domingo, 18 de outubro de 2009

JENSON BUTTON CAMPEÃO

Na pré-temporada, Jenson recusou propostas de outras equipes para permanecer no grupo que nem sabia se teria carro pra correr. A Honda abandonou a F-1, deixando o pessoal de Brackley sem rumo certo. Mas Button não hesitou em ficar e apoiou incondicionalmente o surgimento de uma escuderia excepcional chamada Brawn GP, que conseguiria a façanha de ser a primeira estreante da história a faturar o Mundial de Pilotos e Construtores.
Jenson se revelou um piloto impecável no início do ano. 6 vitórias em 7 corridas. Tocada limpa, velocidade natural, vitórias incontestáveis.
Já se cravava que seria o campeão com boa antecedência. Era tido como o novo Schumacher do mago Ross Brawn, o piloto que fazia e acontecia com um carro vencedor. Mas a comparação não era perfeita: Button perdeu ritmo e adiou a definição do campeonato para as provas finais.
Ainda assim, a qualidade de campeão demonstrada no começo do Mundial foi mais do que suficiente para bater os adversários que foram aparecendo pela frente. Ninguém largou mais vezes na pole do que ele. Ninguém sequer obteve mais que a metade do número de vitórias dele. Ninguém pontuou tanto quanto ele.
Passou a reta final do campeonato administrando a vantagem avassaladora do primeiro terço da temporada. E a disputa terminou de forma semelhante ao jeito que começou: com a repetição de um abraço em Rubens Barrichello ao término da corrida decisiva, ao estilo do que houve em Melbourne, quando a Brawn GP se apresentou de maneira triunfal ao mundo da F-1.
O título de Button é incontestável. Fez por merecer na fase inicial e completou o resto da temporada se arriscando apenas quando julgasse necessário, num desempenho burocrático que lhe permitiu assegurar o campeonato com uma corrida de antecedência.
Mas, sobretudo, o grande nome de 2009 é Brawn. Brawn de Ross Brawn. O gênio que elevou um time quebrado ao posto de campeão da F-1, e deu a seus pilotos o direito de guiar uma verdadeira pérola, imbatível no Mundial e inalcansável no princípio da temporada.
A Brawn nasceu vencedora. O que deu ao Button o sonhado rótulo de vencedor. Assim, a história é novamente escrita diante de nosso olhos. De novo em Interlagos, o palco dos novos campeões. Alonso, Raikkonen, Hamilton. Agora, Button.

20 comentários:

Ron Groo disse...

O ultimo paragrafo é totalmente verdadeiro e maravilhosamente escrito.

E claro... Hahahahaha Eu já sabia!

Thiago Wilvert disse...

Ótimo post, cara!

Acho que comparando os pilotos que estavam disputando o título, o Button fez por merecer.

Abraço!

Anônimo disse...

....e M.C. escreve: Permita discordar. Acabou o mais canalha, o mais dissimulado( por parte de jormaulistas apaniguados...caras de pau mesmo ! ), o mais triste campeonato de F1 de todos os tempos onde se premiou um piloto medíocre numa equipe vinda de uma outra fracassada que, com pouco tempo para se desenvolver um bólido NUNCA poderia ter uma começo tão avassalador e, onde o tal "gênio", na realidade, simplesmente passou a perna nas entrelinhas das regras ditadas pro um grupo presidida pelo próprio "gênio" com o consentimento da máFIA ! Se voces são desinformados, inocentes cabeças feitas por jornalistas loucos por ibope compreendo apesar da tristeza. Se não forem, tenho pena de voces... Ainda bem que um certo piloto não chegou lá ! Os deuses mandaram um raio no pneu dele logo no Brasil ! Não merece nem o vice campeonato. Um enrolador de 1ª ! Quer dizer, de 2ª....

Leandrus disse...

Voltando à programação normal...

Button não é daqueles que eu diria que seria campeão. Nunca me deu pinta disso, parecia mais daqueles que conseguiria bons resultados, algumas vitórias e só.

Porém, aproveitou o ótimo carro que teve em mãos no começo da temporada para bater qualquer um, inclusive o seu companheiro e único que poderia lhe tirar a ponta, já que era o outro que tinha um grande carro. E por isso mereceu ser campeão, justamente pela sua primeira metade de campeonato sensacional. A segunda foi bem mediana, mas ele não tem culpa se os concorrentes não aproveitaram as chances para encostar na classificação.

