quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Decisão de título em Suzuka é outra coisa

Pois é, Interlagos definitivamente tomou o lugar de Suzuka como palco de decisões de campeonato. Mas acordar de madrugada para vivenciar um discussão de Mundial no GP do Japão era algo sensacional.
As corridas decisivas no circuito japonês eram assim: ou os postulantes ao título se enroscavam pelo caminho, ou um deles vencia a corrida e levava o troféu da temporada.
Neste último caso, façamos ressalva ao ano de 1991 - com a vitória do Senna entregue ao Berger - e à temporada 2003 - quando Schumacher cruzou em 8º.
Pode não parecer relevante para alguns, mas eu gosto de ver um piloto se tornando campeão quando ele vence a corrida. Aqui no Brasil, nem Alonso nem Hamilton nem Button teve tal privilégio. O Kimi sim, mas não foi uma vitória natural, foi providencial.
Felipe quase conseguiu no ano passado, mas o Lewis virou o jogo na curva final. A última vez que tivemos uma vitória "plena" seguida de conquista de Mundial foi em 2002, na França. Faz um tempinho já...
Seja lá quem for o campeão em 2010, tomara que vença a corrida decisiva também, ao invés de ser apenas mais um cruzando a linha no meio do bolo. Sei que não faz muita diferença para o campeonato, mas pessoalmente acho mais empolgante quando o piloto vive este momento especial na posição que melhor representa o seu feito.
E não me incomodarei nem um pouco se voltar a acontecer em Suzuka. Como diz um amigo meu, parece que a atmosfera lá cheira a decisão de título mundial.

7 comentários:

Anônimo disse...

Talvez isso seja um reflexo das mudanças vividas na nossa década.

Como vc disse, o último a fazer isso foi Schumacher, em 2002. O último dos gênios, digamos assim.

Em 2003, ele fez uma corrida pra lá de discreta e quase não termina nos pontos.

Os últimos cinco campeões, no entanto, ainda estão longe de serem gênios, embora tanto Alonso quanto Hamilton aspirem a isso.

Os próximos anos podem mudar essa história.

Anônimo disse...

Vai ficar ai só divagando, o calendário já está pronto, só resta saber se o Brasil será a penultima ou última prova e se o GP do Canadá vai ou não ser realizado.

Willian disse...

Realmente era legal quando Sukuza encerrava. Mas como já foi bem dito, era outra época. Eu cresci vendo a "final" por lá. Questão de costume mesmo.
Das decisões no Brasil, a única na qual eu fiquei realmente empolgado foi a de 2008...

Leandro Almeida - Blitz F1 disse...

Brasil será sim o ultimo gp de 2010... apesar da critica tem cido o palco de emoções, e tem potencial para ser sempre um GP emocionante... chuva, sol, calor, friu, brasileiros na ponta e uma otima torcida. Mais claro.. Suzuka também foi e é capaz de oferecer isso tudo.. e acho que em alguns anos poderemos ter o ultimo GP lá novamente.

Abraço a todoss..

Ps: Sempre que vejo imagens do Airton Onboard eu acabo vendo mais videos... muito bom ver a pilotagem como era antess...

Ron Groo disse...

Entendo seu ponto de vista, os títulos de Suzuka sairam de vitórias, ou como no caso de Senna e Prost de enroscos que entraram para a história, e como no futebo, o time pode ser campeão empatando, mas fica mais bonito se vence.
Falta um campeão vencendo a ultima prova em Interlagos para a coisa engrenar de vez.
Até lá Suzuka ainda vai continuar tendo cheiro de título mundial, ou ao menos de decisão.

Anônimo disse...

..e Moleque Chatto, escreve: equipe que se sobressaem, muito !, as outras no decorrer destas duas décadas( na realidade, a coisa começou mesmo na década de 1970 mais fortemente a partir da década de 1980 com a McLaren da dupla Senna - Prost )devido ao alto investimento em tecnologia de ponta ( o que não sou contra. Se não gostam, vão assistir Indy !), e poucas, McLaren e Willians conseguiram dindin prá isso, forçando muitas mudanças sem efeito algum no regulamento. Mas aí o ibope cai... pois as corridas, com campeões em julh e agosto é um pé no saco, não ? Ou com Schummy, ganhando tudo ! Então, vamo pro teatrinho ! O pessoal aceita mesmo, não chia... O bom é que sou um budista católico passando pelas religiões afro eeeee cientólogo...e, astronomo astrólogo nas horas vagas que sou, digo a todos ! O inferno astral da F1 está no começo do fim ! 2009 foi o pior ano da F1 e no próximo ano o sol voltará a raiar pois bicho grilo sou também. Um viés de alta, curva ascendente, da categoria máxima do automobilismo mundial se iniciará pois economista sou também ! E do governo ! Teremos um final dos seus, dos meus, dos nossos sonhos em 2010 ! Se acontecer o contrário eu meto o pau de novo ! E esqueço tudo que escrevi pois " sou brasileiro e esqueço tudo !" HA !

Anônimo disse...

..e M.C, volta: Ahhh, não ! Fiquei justamente embaixo ! Por favor, me ponha para a direita...