobre a passagem do avião com uma forcinha extra na briga pelo vice-campeonato. Vettel tem dois pontos a mais que Barrichello, mas talvez precise de um nono motor.
Daqui a duas semanas, seremos apresentados ao mais novo tilkódromo da série, onde mais um Mundial da F-1 irá se encerrar. Dizemos que a temporada nao foi tão boa, mas lamentamos ainda mais quando vem chegando o seu fim.
Resultado do GP do Brasil 2009:
1. Mark Webber (AUS/Red Bull), 72 voltas em 1h32min23s081
2. Robert Kubica (POL/BMW), a 7s626
3. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 18s944
4. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 19s652
5. Jenson Button (ING/Brawn), a 29s005
6. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 33s340
7. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 35s991
8. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), a 45s454
9. Kamui Kobayashi (JAP/Toyota), a 1min03s324
10. Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari), a 1min10s665
11. Vintantonio Liuzzi (ITA/Force India), a 1min11s388
12. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 1min13s499
13. Romain Grosjean (FRA/Renault), a 1 volta
14. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), a 1 volta
Abandonos:
Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 31 voltas
Nico Rosberg (ALE/Williams), 28 voltas
Nick Heidfeld (ALE/BMW), 22 voltas
Adrian Sutil (ALE/Force India), 1 volta
Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1 volta
Fernando Alonso (ESP/Renault), 1 volta
Volta mais rápida:
Mark Webber - 1min13s733 ( 25ª volta )

4 comentários:

Thiago Wilvert disse...

Pra mim a atenção mais merecida da corrida ficou pro Kobayashi.

Acho que esse japa promete, hein?

Abraço!

Ron Groo disse...

Pois é... Louco ou não foi só no grito que o campeão passou o japa, que aliás eu quero na Williams já.

Anônimo disse...

haha, bem lembrado Groo. Se bem que eu acho q o japa tava mudando de linha na frente do Button sim. Mas jah vlw pela boa estréia, será que ele fica na Toyota pro ano q vem?

Pra mim, o Título veio com atraso pro Button. Mas ele foi inteligente, se desde a metade do camp não tinha carro pra competir com Vettel e Hamilton as vitórias, fez o certo: marcar pontos possíveis nas corridas. Parabéns pro Button.

Agora pro Ruinbinho... fim do sonho, voltemos a realidade e vê se ganha esse trivice pelo menos (se bem que eu acho q o Vettel merece mais q ele). Flw

Anônimo disse...

...e M.C., depois do China, escreve: Eu não lamento nada. Graças à Deus, o pior campeonato de todos os tempos( conseguiram até enfeiar os bólidos !)está terminando. A corrida em interlagos foi boa mas, sinceramente, nem um pouco emocionante. O novo circuito em Abu Dabi, o desenho dele, muito estranho. Será que ninguém notou, não ? Parece um fuzil de assalto. Bom, pelo menos o teatro da F1, quer dizer, o circo, já está se aprontando para o próximo ano. Segundinho na Williams e Schumi na Ferrari ! Isso mesmo ! Ouvi essa de um amigo. 3 Ferraris alinhadas no grid ! Paella, Xucrute Voador e o nosso Zaca ! Pensei, com a contratação do espanhol astuciano pela Ferrari, um tar de Malandronso que não sabe de nada do Cingapuragate, ir torcer para a McLadra pois genial Hamilton virá com muita vontade ano que vem( a morena do pussy cat dolls já disse que só namora com bicampeões....)mas aí achei uma covardia gigantesca dos italianos com o Massa ! Será o efeito "Cesari Battisti" ? Vou torcer então pelo sãopaulino voador ano que vem ! Que a rebimboca da parafuseta do carro do Golfezinho não tenha feita maiores estragos na visão dele. Lotus voltando ? Epa ! Que façam um bom trabalho e rezem para santo Chapman todas as manhãs( e noite) de corridas. E que a BraumGePe se exploda !