Ateh!

Anônimo disse...

...e M.C. escreve:
Deixando de ser polititicamente correto e tolo...

Gostaria que os experts em F1 me mostrasse o motivo disso, já que a calhorda equipe, dirigida pelo "grande", "gênio", "Dr.Fantástico" AUS - Butt 1º e Barr 2º
MAL - Butt 1º e Barr 5º
CHN - Butt 3º e Barr 4º
BHR - Butt 1º e Barr 5º
ESP - Butt 1º e Barr 2º
MON - Butt 1º e Barr 2º
TUR - Butt 1º e Barr RET Aííííí... por quê parou ? Parou por quê ? Medim do Ibope despencar ?
GBR - Butt 6º e Barr 3º
GER - Butt 5º e Barr 1º
HUN - Butt 7º e Barr 10º
EUR - Butt 7º e Barr 1º
BEL - Butt R e Barr 7º
ITA - Butt 2º e Barr 1º
SIN - Butt 5º e Barr 6º
JPN - Butt 8 e Barr 7º
BRA - Butt 5º e Barr 8º

Com esses resultados, prá lá de irregulares( diria, no inicio a mando da máFIA e da metade até ontem a mando das TVs... sabem por quê Mike Tyson foi mandado pro espaço ? O inicio das lutas está o segredin...patrocinadores ficavam loucos com ele, meus queridos man...amigos...), uma equipe torna-se campeã mundial de construtores e seu projetista/dono, chefe de quadril... equipe, sobe a categoria de um Chapman, Patrick Head ! Ora, ora... Explicações para a "queda de produção" de tão "genial" equipe de tão "genial" projetista sendo que quem veio ganhando todas parou de repente( da Grã Bretanha a Bélgica ) e o seu 2º piloto consegue duas vitóriaszinhas... E por que as equipes que chiaram no inicio do campeonato se calaram e não conseguiram desenvolver um carro razoável no decorrer da temporada ? Meu Deus, estratégia ? Cerbros fracos, hein, Leandrus ? Fáceis de levar... não acha ? Comparem com as McLarens de Senna e Prost ! RONron Tennis não passava a perna em ninguém até... 2007 deixa prá lá...Ou a Williams do outro mundo ! Um projeto de, pelo menos, 3 ANOS ! BraumGePe.....

Anônimo disse...

..e M.C, mais calmo, pede: Já que sou um chatto contumaz, RONron GROO sabe disso, peço aos ilustres comentaristas do pedaço que façam uma comparação com as grandes equipes do passado: Lotus, Brabham( com o seus exastor...tiraram a graça dela logo depois da 1ª vitória, não é incrivel ? E com gigante Niki Lauda ! Eram mais sérios na FIA...), Mclarem e Williams( em duas situações, inicio dos anos 1980 e 1990... e com a Ferrari de Schumi até Kimi, por que , não ?). Comparem todas, a evolução das mesmas, anos de pesquisas quebrando a cara antes de um campeonato avassalador, com a "genial" e rapidinha BraumGePe( 2 meses de pesquisa, ual ! Segundinho, que não quer ser tri-vice, estava pensando, no inicio do ano, se correria numa tal USAF1 ou participaria de um torneio de Golfe...) e verão o engodo se não forem cegos pois todos sabemos " o pior cego é aquele que não quer enxergar..."

Anônimo disse...

" com o seu exaustor..."

Leandro Almeida - Blitz F1 disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk... isso aqui fico agitado..

Obs: Confusa em!

Anônimo disse...

... e M.C., manda: Leandro Almeida. Talvez esteja confuso prá quem não entende...Ou não queira entender... HA ! Simples, compare com as grandes equipes do passado o desempenho da "genial" BraumGePe !

Anônimo disse...

1- Até a primeira parada no BOX o RUBENS foi perfeito e competente como sempre foi construindo e fazendo a sua parte.

2- Então... Eis que o REI da ESTRATÉGIA... (ROSS BRAWN), resolveu cumprir o roteiro que sempre fez, desde a época do SCHUMI... E colocou mais gasolina para uma parada mais longa do RUBENS... (Prá que?) Pro BUTTON se aproximar dos pontos que precisava prá ganhar o CAMPEONATO e tirar definitivamente qualquer chance de RUBENS levar a disputa para ABU DAHBI...

