Parece que a Era das Montadoras já era. Tão fraco quanto o trocadilho é o Pacto de Concórdia, que não mete medo em ninguém. A diretoria da Renault tem uma importante reunião que, suspeita-se, pode terminar com a pior decisão possível. Já a Toyota passou dessa fase faz tempo.
A equipe famosa por decretar o fim da linha para seus pilotos acaba de decretar a própria eliminação. Nascida em 2002, foram 8 temporadas na Fórmula 1, totalizando 140 GPs, 3 poles, 3 voltas mais rápidas, 278.5 pontos e nenhuma vitória. Os números verdadeiramente impressionantes, porém, dizem respeito aos gastos astronômicos que os japoneses enfileiraram na categoria.
O retorno sobre investimento da Toyota sempre foi dos mais risíveis. Queimou-se tanto dinheito para se obter resultados muito aquém do esperado. O injustificável torna-se insuportável em época de crise. Assim como a rival Honda, a Toyota opta por se dirigir à porta de saída, após registrar altos prejuízos nas vendas.
Muitos nem sentirão sua falta, mas particulamente lamento esta retirada. Sua melhor temporada foi em 2005, quando terminou em 4º. Mas não deslanchou, pelo contrário, entrou num período muito negativo, conseguindo se recuperar aos poucos nos últimos anos. Agora seu lento processo de melhoria é definitivamente intemrrompido.
A vaga talvez seja preenchida pela Qadbaq. Na verdade são cinco times prestes a ingressar no grid, no entanto apenas Manor e Campos despertam confiança. As capacidade das outras em colocar carro na pista em 2010 ainda é posta em xeque. E o grid de 26 carros depende disso.
Fato é que este é o triste fim da equipe Toyota. O que vem daqui pra frente ninguém sabe; talvez mais montadoras saiam e mais garagistas entrem. O fluxo na F-1 ensaia uma inversão interessante.
Edit: O vídeo encontrado no Continental mostra o quão frustrante foi o anúncio da despedida da montadora. O encerramento da discreta história da Toyota na F-1 é sentida como uma grande derrota para os diretores da companhia.
7 comentários:
É uma pena, fikei sentido com a saída da montadora japonesa. Mas fazer o que, F1 é cara.
E assim se completa a trilogia: "A fuga dos nicômicos"...
Primeiro fugiu a Honda, depois fugiu a Bridgestone e agora a Toyota.
Ao menos sobra espaço para o time que surgirá dos destroços da BMW entrar no grid sem ter de pedir licença pro Tio Frank.
Só queria que alguém desse uma chance pro Koba na temporada que vem...
e M.C., diz: Garagistas não existem mais. O entretenimento é monstruoso, cifras gigantescas ! Este Qadbaq é um fundo financeiro( de todos os garagistas do mundo todo, incluindo o meu chapa Zezim, da RIOPARK, claro..." Seu Chatto, botei umas onça lá no fundo suíço ! Não teim erro não, né ? " Bom, acho melhor mudar de estacionamento ). E, a F1 vende bem ! Ainda... Se 2010 será uma porcaria de campeonato feito estes 3 últimos anos, aí a coisa acabava de vez ! Até Kaquinha "O Bão" arrumará um lugar prá correr na F1. Acho que é só uma pausa. O que acontecerá, sim, é o formato vencedor da década de 1980 e 1990 como Williams - Renault, McLaren -Honda, Ferrari - FIAT ( HA !), Lotus - Cosworth ( década de 70 - essa voltou ! Mas não sei se a Ford está por trás da armação ). Hyundai pode entrar... Já ouvi falar na Volkswagen( AUDI ). A Toyota fornecerá motores para 2010 ?
Pena.. pena.. pena...
quando parece ter achado um bom caminho para fazer arroz no barracão acaba que o botijão de gás está com vazamento e explode....
nem Kimi.. nem Koba.. nem GLO... nem Naka... nenhum outro JAPA... ndaa.. todos sem chance com a toyota...
ooo misériaaaa...
ahuisuiuhiahusihauiush
ano que vem vai acabar tendo F1 e F1 light... Lotus? ja vi uma foto do force india pintado de preto... acho que não será esse o carro deles... até pq ta claramente explicito que aquilo é um force india e ainda é a que a equipe deixo no seu antigo galpão de testes.. vacilo ein?! a Lotus então pode ter colhido informações importantes com isso.. mais com certeza vão apanhar muito com o carro novo.. e sem falar q de tradicional só o nome mesmo, q a equipe é nova na formula 1. Oportunidade boa está com a Sauber de conseguir essa vaga agora.. torço por isso.. acredito até mais neles do que na toyota.. ahushusiahuihsa.. se for a equipe q esteve na BMW.. eles sabem por onde pisão. Outras montadoras afim?? talvez 2011 simm.. as vendas de carros pelo menos aqui ja cairam denovo... ta dificil as coisas assim..
abraçosss
Pena para o Kobayashi.
E não é que o "Pacto da Concórdia não mete medo em ninguém", é que entre ficar até 2012 e gastar neste período sei lá, quase US$ 1 bilhão pra não ter resultado algum, e gastar de uma tacada só um valor alto, mas na casa dos milhões, para pagar a cláusula de rescisão do Pacto, o pessoal opta pela segunda opção. É um dinheiro gasto unicamente pra depois sair do orçamento. Simples assim.
Japão pisa no freio. Toyota segue passos da Honda e se retira da maior categoria do automobilismo.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com
Postar um comentário