terça-feira, 6 de outubro de 2009

Vetos à nova equipe

Não me lembro qual foi a última vez que o pessoal de dentro da Fórmula 1 se mostrou mais preocupado com algo do que nós, que assistimos de fora.
A FIA anunciou a Lotus no mesmo dia em que a BMW confirmou a venda da equipe. Para nós, até hoje, paira a desconfiança de que nem todas as escuderias indicadas alinharão na próxima temporada. Os rumores dão conta de que a US F1 seria a mais problemática.
Sendo assim, ter 14 nomes para 2010 deve ser um bom negócio, de modo que não seja necessário abrir novas "eleições" caso ocorra alguma desistência. De qualquer forma, fica a impressão de que a entidade esperava a colaboração de todos, o que não ocorreu. A começar por Frank Williams, que praticamente sugeriu que o 14º time só entre caso se confirme a (esperada?) desistência de um 13º.
"Deveria haver somente 13 equipes, que é como sempre foi. Sugiro que eles tentem se candidatar a equipe reserva. É a coisa mais lógica a se fazer".
"Não é correto alterar as regras para a existência de mais uma equipe. Se fosse a Ferrari que tivesse decidido se retirar no meio da temporada e depois retornar, certamente achariam uma forma de burlar as regras. Entretanto, esta é uma equipe que pertence a alguém, então não sabemos quem são, quais são seus planos. Não ficaremos felizes enquanto não soubermos o que pretendem", disse Frank.
Já o esquentadinho diretor da Mercedes não se aguentou quando soube que a Campos, escuderia novata, também bloqueou a candidata ao grid da F-1.
"Como a Campos, um novo time sem qualquer registro nas pistas, se atreve a votar contra a Sauber?!", disparou Norbert Haug.
Martin Whitmarsh, ao contrário, revela sua desconfiança com relação à seriedade da Qadbak, que assumirá o controle da antiga Sauber.
"Comecei a ficar preocupado com a Sauber quando ouvi mencionar o nome de King", admitiu. "Mas, se a BMW analisou a situação financeira do grupo que comprou a equipe, temos de respeitar sua decisão. Sei que existem rumores sobre certas coisas que os envolvem, mas temos de confiar na BMW", ponderou.
Esse pé atrás se justifica. Russell King havia negociado com a McLaren, há alguns anos, a criação de uma equipe sediada em Dubai, porém o projeto não foi adiante. Mais recentemente, a Football Association investigou a participação da Qadbak no Notts County, time da quarta divisão do campeonato inglês de futebol. Os bens de Russell King foram apreendidos por determinação judicial.
Quer saber? Não sei de muitos detalhes sobre o caso, mas se for para permitir a entrada de um Flavio Briatore piorado, então não ligarei se continuarem vetando. Já são dois vetos. E, se dependesse exclusivamente do Whitmarsh, parece que Woking também entraria na dança. Esse tal de King pode trazer problemas...

6 comentários:

Ron Groo disse...

Como eu tinha adiantado no pré race, mais um veto de Frank Williams.

Sinceramente, era previsível mais esta dele, porém como a unanimidade é exigida...

Anônimo disse...

Engraçado, eu acho o projeto da nova Sauber muito mais sério e sólido do que o da tal da Lotus... inclusive o bigodudo arrumou fornecimento de motores da Ferrari para 2010.

Aliás, será que não mora aí o problema? Dizem que há aquele tal complô que impõe a obrigatoriedade das novas equipes em utilizarem os motores Cosworth, enquanto a nova Sauber acabou de fechar com a Ferrari...

Será?

Felipão disse...

Frank faz tudo de um jeito muito correto...

Tá certo, ainda mais que o tal King já tá sujo com a Mclaren...

Por outro lado, Williams concordou com o teste de Massa e ainda desejou boas vindas...

esportivamente, sempre perfeito...

Willian disse...

Eu acredito que a teoria do Hugo é a que faz o maior sentido.
Existe sim uma preferência por equipes com motor Cosworth. Eu acho que é nesse ponto que a Qadbak esbarra para entrar na F1...

Felipe Maciel disse...

Bem, particularmente, creio que os Cosworth não são o problema dessa história.

Era a FIA que exigia o uso dos Cosworth para os times novos. Já as equipes preferem ter liberdade para escolher seu equipamento.
A situação agora se inverteu: a FIA propôs uma vaga a uma 14ª equipe que vai de Ferrari, enquanto já temos duas equipes vetando.
Acho que o problema não é motor. É King mesmo...

As palavras do Frank deixam algo nas entrelinhas: "não sabemos quem são, quais são seus planos". Parece que o grupo Qadbak não é de confiança para alguns.

Abraço a todos

Unknown disse...

o que Frank Williams está fazendo tem cheiro de chantagem!! está se opondo a tudo! respeito muito o cavaleiro da cadera de rodas mais o cara tem que se ubicar... quem sabe e estou bravo só porque é a minha equipe

se alguma coisa a F1 está com risco de perder isso é Whitmarsh, que sempre teve posturas serias e adequadas. a campos não teria nada que dizer, tá ali ainda de convidada, tem que mostrar que não é uma aventura de tres anos antes de dar palpites.

oh coisa boa chutar cachorro morto!!!