3- TÁ DIFÍCIL DE ENTENDER? Claroooooooo... AMIGOS DA REDE GLOBO...

4- He... He... Genial... Não é que deu certo funcionou o carro perdeu rendimento e os pneus se deterioraram mais rápido e RUBENS ficou se arrastando DANDO CHAUZINHO PRÁ VOVÓ EM INTERLAGOS...

5- A BRAWN e os SÚDITOS DA RAINHA DA INGLATERRA ainda não estavam tranqüilos, pois o RUBENS poderia ainda ameaçar o BUTTON.

6- E mais uma vez a Brawn e o REI da ESTRATÉGIA... (ROSS BRAWN) chamou RUBENS BARRICHELLO para trocar os pneus, insatisfeitos com o rendimento do carro do brasileiro. He... He... A troca funcionou, e o carro voltou mais rápido, mas ficou claro que havia algo errado com o jogo de pneus anterior. O tempo perdido tinha sido fatal.

7- O PNEU FUROU... Que coisa ruim não é? He... He... He...

8- É difícil de entender? AMIGOS DA REDE GLOBO...

9- “WE ARE CHAMPIONS” grita o aguado BUTTON, a BRAWN e todos os SÚDITOS DA RAINHA DA INGLATERRA. AGORA SIM ESTÃO TRANQUILOS.

10- Pois o RUBENS não pode mais ameaçar o BUTTON. E pode ser o VICE-CAMPEÃO, ou mais provavelmente será o 3º do CAMPEONATO, pois as RBR’S são as melhores desde a metade do campeonato e ta difícil pro RUBENS...

11- PARABÉNS RUBENS você SIM é o verdadeiro CAMPEÃO de 2009...

12- Na Europa uma das principias criticas ao piloto BUTTON em ser o CAMPEÃO é o fato de ter conseguido uma grande vantagem no início da temporada, quando os carros da Brawn ainda eram muito superiores aos demais. E depois ficou sendo um piloto mediano como sempre foi...

13- Lembrete... MASSA te cuida, o ALONSO e sua Máfia estão na FERRARI... Agora você é o 2º Piloto... CUIDADOOOOOOOOO!!!!

14- CONCLUSÃO:

Ao Rubens, Massa ou qualquer outro piloto Brasileiro só será CAMPEÃO quando:

a) For o 1º Piloto de uma Equipe Forte
b) E as Máfias Máximas da F1 (FOM, FIA, FOTA, PATROCINADORES e etc...)
c) Ou tiver uma Equipe Brasileira na F1 com todas as forças acima citadas ao seu lado... “É FÁCIL... NÃO É”
É assim que a FÓRMULA 1 Funciona... “AMIGOS DA REDE GLOBO”
E em qualquer Esporte ou Sistema em que haja milhões de EUROS e DÓLARES em jogo.

Leandro Almeida - Blitz F1 disse...

Obs¹: Falto dizer o que eu achei confuso.. não foram suas conclusões e sim a forma que foi dita.. se tratanto do primeiro post. Neste segundo de fato vc ex´ressp melhor suas conclusões. ;)

Obs²: Apesar de torce muito pro Rubens, de fato não foi boa a estratégia de corrida para ele, fez somente o oba, boa da galera no sabado, pois para que na corrida tivesse mais chances teria que contar coom a chuva. O desepenho dele no primeiro parte foi no limite que o carro podia oferecer para ele naquele momento, e mesmo assim não era o bastante para a estratégia adotada. Se vai fazer um segundo treicho maior precisa de mais vantagem ja que a tendendica era voltar mais pesado e no trafego. Então no inicio da corrida quando a diferença perto da parada era de apenas 2.8 para o Webber, para mim fico claro q não ia da. Então todo o resto da corrida foram só detalhes ara concluir a obra mal feita.

Obs³: Eu acredito que a personalidade forte de Felipe Massa nos levará a ver o que de fato o que acontece na Ferrari. E o que nos restaé torce para um ano melhor.

Três frases.. duas para vcs escolherem e apostarem pro ano que vem... e uma para refletir.

Escolher:
1ª - Tudo que ja está ruim, pode piorar.
2ª Classica - Sou Brasileiro e não desisto nunca.

