quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Rubens, Button e a velha matemática

Nos aproximamos de mais uma definição de título mundial. Como de costume, sempre rola aquela curiosidade de saber como estaria o campeonato se não tivesse dado a louca na FIA depois de 2002, quando resolveu mudar o sistema de pontuação conferindo mais importância à regularidade e tirando um pouco do brilho matemático da vitória. Lembrando que naquela época apenas os 6 primeiros pontuavam, na sequência 10-6-4-3-2-1.
Se meu algoritmo feito às pressas no horário de almoço não falhou, a situação do campeonato ficaria assim:
Jenson Button - 68
Sebastian Vettel - 56
Rubens Barrichello - 50
Button 12 pontos à frente de Sebastian e 18 acima de Barrichello, em 20 possíveis.
Pois é, nesse caso a vitória a mais que o Vettel tem sobre o Rubinho seria uma das ajudas extras na pontuação do alemão, que poderia assegurar o vice-campeonato já no Brasil. De volta ao modelo atual, temos na realidade:
Jenson Button - 85
Rubens Barrichello- 71
Sebastian Vettel - 69
Fica claro que o desafio de Barrichello nesse fim de campeonato será duro: enquanto tenta alcançar Button, Vettel segue ameaçando a segunda colocação na tabela. E a Red Bull já gritou para o Webber ajudar o alemão em tudo o que for possível.
Já as 6 vitórias do Button são, neste momento, pelo menos o dobro de vitórias que algum outro piloto tenha chegado a conquistar neste Mundial. Não que eu simpatize com as medalhas do tio Bernie, mas essa estatístisca torna a conquista do inglês mais do que justa. Pode ser um título meio sem sal, mas justo não deixaria de ser.
Me faz lembrar da discrepância da temporada 2003: Schumacher, com 6 vitórias, levou o caneco em cima de Raikkonen com uma única vitória. Por 3 pontinhos, mas levou. Justo.

4 comentários:

Ron Groo disse...

2003 foi realmente uma coisa de louco. o cara quase ganha um título com uma vitória só.

Mas estas suas contas todas ai me deram uma bruta dor de cabeça...

Thiago disse...

Se galinha fosse pato nadava!

besteira ficar pensando isso.

Thiago Wilvert disse...

Eu achava interessante o modelo anterior, onde só os 6 primeiros pontuavam...

abraço!

Willian disse...

Eu não gostava do sistema anterior, mas também não gosto do atual.
Na verdade, penso que a vitória deveria ser mais valorizada e mais pilotos deveriam pontuar. Algo como: 15-10-8-7-6-5-4-3-2-1