Primeiro, o anúncio de que o ING demitiria sete mil funcionários pelo mundo e ainda reduziria em 40% os investimentos destinados à equipe Renault. Logo depois, o banco esclareceu que os 40% não se referiam nem à escuderia, nem à F-1.
Já a própria Renault comunicou que 100 trabalhadores deverão perder seus postos na sede inglesa da equipe, em Oxfordshire. O discurso do porta-voz foi de que "estamos em um processo de reestruturação, como uma consequência das mudanças nas regras da categoria. O plano contém, também, um corte de excessos".
O fato é que a crise mostra sua garras e aumenta o risco de uma bicampeã deixar a categoria.
O acordo com o ING é válido até o final do ano e, por enquanto, o patrocinador holandês mostra disposição para cumpri-lo até o fim: "Este é o último dos três anos de contrato que temos com a Renault. Vamos definir durante o verão o que fazer com o contrato após o ano vigente", afirmou o assessor da empresa.
Diante do quadro de dificuldades que se alastra no momento, é extremamente preocupante quando notícias desse tipo ganham destaque, já que todos não medem esforços para esconder seus desafios financeiros. Mas a situação vai se aproximando do insustentável.
A Renault é um time que, felizmente, sabe trabalhar com baixo orçamento. E terão de provar isso novamente neste decisivo ano de 2009. A repetição de um desempenho decepcionante dificilmente será tolerado pela caneta de Carlos Ghosn. Esta precisa ser uma temporada que forneça bons retornos ao cofres franceses, do contrário a Fórmula 1 corre sérios riscos de perder mais dois carros no grid de 2010.
9 comentários:
onde tudo isso irá parar não é mesmo.
Sem as empresas tabagistas, as empresas de TI e Bancos quebrando... onde a F1 vai buscar patrocínio?
A Mclaren e a RBR/STR possuem patrocinadores fora dessa área (Jonny Walker e Red Bull) e a Force India ainda pode sobreviver a fortuna do Mallya mas nao por mto tempo....
é o começo do fim?
A crise internacional obriga a medidas extremas. Vai ser dificil superar esta crise que é global.
Se a F1 fosse como aquela da epoca dos anos 80 e inicio dos 90, quando havia os garagistas, ela não sofreria tanto com essa crise pois os gastos não eram tão grandes.
Ninguém me tira da cabeça que o departamento de marketing destas empresas estão sendo precionadas pelos departamentos financeiros para que justifiquem o alto investimento que é feito em carros de F1.
Existe uma crise sim, ninguém é cego a ponto de negar, porém as grande montadoras estão usando isso como desculpa para pular fora revendo assim uma forma de marketing que se mostrou equivocada. Já que faz algum tempo que a Renault - equipe em questão -não apresenta resultados expressivos e como acerto em sua politica teve apenas a contratação do Alonso à seu favor.
E podemos esperar outras montadoras fazendo o mesmo, com ou sem razão.
Se os resultados não aparecerem para expor a marca de maneira que ela pareça vencedora. E nem é preciso que vença corridas, apenas que se mostre competitiva e em constante evolução a ponto de parecer que um dia vai ganhar, ou no caso da Renault, voltar a ganhar corridas.
Isso que o Ron disse é verdade...
E logo vai atingir o comércio... daí atinge meios de comunicação;.;;
é como uma peste,,,
Sinceramente, acho que enquanto o Alonso estiver na Renault a ING nao sai...Querendo ou nao, a contrataçao do espanhol ajudou e muito à ING, em termos de visibilidade. Pelo menos aqui na Espanha, sim.
Eles soltaram uma nota hj de que recortarao gastos dos GP's antes de diminuir os investimentos da equipe. Isso, só Deus sabe como funciona, mas, volto à minha 1º frase: Enquanto o Alonso estiver na Renault, ACHO, que o banco nao sai...
Parece um pouco hipócrita falar "ufa" após saber que o ING vai cortar alguns milhares de postos de trabalho... A F1 é um esporte relativamente hipócrita por este lado e teremos de admitir que, se mais cortes de equipes e patrocinadores vierem por aí, eles não serão injustificados.
Mais uma equipe saindo da F1? Aí o Bernie e o Max dão as mãos e vão para um asilo de vez!
Flavio Briatore já correu atras e conseguiu o patrocinio da HP para a Renault. O italiano não brinca em serviço.
Putz, já imaginou a Renault com as cores Azul e Branco ao invez das cores da Mac Donalds?
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