Refletir:
3ª "Não é cricando ou atacando a opnião dos outros que você vai conseguir convence-los da sua verdade".


Abraço a todos

Anônimo disse...

....e M.C. escreve: anônimo( Wanderson ?), serei rápido. Não gosto de marqueteiros( só os profissionais e, mesmo assim, poucos). Burti que se cuide ! Entendeu ? Leandro Almeida, " POLÊMICA é a prática de provocar disputas e causar controvérsias em diversos campos discursivos, como na religião, na filosofia, na política, na arte, na literatura, etc. É importante salientar que polêmica não é sinônimo de brigas ou discórdia hostil ". Mas, dentro da polêmica há espaço para ser sarcástico e até umas rusgas. Aí, vai da inteligência e sagacidade do "adversário" interagir ou não. Sou um polemista nato. RONron GROOssildo, para citar um exemplo, não gosta ! Me xingou e não deu nem direito de resposta ! Só elogios permite ! E você ?

Anônimo disse...

...e Moleque Chatto, com tempo, volta : " 13- Lembrete... MASSA te cuida, o ALONSO e sua Máfia estão na FERRARI... Agora você é o 2º Piloto... CUIDADOOOOOOOOO!!!! " Anônimo, o Massa não me parece ser e ter sangue de 2º piloto. E não é muito marqueteiro. Não acredito que seja homem de frear a 100 metros da linha de chegada para dar a vitória ao "companheiro" de equipe. E, se voce não notou, a guerra entre o astuciano e o paulista já começou ! Voce não acha que, apesar de veloz, o espanhol não está metido no Ferrarigate( Commentatore tá puto no túmulo ! Vivo fosse, não correria nunca pela Scuderia ! Piquet, cotado para ir para Maranello, falou mal da equipe no episódio da morte de Villeneuve-pai culpando-a, dançou ! Só mesmo o vaselina do Monte, atrás do dindin de bancão, para abrir o rab..os braços pro Paella )e no Cingapuragate até o ultimo pentelho do.... ? Espero que Massa corra prá vencer ! Mas isso veremos logo no inicio da temporada. Dissimulado e bom de microfone global, Massa não é ! Será fácil ver se é ou não 2º piloto da Ferrari. E tem história rolando por aí de Schummy voltar ! 3 carros vermelhos no Grid. Bancão banca ! E tá crescendo aqui, no Brasil.. HA !

Leandro Almeida - Blitz F1 disse...

E eu?.. Bom.. eu não vivo só na PAZ.. quem vive morre deitado sem ter tempo de coçar o saco porque quando pensa em aproveitar os prazeres da vida já chega tarde demais.

Discutir SIM!!... argumentação é ainda um dos melhores jeitos de se chegar a verdade e ou descobrirmos as nossas dificuldades.

O que esperar para o ano que vem? 3 carros? Não acho difícil, tendo em consideração que a FIA passará por mudanças pouco radicais, mais significativas. O mais importante no momento eu creio em mudança em alguns fundamentos do regulamento, pontos, testes a exemplo... e depois disso procurar revisar tudo que será modificado para próximo ano e colocar em questão se essas proposta são a longo prazo.
A regularidade não só cresce o esporte internamente com os carros e pilotos, como externamente com quem acompanha.

Sobre as frases que eu coloquei...
Escolho - Sou brasileiro e não desisto nunca.

Acredito no Felipe, no Rubens, e tenho fé que teremos ao menos mais 1 brasileiro alinhando no grid no grande premio do Bahen.

Abraço

Anônimo disse...

