terça-feira, 27 de outubro de 2009

As novas do Hermann Tilke

Na última edição do Renault Road Show, Tilke e di Grassi tiveram um encontro amigável, onde o alemão elogiou o brasileiro pelo desenho da pista do Desafio das Estrelas, desenvolvido entre Lucas e Massa.
"Esta pista parece ser muito boa, especialmente por facilitar as ultrapassagens. Vocês usaram conceitos que nós também temos aplicado ao projetar pistas de corrida. É interessante que as curvas 3, 4 e 5 sejam bem parecidas com a primeira curva que fizemos em Xangai. Já as curvas 6, 7 e 8 são muito semelhantes à curva 8 de Istambul. Vocês fizeram um ótimo trabalho desenhando este traçado. É impressionante", disse o arquiteto.
Di Grassi, evidentemente, sentiu-se honrado. Mas aí cabe uma discussão. Foram os pilotos que usaram conceitos das pistas da F-1 para elaborar o traçado de kart, ou é o Tilke que usa conceitos de kart para criar circuitos na F-1?
Maldades à parte com o alemão, a verdade é sua mais nova obra está prestes a receber a categoria máxima pela primeira vez, neste final de semana, em Yas Marina.
E também está bem encaminhado o lançamento programado para o ano que vem. Após leves hesitações, a pista da Coreia do Sul garantiu definitivamente sua estreia em 2010, na posição de antepenúltimo GP do calendário.
As características são velhas conhecidas: reta, cotovelo, marina, retão, cotovelo, anti-horário, acelera, e freia que tem outro cotovelo.
Mas o autódromo contará com dois traçados, cada um com sua área de box (em rosa no mapa). Surpreendi-me com a longa curva da parte inferior do desenho antecedendo a entrada dos boxes. Há alguns anos, numa inocente brincadeira de criar circuito no papel, lembro de ter esboçado algo bem parecido. Vou enviar um email ao Tilke sugerindo que a chame de Curva Maciel. Mais bonito do que Curva 17...
Inclusive é positivo notar que o traçado não passará de 20 curvas, como Hermann fez em Cingapura, Abu Dhabi e Valência. Estava na hora de quabrar esse tabu.
Só pelo desenho, Coreia não parece tão repetitivo em relação a outros que ele fez. Não podemos dizer o mesmo sobre Yas Marina. Mas é lá que a temporada 2009 irá se encerrar. No ano que vem, a gente confere o GP da Coreia (a ser disputado no contorno externo do mapa), tendo Abu Dhabi como penúltimo da lista, e Interlagos voltando a fechar o Mundial.
Por enquanto, o arranjo do tio Bernie é esse aí:
14 de março - Bahrein
28 de março - Austrália
4 de abril - Malásia
18 de abril - China
9 de maio - Espanha
23 de maio - Mônaco
30 de maio - Turquia
13 de junho - Canadá
27 de junho - Europa
11 de julho - Grã-Bretanha
25 de julho - Alemanha
1o de agosto - Hungria
29 de agosto - Bélgica
12 de setembro - Itália
26 de setembro - Cingapura
3 de outubro - Japão
17 de outubro - Coreia do Sul
31 de outubro - Abu Dhabi
14 de novembro - Brasil

7 comentários:

Anônimo disse...

No papel parece interessante...

Deixa eu entender: o sentido de giro é anti-horário, certo?
Sendo assim, a primeira curva (partindo da reta dos boxes na parte de baixo do circuito) se assemelha à "La Source" de Spa: bem fechada uns (chute) 170 graus; já a próxima curva é de... mais de 90 graus... uma esquina, um cotovelaço!!!
É isso mesmo?

abraço
Renato

Ron Groo disse...

Ahahah Curva Maciel é bom!
Eu quero uma que tenha um R de Ron, ou um G de Groo, assim com o S do Senna...

Anônimo disse...

..e Moleque Chatto, manda: Gostei do traçado apesar de ser fã dos circuitos de altíssima velocidade dos antigos projetistas, tipo Monza, Silverstone, Le Mans( com o seu retão...), Nurburgring( depois dos 22km e antes da porcaria que fizeram ) e Interlagos( antigo ). Onde a "sua" curva está, ela decreta o fim da parte mais travada do circuito, pequena( que bom ). Duas freadas fortes, antes e depois do retão. Bacana unir uma marina( nada novo), bastante clara em outro mapa, onde a tal curva parece uma pequenina baía de semi círculo quase perfeito... Mônaco ? Olha... gostei mesmo! Que os futuros autódromos continuem assim, nessa tendência. Para pilotos geniais como Hamilton, dá para visualizar boas tentativas de ultrapassagem em, pelo menos, 4 pontos deste traçado. A era das trevas está chegando ao fim na F1 ! HA ! E Tio Bernie( mais o Todinho), podem trazer a Hyundai prá F1... Legal !

Anônimo disse...

... e M.C., volta: Desculpem - me, troquei os circuitos. A porcaria que fizeram foi no traçado de Hockenheimring e não em Nurburgring. Já que estou falando em rings, poderiam melhorar aquela sonífera corrida, que, garanto, só um comentarista e blogueiro adora: Hungaroring ! Bom para Morpheu atuar, num domingo de manhã... Ah! 5.615 metros de extensão tem o ciruito da Coréia. Grande... Sepang tem 5.540 mts; Abu Dhabi, versão árabe de Mônaco( já não gostei), "a grande pistola ", êpa !, 5.500 mts ! O da china, 5.451 mts,. Tá bão demais...

Anônimo disse...

Hahahaha, curva Maciel foi f*da...

Vi no Blog do Capelli um vídeo bacana com a projeção dessa pista da Coreia, e ele bem disse no post que "lembra a atmosfera de Melbourne". Lembra mesmo, bastante.

E eu achei que só eu tinha projetado um autódromo na vida... me sinto menos maluco, agora! Hahahaha

Abraço!

Anônimo disse...

E Moleque Chatto, escreve: Todos já projetaram autódromos, os que gostam de automobilismo ! Os meus tinham retas enormes que fariam os motores explodirem ! Um deles, encravado numa montanha com níveis... eu , hein ! Ahhh, meus 15 anos ! Acho que comigo era o efeito Speed Racer.

Anônimo disse...

hum... numa parte nao concordo contigo, Fábio. Eu bati o olho e jah vi semelhanças demais com outras pistas do Tilke, ao menos não tem trocentas curvas como você falou. Flw