"Conversei diretamente com Alonso depois, quando ele já tinha visto a batida. Ele disse que Sutil é totalmente louco. O que ele fez é loucura. Estávamos a 250, 260 km/h em sexta marcha!"
No momento da corrida foi difícil entender a ira de Jarno com uma batida que pareceu algo corriqueiro. Mas entrando em suas palavras, é possível compreender melhor a explicação.
"Não estou com raiva por causa do resultado, e sim porque foi uma manobra bastante perigosa. Ele deveria ter me dado espaço suficiente, não ter me jogado sobre a zebra. Estávamos em sexta marcha e tivemos sorte de não termos nos machucado. Mas ele fez uma coisa realmente maldosa".
"Eu vinha com muito mais velocidade, e ele foi para dentro e depois para fora, nós ficamos lado a lado. Tem uma câmera on board mostrando minha roda direita ao lado da roda dele".
"Ele poderia alegar que estava na linha de corrida. Sim, mas neste caso eu ainda estou na linha de corrida. Então se você decidiu ficar na parte de dentro, que fique por dentro. Não puxe para fora porque eu estou lá. O problema foi que ele me colocou sobre a zebra - e uma vez que estava na zebra, perdi o controle do carro completamente".
A versão do Trulli faz sentido sim. Na verdade, se tivéssemos a câmera on board do italiano ficaria muito mais fácil de compreender o que ele diz.
Pelo vídeo, vemos que a presença de Raikkonen provocou a perda de velocidade de Adrian, que podemos notar pelo som do motor antes de entrar na curva 5: ele precisou reduziu uma marcha. Foi nesse momento que Jarno atacou. De fato, o alemão estendeu demais a trajetória e o mandou para a zebra.
Talvez Trulli exagere quando diz que foi a coisa mais absurda que já viu acontecer. Sinceramente não creio que tenha sido proposital, foi apenas um ato inconsequente do Sutil. Mas não custa lembrar que o piloto da FI, culpado ou não, se envolveu em acidentes em Cingapura, Japão e agora em Interlagos. Já tem seu hat trick, não precisa bater em Abu Dhabi, ok?
Ah, e antes que levantem a lebre, é bem verdade que Jarno seja um piloto osso duro de roer, mas isso não significa que ele jogue sujo. O italiano sabe quando uma posição está perdida. Não se trata de "provar do próprio veneno" como sugere o trio global.
Por fim, a frescura da entidade: uma multinha de 10 mil dólares foi cobrada pela FIA ao piloto da Toyota por ferir o famoso artigo 151c (conduta fraudulenta ou ato prejudicial aos interesses de qualquer competidor ou aos interesses do esporte a motor em geral). Sim, o mesmo artigo do Nelsinho, da McLaren e do que for. Esse item serve para sancionar de tudo.
Ora, punir o Trulli por apontar o dedo para Sutil e fazer uma ceninha? Francamente, dona FIA... O rigor atual aplicado ao velho Nelson Piquet seria como? Pegaria um suspensão em meia dúzia de corridas e ainda teria de pedir perdão ao Salazar ajoelhado no milho?
Qualquer batida hoje já é motivo de penalisação. Agora nem é mais necessário bater: basta falar grosso com o adversário. Para evitar uma punição, um piloto, no auge de sua raiva, é obrigado a sair do carro fazendo cara de paisagem, como se nada tivesse acontecido. Do contrário, irá infringir a regra que diz que é proibido ser humano embaixo de um capacete.
12 comentários:
A trajetória do Sutil é normal. Já o Trulli faz trajetória de quem não conseguiu reduzir. O Sutil reduziu por causa da Ferrari. O Trulli não conseguiu reduzir o suficiente e se jogou pra fora.
concordo com o cássio
Bem, eu defendo que as corridas de F1 sejam mais agressivas, com busca pelas ultrapassagens. O problema é que, na maioria das vezes, a FIA pune quem procura isso.
Dessa vez, ela não puniu. E eu concordo com ela.
O que Sutil deveria fazer nesse caso? Colocar de lado e deixar o Trulli passar? Para mim, acidente normal de corrida...
Quanto à multa para Jarno, considero-a justa.
Por mais que Trulli tivesse razão (e não tem) nada justifica uma atitude daquelas.
Ele foi estúpido e mal-educado. Um exemplo a NÃO ser seguido.
eh! pelo jeito a perda de velocidade mandou o sutil ficar desse lado. foi o Trulli quem chega bem rápido.