....E M.C. responde: Bom, não li as duas primeiras frases. Estava ocupado, partindo logo para última e minha resposta "polêmica" baseou-se nela. Leandro, torço por Massa, meu ídolo era Piquet, não torci por Senna( apesar de achá-lo fantástico, sou do tempo da rixa Piquet-Senna mas só uma única vez torci por Ayrton com toda força e emoção, em vão... ), acho um embusteiro certo piloto e torço para que os novos venham sendo que o sobrinho do Senna, dizem os amigos, faço torcida exagerada para que chegue a F1. Motivos ? Óbvios. Pelo incrível que pareça, o filho do meu ídolo é fraco como piloto e errou em abrir o bico. Piquet-pai certamente não leu Dante e parece não conhecer a F1.... Incrível ! " Sou Brasileiro e não desisto nunca "? Ué ? " Sou italiano e não desisto nunca ! " " Sou francês e não desisto nunca ! " " Sou americano e não desisto nunca ! " " Sou alemão e não desisto nunca !" " Sou japones, não desisto nunca " Ser brasileiro... nasci aqui, oras ! Desistir, de quê ? mas COMO A FRASE VEIO DE MARKETING GOVERNAMENTAL, de um nacionalismo meio torto do PT de LULLALÀ e seus companhero... O que vejo, em relação aos italianos, franceses, americanos, alemães, japoneses só para citar os que não desistem nunca MESMO e enfrentaram umas baitas guerrinhas em 2, 3 séculos ou até mais.... dá vontade de desistir... pois aqui ser brasileiro é de boca prá fora, só prá oba-oba e, no meu caso, acho que não desistir nunca de lutar contra a corrupção, não desistir nunca de eleger polititicos de última categoria e/ou colocá-los prá correr, não desistir nunca botar a boca no trombone contra impostos escorchantes que só fazem todos empobrecerem em prol de um estado perdulário, verdadeiro elefante branco nas costas do povo( um, agorinha, agorinha, acabou de surgir. Bolsa em baixa...), não desistir nunca de mostrar a quem quer que seja o juro imoral desde 1995, não desistir nunca de mostrar que a nossa educação é de 20ª categoria e o povo não tem idéia de como esta atrasado em relação a outros povos, não desistir nunca de mostrar que geram dificuldades para que empreendimentos que realmente fazem a diferença, fazem uma nação crescer, que nos coloquem com chances de competir com as grandes nações, não chegam aqui por pura incompeência governamental... ahh, meu amigo... isso eu não desisto nunca pois sou brasileiro... mas como, aqui, nós sofremos de uma doença de forte desmemorização congênita( poucos se safam dela, eu me incluo, voce ? Não sei...) então... Tudo que ja está ruim, pode piorar ! Se não mudarmos esta turma populista que adora oba-oba, panis et circenses, que nos desgovernam. 2010 está aí mesmo. No que não interessa, no circenses, vou de Zaca, o nosso Massa e, se entrar na F1, Bruno Senna mas gosto do Hamilton, o genial ingles e do Schummy !

Leandro Almeida - Blitz F1 disse...

Legal sua Epopeia, acredito que ja tenha lutado por muitas coisas no meio socio politico. Mais como diz meu um grande amigo, "Soldado, não quero escutar sua historinha triste". Acredito, creio, penso, passa pela minha cabeça, que você tenha uma certa tendencias a puxar pontas de um casaco de lan. Você puxa, acaba com o casaco e ainda quer usa-lo? O fato é que o jargão brasileirissimo independente de onde foi seu surgimento digo por mim que leva a acreditar que podemos chegar lá com a torcida em 2010 para que um brasileiro seja campeão. Quem tem chances? Pela situação atual e falando só dos brasileiros, somente Rubens e Massa, os outros que conseguirem uma vaga, torço para que seja um ano de muito aprendizado e que possam absorver bem as dificuldades e ganhar experiência.

Sobre outros pilotos: Deve ter cido um ano muito bom para o Hamilton, as dificuldades engrandecem um homem, então podemos esperar ele muito mais forte no ano que vem. Button, apesar da experiencia que ja tem se não tiver um carro tão competitivo quando esse, acredito que terá um ano mediano, para variar. Kubica terá que ter sorte de nascer um bom carro na Renault, pq se não será mais um ano dificil para ele. Alonso terá que mostrar sua "genialidade" na ferrari, e é melhor mostrar serviço pq pro Massa não tem tempo ruim. Raikkonen ainda nem sabe se fica, então não da pra dizer se vai. Vettel e Webber terão mais um ano de mesmas chances, e pode se esperar muito da RBR. Nico Rosberg tem que mostrar ser fora de sério ainda. Os demias não falei ou porque não tem vaga definida ou porque não vale a pena comentar mesmo.

Não sei tbm se faz necessário mais nasci muito saudavel, desde criança sou elogiado pela boa memória, se isso te faz satisfeito?

Abraço

Anônimo disse...

