segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A temporada dos substitutos

A fórmula comparativa entre o grid inicial deste ano e o da temporada passada era basicamente:
Grid 2009 = Grid 2008 - Coulthard + Buemi
Até as mudanças internas das equipes chamaram mais atenção, como a conclusão da Era Dennis na McLaren e a demissão de Colin Kolles e Mike Gascoyne, na FI.
No desenrolar do campeonato, porém, tivemos um show de movimentações entre os pilotos.
Na Toro Rosso, saiu Bourdais e entrou Alguersuari. Que poderia ter de repassar o bólido novamente, mas por uma superlicença o Loeb não chegou no finzinho da festa.
Renault: Nelsinho se foi, Grosjean apareceu. Chegou-se a cogitar di Grassi no lugar do francês por uma corrida, mas a troca não ocorreu.
Na Ferrari, nem se fala. Fisichella substituiu Badoer, que substituiu Massa, que quase foi substituído por Schumacher.
Liuzzi pegou a vaga de Giancarlo na Force India. Kobayashi assumiu o cockpit de Timo Glock.
Fora os pilotos, tivemos Flavio Briatore e Pat Symonds levando cartão vermelho da F-1. O italiano viu seu cargo de chefão ser ocupado por Bob Bell e sua função de diretor-geral ser assumida por Jean-François Caubet.
Junto com 2009, a Era Mosley vai chegando ao fim. Seu substituto na cadeira top da maior federação automobilística mundial será ninguém menos que Jean Todt.
De volta aos pilotos, começamos com 20 competidores e terminamos com 25 na tabela do Mundial. Quase o mesmo número esperado para 2010, que é um total de 26 competidores.
Dos que abriram caminho para outros correrem, destacamos 2 demissões, 2 acidentes e 1 transferência de piloto entre equipes.
Da turma que deu as caras no meio do campeonato, registramos 3 estreias e 2 reestreias.
Chegamos ao fim dessa brincadeira observando que a temporada 2009 (ou sua segunda metade) foi marcada por acidentes estranhos que deixaram pilotos de molho, demissões de promessas das pistas, reaparição de pilotos veteranos e estreias de jovens promissores. O jogo de contratos foi intenso em 2009...

7 comentários:

Unknown disse...

e ainda teve a saida de um cara que representava varios pilotos ahi e n GP2! o que muda o cenario de inicio de 2009 radicalmente, pois as posturas de caras como alguersuari com certeza estão debilitadas.

tomara e fosse assim movimentado todo ano, é bom ver pilotos novos no grid

Ron Groo disse...

Fiquei na duvida...
Houve na história outro campeonato com tantos suvistitutos? Tantas trocas de pilotos?

Leandro Almeida - Blitz F1 disse...

realmente foi um ano complicado, mais uma coisa que deve ser levado em consideração é o fato das equipes buscarem se manter na categoria, disparam boatos que a toyota poderia estar fora no ano que vem, mais se fosse verdade não seria simplismente por questões economicas e sim por falta de animo mesmo, pois a equipe começo o ano melhor do que o esperado e não conseguio a vitória que tanto queriam, como dizem no futebol, ta faltando quem empurre a bola pro gol, o artilheiro. Talvez se Raikkonen ver interesses lá ele possa ser esse artilheiro que eles tanto precisão, mais se num for ele ou outro bom de gol pode ter certeza que o futuro da toyota na F1 fica mais incerto. Claro que existe um pacto que não a permite sair tão facilmente, mais que não vire futuras opções para equipe e que possa achar um bom piloto. E viva as mudanças, eu gosto quando vem pilotos novos, até aqueles que fazem besteiras na pista, e que 2010 seja o ano não das substituições e sim das revelações.

Abraços

boa semana a todos

Willian disse...

O meio de temporada deu início a uma série de mudanças que acontecerão no grid daqui para frente.
Agora, falando nos dispensados, eu me lembrei que o Bourdais não é cotado para nenhuma equipe.
É realmente uma pena, pois ele era uma grande promessa...

Anônimo disse...

...e Moleque Chatto, escreve: Lendo suas palavras acredito ter corroborado as minhas mas com educação. Foi realmente um péssimo campeonato, Felipe. E a prova está aí.

Adalberto disse...

É, a dança das cadeiras também acontece durante o ano, e não só na pré-temporada!

Anônimo disse...

Ali do lado direito, aquelas quatro velhinhas parecem ser os Telletubbies...