"conduta fraudulenta ou ato prejudicial aos interesses de qualquer competidor ou aos interesses do esporte a motor em geral"
aquele artigo 151c pode servir até pra pedir batata grande no automac
É definitivamente a redução do Sutil que o levo a deixar menos espaço pra quem vem a direita... quando ele reduz e despoja potencia no motor para continuar seguindo o carro o joga para linha de tração que é o limite para o piloto tangenciar a curva, e para sair dela ele teria q tirar o pé. A pergunta é.. para que ele tinha que tirar o pé, tinha pista pra ele, pra que? Para dar a posição para quem vem mais rapido atrás? Como ja ouvi falar, quem está atrás que se vire. O que o Jarno tinha que ter feito para continuar na corrida era tirar o pé ja que não tinha mais pista pra ele. Para mim o Trulli quiz cantar de galo pra cima do Sutil, e nessa quem saiu perdendo foi ele.
Imagina se o Trulli tivesse que passar o Kobayashi.. ia acabar não participando de Abu Dhabi o Italiano.
Abraçoo
Legal a discussão aqui...
Cassio, penso que o Trulli não teve de reduzir por conta do Kimi em nenhum momento. Isso coube só ao Sutil, que estava imediatamente atrás do finlandês e reduziu. O Trulli vinha mais de trás e tinha espaço para colocar de lado e tentar a ultrapassagem sobre o alemão, basta ver na câmera on board que o Raikkonen já tinha uma distância para os dois depois da curva 5, então Jarno não errou por causa da presença do Raikkonen.
Leandro, a curva 5 é de alta, é quase uma reta em termos de velocidade. O Sutil não precisaria tirar o pé, até porque já estava bem lento; a questão ali era só volante. Se ele permanecesse acelerando e respeitasse a presença do italiano, ao invés de jogá-lo para a zebra, o desastre seria evitado. Essa diferença gritante de velocidade entre dois pilotos num trecho de alta é perigosa, qualquer espremida ou fechada pode provocar acidentes. Imagino que o Adrian não mediu as consequências porque não era uma zebra simples em área de escape, era uma zebra traiçoeira cercada por grama. Do contrário, teríamos o prosseguimento normal de um duelo roda-a-roda até o Laranjinha.
Abraço a todos
Tinha achado que era toque normal de corrida, mas agora acho que o Trulli forçou a barra.
O Adrian não fez absolutamente nada, nada de ilegal, para qualquer um que já acelerou um carro de corrida, ou um kart sabe que no calor da disputa vc presta atenção no piloto da frente, foi o que fez o Adrian, para não atropelar o Kimi ele tirou o pé e o espertão do Trulli, tentou ir por for, amigos, por fora??? O Adrian não viu ele, e no mais tinha espaço para o trulli, tira o pé, mas o Trulli continua acelerando e o carro é jogado para dentro. Culpa do Trulli, mas incidente de corrida.
...e M.C. escreve: Sou um feliz mortal que vi as duas batidas " ao vivo ". A de Piquet total razão ao tricampeão( meu ídolo !). Salazar simplesmente jogou a corrida de Piquet, que liderava com folga, no ralo ! Retardatário retardado o chileno. Isso é o que eu lembro... Já a do Sutil...Ele errou mas o Trulli errou também... Nunca vi ultrapassar por fora ali... na subida do lago... Voce precisa provocar o X , na Reta Oposta, para entrar por dentro da retinha que vai dar na Ferradura...Acho que o Button fez isso... Bem, sei lá. Talvez com o Stóqui Kars do Kakinha " O bão " de prá entrar por fora ali... com F1 ? Jamé ! Pensando bem, se o Mansell corresse ainda...
Concordo com a opinião de que o Trulli "forçou a barra"...
Vendo o vídeo, é perceptível o instante, logo antes do Trulli começar a rodar, em que o Sutil tira o carro (talvez um reflexo por perceber um carro ao seu lado direito) um pouco para a ESQUERDA - e o Trulli vinha pela DIREITA!
Agora a tal da multa... é muita palhaçada da FIA... quanto deve ser a multa se um piloto cuspir na área de escape?
abraço,
Renato
Intendo, então ali a tração do carro não ia atrapalhar caso queira mudar de posição rapidamente? Eu imaginei aquilo, pois se vc entra numa curva tracionado puxar o carro pro lado de dentro sem tirar o pé pode resultar em uma rodada. A exemplos de Nelsinho... huiauhsiuhias.. Mais se era possivel ele trazer o carro para esquerda e não fez, ele quiz defender a posição dele. Agora o Trulli deu uma forçada de barra sim, sabendo quem é um "novato" ali na frente, deve se esperar de tudo, então pra mim ele também não foi prudente.
Abraçoo
Acho que a batida foi culpa somente do Trulli. Ele tentou passar por fora, e o que o Sutil deveria fazer? Aceitar a ultrapassagem quieto?
E o Sutil nem fecha a porta do italiano.
Quer ultrapassar por fora? Então que ultrapasse direito.
Basta lemabrar da ultrapassagem do Alonso no Massa em Nurburgring 2007!
Postar um comentário