...e Moleque Chatto, manda: Pelo incrível que pareça, não , não lutei no meio sócio político, "Sun Tzu dos blogs", Ha ! Só em meios sócios-baristicos e restauranteiros. Um pouco na faculdade...mas como lá são todos de esquerda... Até por quê não sou de esquerda, "revolucionário" e "progressista"( do atraso). Sou um conservador e de direita. Gostei, da frase, do soldado.... e não me importo em ser soldado desde que seja bem comandado e a constatação minha, hoje em dia, é que somos muito mal comandados, quer dizer, governados. E um general que escuta um sargento dizer isso a um soldado, um grande comandante não é ! Deveria trocar o sargento e mandar o soldado se tratar, tirá-lo do convívio dos outros soldados... Pode perder a batalha e até a guerra ! Mas o campo de batalha, hoje em dia, se não notou, é na internet. Puxar pontas de casacos de lã com o intuito de acabá -lo ? Não, já te disse, não sou de esquerda e retrógrado . Não uso do bom mocismo para enganar os outros. Neo-socialismo não é comigo. Sou conservador, repito. No Brasil, insistem, mesmo sendo governados por sociais democratas e socialistas desde 1994, que usamos uma politica néo-liberal ! Voce acredita nisso ? Nunca fomos liberais, imagine então, neos ! Ou seja, casaco de lã imaginário mas que assim mesmo, puxam ! HA ! Para acabá-lo sem nunca ter existido e usado ! Eu pegaria o casaco e cuidaria dele. O deixaria como novo.
Sobre os pilotos: Apesar de conservador, acredito na renovação mas nada com o 1º ano de Hamilton. É dificil dizer algo agora mas só acredito no Massa se ele, já nas 1ªs corridas, mostrando pra o que veio. Nem precisa vence-las, óbvio seria ótimo, mas que mostre espirito de luta. Será um campeonato equilibrado. Hamilton e Alonso vão pro pau. Fico com ingles e torço por ele além do Massa. Da dupla da Red Bull, Vettel. A cogitada ida de Kimi para Toyota, se vier a acontecer, ótimo ! Kubica é um bom piloto mas nada exagerado como um certo narrador faz crer. Acho que Button tirou a sorte grande. Fica os nomes do campeões para o futuro. Schumacher, com essa história de 3 carros no grid, se for possível e verdade, fantástico ! E só. Nasceu muito saudável, desde criança é elogiado pela boa memória e se isto me faz satisfeito ? Deve ser o orgulho do pais...A namorada e/ou esposa deve ser muito feliz ! Não deve esquecer nunca o 1º dia em que se encontraram e o aniversário de casamento. Parabéns ! Se é homem de bem, satisfeito estou.

Leandro Almeida - Blitz F1 disse...

Kimi para Toyota? Bom essa eu só vi algumas pessoas em comentários falando.. inclusive vc... e vamos ver né... uma coisa eu creio.. Kobayashi na Toyota é quazi realidade, e ja que não veio o Kubica, outro experiente disponivel é o Kime mesmo... Sei que eles querem uma letra K
auhishuihauihsuihuuisahuihuaihsuiahus

Estamos felizes sim, namorar e poder comemorar as datas sem esquecer é uma maravilha.

Então é isso..
se cuida

até o proximo debate.

Abraço

Anônimo disse...

e M.C., escreve: esse Kobayashi... Por quê não dois Ks na Toyota ? Kimi e Koba ! E seria ótimo para F-1. Um abraço, Leandro.

Pinheirinho disse...

RUBINHO:O HERÓI DO CARISMA!
Eis a grande vitória! Um campeão constrói-se pelo espirituoso mérito que possui de herdar uma alma comum em cada brasileiro. Vencer verdadeiramente é saber que se perde também! A franqueza heróica de Rubens Barrichello ensina-nos o deslumbramento de uma batalha. Honra, realmente, não é tarefa para os comuns. Pois, erguer a cabeça e partilhar o abraço vencido no vencedor acende o renascer arquetípico dos grandes heróis trágicos que povoaram a literatura clássica grega, agora revisitada, neste gesto caloroso do grande Rubinho. Pelas mãos graciosas deste abraço que Rubinho retribuiu ao atual campeão, pelos pés de cada um de nós que aceleram conquistas, vitórias e lutas: Barrichello, tu és barreira vencida. E em nós tu estás de cabeça erguida.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com