A fórmula comparativa entre o grid inicial deste ano e o da temporada passada era basicamente:
Grid 2009 = Grid 2008 - Coulthard + Buemi
Até as mudanças internas das equipes chamaram mais atenção, como a conclusão da Era Dennis na McLaren e a demissão de Colin Kolles e Mike Gascoyne, na FI.
No desenrolar do campeonato, porém, tivemos um show de movimentações entre os pilotos.
Na Toro Rosso, saiu Bourdais e entrou Alguersuari. Que poderia ter de repassar o bólido novamente, mas por uma superlicença o Loeb não chegou no finzinho da festa.
Renault: Nelsinho se foi, Grosjean apareceu. Chegou-se a cogitar di Grassi no lugar do francês por uma corrida, mas a troca não ocorreu.
Na Ferrari, nem se fala. Fisichella substituiu Badoer, que substituiu Massa, que quase foi substituído por Schumacher.
Liuzzi pegou a vaga de Giancarlo na Force India. Kobayashi assumiu o cockpit de Timo Glock.
Fora os pilotos, tivemos Flavio Briatore e Pat Symonds levando cartão vermelho da F-1. O italiano viu seu cargo de chefão ser ocupado por Bob Bell e sua função de diretor-geral ser assumida por Jean-François Caubet.
Junto com 2009, a Era Mosley vai chegando ao fim. Seu substituto na cadeira top da maior federação automobilística mundial será ninguém menos que Jean Todt.
De volta aos pilotos, começamos com 20 competidores e terminamos com 25 na tabela do Mundial. Quase o mesmo número esperado para 2010, que é um total de 26 competidores.
Dos que abriram caminho para outros correrem, destacamos 2 demissões, 2 acidentes e 1 transferência de piloto entre equipes.
Da turma que deu as caras no meio do campeonato, registramos 3 estreias e 2 reestreias.
Chegamos ao fim dessa brincadeira observando que a temporada 2009 (ou sua segunda metade) foi marcada por acidentes estranhos que deixaram pilotos de molho, demissões de promessas das pistas, reaparição de pilotos veteranos e estreias de jovens promissores. O jogo de contratos foi intenso em 2009...
7 comentários:
e ainda teve a saida de um cara que representava varios pilotos ahi e n GP2! o que muda o cenario de inicio de 2009 radicalmente, pois as posturas de caras como alguersuari com certeza estão debilitadas.
tomara e fosse assim movimentado todo ano, é bom ver pilotos novos no grid
Fiquei na duvida...
Houve na história outro campeonato com tantos suvistitutos? Tantas trocas de pilotos?
realmente foi um ano complicado, mais uma coisa que deve ser levado em consideração é o fato das equipes buscarem se manter na categoria, disparam boatos que a toyota poderia estar fora no ano que vem, mais se fosse verdade não seria simplismente por questões economicas e sim por falta de animo mesmo, pois a equipe começo o ano melhor do que o esperado e não conseguio a vitória que tanto queriam, como dizem no futebol, ta faltando quem empurre a bola pro gol, o artilheiro. Talvez se Raikkonen ver interesses lá ele possa ser esse artilheiro que eles tanto precisão, mais se num for ele ou outro bom de gol pode ter certeza que o futuro da toyota na F1 fica mais incerto. Claro que existe um pacto que não a permite sair tão facilmente, mais que não vire futuras opções para equipe e que possa achar um bom piloto. E viva as mudanças, eu gosto quando vem pilotos novos, até aqueles que fazem besteiras na pista, e que 2010 seja o ano não das substituições e sim das revelações.
Abraços
boa semana a todos
O meio de temporada deu início a uma série de mudanças que acontecerão no grid daqui para frente.
Agora, falando nos dispensados, eu me lembrei que o Bourdais não é cotado para nenhuma equipe.
É realmente uma pena, pois ele era uma grande promessa...
...e Moleque Chatto, escreve: Lendo suas palavras acredito ter corroborado as minhas mas com educação. Foi realmente um péssimo campeonato, Felipe. E a prova está aí.
É, a dança das cadeiras também acontece durante o ano, e não só na pré-temporada!
Ali do lado direito, aquelas quatro velhinhas parecem ser os Telletubbies...
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