quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

BMW quer KERS

O tão criticado KERS não está tão longe de ser adiado para 2010 como se pensa, na verdade depende apenas da concordância de uma única equipe. Que é justamente aquela que não admite se aliar às demais nessa discussão.
Para a FOTA atuar em cima de uma mudança, é necessário que todos os membros do grupo compartilhem as mesmas opiniões. É disso que reclama Stefano Domenicali: "Especificamos que tais resoluções devem ser unânimes. Mas às vezes você precisa chegar a um acordo também".
"Todas as equipes aceitam adiar o KERS, exceto a BMW. Se todos nós trabalhássemos juntos, o ambiente da F-1 seria tranquilo e não conturbado como está agora. Acredito que não é o momento certo para começar a utilizar KERS. Muito dinheiro tem sido jogado pela janela no desenvolvimento dele".
A BMW deve estar muito confiante com seu sistema a ponto de preferir usá-lo já em 2009. O dispositivo será o pivô da maior parte dos gastos na temporada, além de ser aplicado por meio de um push-to-pass, realidade muito distante do KERS dos carros de rua, que é um dos principais argumentos hipócritas de Mosley para o desenvolvimento dessa tecnologia.
Não, essa não é a melhor hora para implementar o sistema. Mas sem o apoio da BMW, os times terão de se conformar. Por mais que seja facultativo, ninguém vai optar por abrir mão da potência extra e dar passagem à concorrência.

5 comentários:

Anônimo disse...

Bom, o que eu ia dizer se resume à sua última frase: Nao é obrigado, mas ninguém vai deixar de tentar. Pra mim que todo mundo vai de Kers esse ano, sim...

Marcos Antonio disse...

é a BMw então vem forte com o KERS e podem até disutar o título esse ano.

Anônimo disse...

Deixa eu discordar de ti. O Max é um hipocrita? É. O Kers é desnecessario? Sim. Só que a Ferrari é igualmente hipocrita com este discursinho agora. Se era para cancelar ou postergar o Kers esta decisão tinha que ter sido tomada lá por Julho do ano passado. Ninguém vai seriamente economizar adiando agora, no máximo vai distribuir ao longo do ano uma pequena parcela do gasto que estaria concentrada no primeiro trimestre. E mesmo isto possivelmente é contrabalanceado pelo gasto extra dos departamentos de engenharia adaptando o chassis que já estão pensados para carregar o Kers. O compromisso financeiro desnecessario já foi feito. O que restou agora é gente que não fez o dever de casa usando "a crise" como desculpa. A BMW esta certissima. Torrou uma fortuna e muito tempo da sua equipe de engenharia (que por exemplo poderia ter sido gasto de maneira a dar ao Kubica uma chance ano passado) no projeto tem todo o direiro de colher o beneficio.

Felipe Maciel disse...

Filipe,
o argumento sobre os gastos foi muito bem colocado, mas uma coisa também é verdade: a Ferrari de fato está chiando desde o meado do ano passado. Talvez o problema tenha sido a demora para as outras equipes se posicionarem contra, porque o pessoal de Maranello é, de longe, quem mais reclamou publicamente do KERS.
Eles mantiveram a mesma opinião durante todo esse tempo. Por outro lado, chega a ser preocupante, porque sugere que a equipe esteja seriamente atrapalhada com o seu sistema. Isso só descobriremos mais à frente, porque o KERS faz parte da realidade da F-1, agora é tarde para voltar atrás.
A menos que a BMW concorde, claro, só que isso não vai acontecer.

Abraço a todos

Anônimo disse...

Eu concordo que a Ferrari esta reclamando faz tempo, meu incomodo é em tentar encaixar o que é sobretudo uma reclamação técnica sobre um argumento economico. Tenho a impressão que a Ferrari talvez pague este ano por uma questão de soberba, parece que acreditaram demais que poderiam adiar/cancelar o Kers e empurraram com a barriga ao longo de boa parte de dois anos seu projeto e agora estão meio desesperados. Acho que é bem significativo que a reclamação tenha vindo do Dominicalli e não do Montezolo (que é quem deveria responder pelas questões ligadas a FOTA), me pareceu resultado de uma frustração de quem sabe que o carro esta abaixo do que deveria estar. Sei não, mas 2009 pode ser um replay de 2005 para Ferrari.