sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Vettel exige novo pardal à FIA

A punição sofrida por Vettel em Cingapura não deveria acontecer. O alemão respeitou o limite do velocidade nos pits, mas foi punido com uma passagem pelos boxes como se tivesse andado acima dos 100 km/h. A telemetria da Red Bull provou que a FIA errou.
O piloto reclamou do sistema e exigiu mudança. O problema é que a medição não considera a velocidade absoluta do carro dentro do pit lane. Na verdade, a velocidade é estimada em função do tempo. Aquela velha formulinha das aulas de física: V=ΔS/Δt.
Sebastian teria cruzado a linha de entrada dos boxes de forma que reduzisse a trajetória percorrida, mas o aparelho considera a distância já fixada. Como o tempo foi menor, a leitura de velocidade se equivocou, apontando um valor mais alto que o real.
Assim, mais uma corrida em Cingapura tem o resultado de alguém prejudicado por certas esquisitices. Claro, nada que se compare ao que houve no ano passado. A comparação mais irônica com a batida do Nelsinho já ocorreu, assim que o Grosjean providenciou um semi-replay na sexta-feira.
E ainda teve o pit stop do Alguersuari, ensaiando a consagrada patacoada da mangueira. Por fim, Giancarlo Fisichella tratou de levar o carro do Massa ao 13º lugar, mesma posição frustrante de 2008. Pois é, a noite de Cingapura não economizou nas coincidências.
Quanto à velocidade nos pits, será mesmo que a FIA vai melhorar a medição? Talvez. Se tivesse acontecido com um piloto da Brawn nessa fase decisiva do Mundial, certamente ela daria um jeito rapidinho.

2 comentários:

Daniel Médici disse...

Disse e repito, é a volta do Race Control. Essa mania de querer controlar todo risco e todo movimento na F1, e de distribuir punições a torto e a direito são os grandes problemas da categoria - com os quais ninguém quer bater de frente.

Unknown disse...

no creo que vettel llegue a lugar alguno con ese reclamo, pero coindido con DAniel. no se hace F1 con castigos