terça-feira, 20 de outubro de 2009

Grosjean por um fio

São fortes os rumores que dão conta da saída de Romain Grosjean da Renault. Lucas di Grassi tem teste programado com a equipe para dezembro, comenta-se que Bruno Senna também estaria agendando o seu. Não custa lembrar que, há um ano, o Bruno pareceu ter levado a melhor entre os dois a bordo da Honda.
Talvez nenhum deles conseguirá contrato com o time, mas a vaga poderá ser preenchida por outro. Quem sobraria nessa história é Romain Grosjean, mais um novato injustiçado.
São dois os motivos alegados para afastá-lo da equipe: sua associação com Flavio Briatore e o desempenho decepcionante nas corridas.
O primeiro ponto é um verdadeiro absurdo. A escuderia pensaria em se livrar de Romain por ter conquistado a titularidade graças ao Briatore. Desvincular-se de Grosjean seria livrar-se totalmente da imagem de Briatore? Se o raciocínio for este, é lamentável... o cidadão pagará o pato sem culpa alguma. O suíço alega correr com carteira francesa porque todo o apoio recebido no automobilismo veio da França. E os franceses agora pensam em defenestrá-lo por uma bobagem dessas. Que bela história, não?
Passemos ao segundo ponto, que na realidade deveria dizer mais respeito ao carro que ao piloto.
Não bastasse o Nelsinho, a Renault conseguiu a proeza de manchar o nome de mais uma promessa do automobilismo. Com um ano e meio, o Piquet mal podia tirar algo decente de um carro tão ruim. O que esperar então do franco-suíço estreando no meio desta temporada? Ora, tudo o que devemos esperar, por enquanto, é nada. É exatamente isso que ele está fazendo. Normal. Não significa que seja um mau piloto.
Julgar alguém a bordo dos últimos carros montados pela Renault chega a ser uma atividade maldosa. A Renault está querendo se especializar em detonar carreiras de jovens talentos. O Kovalainen, que é um sobrevivente, foi para a McLaren há dois anos mas pode fazer o caminho de volta no ano que vem. Melhor ter cuidado, Heikki... conseguiu resistir por pouco da primeira vez; talvez não sobreviva na segunda.

8 comentários:

Anônimo disse...

Felipe,

Será que o próximo nessa história de ter sua carreira detonada na Renault, é o Kubica??

Ele surgiu na BMW-Sauber como um fenômeno (e é um bom piloto, sim!), mas neste ano, com o carro que teve nas mãos, deixou a desejar... mostrou desânimo...

Será que a Renault acaba con ele?

abraço,
Renato

Ron Groo disse...

O que eu acho legal em piloto de F1 é a esperança... O carro é uma bomba e a equipe idém e ainda tem um monte de nego agendando testes lá com esperanças de que a coisa mude.

E não, não tem como avaliar ninguém com estes carros da renault ultimamente.

Anônimo disse...

... e M.C., manda: Bom... o presidente da Renault é brasileiro. A Renault vem se firmando no mercado... brasileiro. Grosjean pode dançar, sim. Mas, sobre ele ser um piloto fraquim: O atual campeão de F1 mostra bem o que um sujeito pode fazer tendo um minimo de talento para pilotar numa equipe, huummmm, "genial". O sobrenome tem peso e pode ajudar a favor do Bruno. Aliás, 2010 não escapa dele. Ótima a jogada de Kimi na Toyota. Ficaria bem distribuída a F1, pilotos e equipes, npara o próximo ano.

Felipe Playmobil disse...

- Grosjean vai estar fora da renault ano que vem porque não é bom piloto e não porque ele era piloto do briatore, duvido que se ele num tivesse andado bem num ficaria na equipe.
Estreia boa foi a do Kobayashi, classificou com chuva, e na corrida ando bem.

Esse sim merece um lugar ano que vem.

Abraço.

pedrero disse...

Nisso o playmobil tem razão, o carro da toyota tb não é nenhuma brastemp (nossa,desenterrei essa), e o japoneis andou muito em Interlagos.
Eu vi esse japa andando no treino livre do GP de suzuka, ele andou no primeiro treino de sexta feira se nao me engano, e tava com tempos bons pra um estreante, mas o que ele fez domingo foi punk...
O que eu acho estranho, é que olhando o desempenho do Grosjean na GP2, e agora na F1, sao pilotos totalmente diferentes, nao da pra entender...

Leandro Almeida - Blitz F1 disse...

Coitado do Grosjean... mais quero um Brasileiro no lugar dele... faz assim.. uma troca de posição... Di Grassi como "2º" piloto, e Grosjean como de teste... dai ele vai ter mais tempo para recomeçar. E convenhamos esse ano num conta.

hauishuihuasuihsa

abraço a todos..

ahhh.. ta ativo meu blog.. quem quizer passar lah sejam bem vindoss...


abraçosss

Unknown disse...

eu sempre digo que botar a culpa no carro é pior do que botar a culpa no cavalo, porque o carro não pode nem dar mordida de vingança

mais falando do carro da Renault, se fosse cavalo era banguela e sem rabo... não somente o que fez piquet, O QUE FEZ ALONSO COM O CARRO FOI MILAGRE.

e os franceses não somente estão sendo mau-agradecidos com um suiço que valorou o apoio francés:
hoje, Jean Pierre LAurent, presidente da Renault em españa, disse que Alonso sem a Renault ainda estaría correndo de Kart, e que todo o que o asturiano é, se deve à montadora francesa

Anônimo disse...

A Renault realmente, sem a presença do Briatori, pode mudar esse esquema de Alonso e + 10.

Torço para que o Di Grassi consiga ser piloto titular da equipe em 2010, por que teria um bom piloto como companheiro de equipe, e uma equipe, que bem ou mal, tem potêncial para voltar a ser grande.